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DOUTORADO CARACTERÍSTICAS GERAIS DO CURSO

Seleção: anual.

Mês de seleção: junho.
Vagas: definidas em cada processo seletivo.

Linha de Pesquisa:
Educação e Saúde na Infância e na Adolescência: problemas crônicos e perspectivas atuais

Objetivos
O Curso de Doutorado do PPG Educação e Saúde na Infância e na Adolescência tem entre seus objetivos a produção científica avançada de diagnósticos sobre problemas crônicos e perspectivas atuais no âmbito da educação e da saúde de crianças e adolescentes.
Produzir diagnósticos significa empreender esforços interdisciplinares para abordar questões que se tornaram estruturalmente problemáticas e que, por isso, têm se acumulado com o passar dos anos no âmbito do ensino escolar e não-escolar. 
Assim, descortinar perspectivas atuais de dificuldades comuns entre educação e saúde representa o esforço institucional de permanente atualização para que os doutores formados no PPG sejam também formuladores de estratégias de superação de problemas agudos para crianças e adolescentes.
O curso de doutorado também tem entre seus objetivos articular-se nacional e internacionalmente como plataforma para a estruturação permanente de projetos integrados de pesquisa. Isso favorece comparar experiências distintas e o enriquecer perspectivas locais com as dinâmicas desenvolvidas em outras regiões e em outros países.

 

Perfil do profissional a ser formado
O egresso do Programa tornar-se-á, antes de tudo, um pesquisador diferenciado pela formação e capacitação interdisciplinar que recebeu. Vislumbra-se um profissional iniciado solidamente na pesquisa acadêmica capaz de problematizar as próprias práticas de ensino e, especialmente, apropriar-se da condição de estudioso dos pontos de intersecção entre educação e saúde em benefício da infância e da adolescência. Pretende-se oferecer à sociedade um profissional atento aos debates nacionais e internacionais sobre ensino (escolar e não-escolar) infância e a adolescência e disposto a contribuir cientificamente com a melhoria dos padrões de atendimento hoje presentes no âmbito da educação e da saúde. O profissional titulado neste Programa estará apto a produzir conhecimento sobre o tema tendo por ponto de partida e plataforma de ação a busca por referências em múltiplos e interligados campos de conhecimento que têm acumulado conhecimento sobre a infância e a adolescência.

 

Dados de integralização:
Créditos totais = 50
Em disciplinas e seminários = 30
Tese = 20

Disciplinas e Seminários:
a) Tópicos especiais em saúde
b) Tópicos especiais em educação
c) Pesquisa em educação e saúde
d) Seminário de pesquisa avançada
e) Estudos avançados I e II

Docentes:

• Brasilia Maria Chiari
• Clara Regina Brandão de Ávila
• Cláudia Barcelos de Moura Abreu
• José Roberto da Silva Brêtas
• Liliane Desguado Pereira

* Maria Celia Leme

* Marcia Cristina Romero

• Maria Sylvia de Souza Vitalle
• Marisa Frasson de Azevedo
Marcos Cezar de Freitas
• Mauro Muszkat

* Regina C. Ellero Gualtieri

* Rosário S. Genta Lugli

* Sueli Fidalgo
• Wagner Rodrigues Valente

Última atualização em Ter, 20 de Outubro de 2015 11:55  

abril/2009