oi Introdução ao Campo da Educação e Saúde (ME e DO)

Pagina Inicial da UNIFESP

• Decrease font size
Início Matriz Curricular Ementas Introdução ao Campo da Educação e Saúde (ME e DO)

Introdução ao Campo da Educação e Saúde (ME e DO)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E SAÚDE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA

Disciplina Obrigatória:  Introdução ao Campo da Educação e Saúde (ME e DO)

Professores Responsáveis: Professora Amália Neide Covic; Professora Maria Inês Bacellar Monteiro; Professor José Leon Crochick

Dia da Semana: Segunda-feira

Horário:  on-line (14h às 16h) atividade síncrona por videchamada, e 01 horas de atividades assíncronas para leituras, pesquisas e outras elaborações.

Local (  ) Campus Guarulhos      (  ) Campus São Paulo        ( x ) Aulas virtuais

Data de início     08/03/2021                                                        Aulas semanais

Ementa:

Esta disciplina oferece os parâmetros teóricos para a pesquisa interdisciplinar em educação e saúde com ênfase específica sobre os temas infância e adolescência. Como a questão que inicialmente se apresenta é de elucidar a própria constituição do campo, a estratégia utilizada consiste em conduzir o pós-graduando a pensar esses temas, infância e adolescência, "dentro" do território analítico que se estrutura com o diálogo interdisciplinar entre educação e saúde. Assim, os principais temas abordados referem-se às políticas e práticas escolares, formação de professores, de profissionais da educação e de discentes; às práticas de inclusão social em territórios de vulnerabilidade social; às relações entre linguagem-cognição-emoção em processos de ensino; aos estudos multidisciplinares em contextos de educação e saúde e dispositivos de serviços de saúde, visando o fortalecimento das ações inclusivas escolares e na saúde.

Programa e Cronograma

08/03/2021 - Apresentação da disciplina

Março ( 15, 12, 29 de 2021); Abril (05 de 2021) - Educação, Linguagens e Processos Formativos

Leitura:

Adorno, T.W. (2004). Teoría de la pseudocultura. En:________ Escritos Sociológicos I, obra completa 8 (Agustín González Ruiz, trad.) Madri: Akal; p. 39-78

Adorno, T.W. (1995) A filosofia e os professores. In: ___________ Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra. P.51-74.

Abril ( 12, 19, 26 de 2021);  Maio (3 de 2021) - Inclusão Social e Vulnerabilidades

Leitura:

PADILHA, Anna Maria Lunardi; OLIVEIRA, Ivone Martins de. Inclusão escolar, diversidade e desigualdades sociais. Em: Anna Maria Lunardi Padilha; Ivone Martins de Oliveira (orgs.). Educação para todos: As muitas faces da inclusão escolar. Campinas, SP: Papirus, 2013, p. 17 - 58.

BARROCO, S.M.S. Inclusão na educação infantil ou do compromisso com a formação do humano nas crianças: considerações à luz da Psicologia Histórico-cultural e da Pedagogia Histórico-crítica. Maringá: UEM, 2015, texto não publicado.

GARCIA,  Rosalba Maria Cardoso. Educação especial na perspectiva inclusiva: determinantes econômicos e políticos. Comunicações, 2016, p. 7 - 25.

LAPLANE, Adriana Lia Friszman. Notas para uma análise dos discursos sobre inclusão escolar. Em: Góes, Maria Cecilia Rafael; Laplane, Adriana Lia Friszman (Org.). Políticas e Práticas da Educação Inclusiva. Campinas, SP: Autores Associados, 2004, p. 5 - 20.

DAINEZ, Débora; Smolka, Ana Luiza Bustamante. A função social da escola em discussão, sob a perspectiva da educação inclusiva Educ. Pesqui., São Paulo, v. 45, e187853, 2019.

Maio (10, 17, 24, 31 de 2021) - Desenvolvimento Humano e Saúde.

Leitura:

GADAMER, Hans-Georg. Sobre o carácter oculto da saúde. Em: ________ O carácter oculto da saúde. Rio de Janeiro: Vozes; p. 39-78.

SACKS, O. O homem que confundiu sua mulher com um chapéu. Em:  __________ São Paulo: Companhia das Letras, 1997; p. 23 - 37.

AGAMBEN, G. O que é um dispositivo? Em: _________________ O que é contemporâneo? e outros ensaios. Santa Catarina: Argos, 2009; 25 - 54.

AYRES, J. R. Norma e formação: horizontes filosóficos para as práticas de avaliação no contexto da promoção da saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 9(3):583-592, 2004.

HABERMAS, J. O futuro da Natureza Humana: a caminho de uma eugenia liberal? São Paulo: Martins Fontes, 2004; 23 - 63.

VILAÇA, M. M., MARQUES-DIAS, M. C. |Transumanismo e o futuro (pós-)humano. Physis Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 24 [ 2 ]: 341-362, 2014.

07/06/2021 - Avaliação da disciplina

Avaliação dos alunos: Entrega de trabalho individual sobre "O diálogo interdisciplinar entre educação e saúde nas pesquisas sobre os temas da infância e da adolescência" em 14/06/2021

Bibliografia

ADORNO, T.W. (1995) A filosofia e os professores. In: ___________ Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra. P.51-74.

ADORNO, T.W. (2004). Teoría de la pseudocultura. En:________ Escritos Sociológicos I, obra completa 8 (Agustín González Ruiz, trad.) Madri: Akal; p. 39-78

VILAÇA, M. M., MARQUES-DIAS, M. C. Transumanismo e o futuro (pós-)humano. Physis Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 24 [ 2 ]: 341-362, 2014.

abril/2009