Desenvolve pesquisas sobre as implicações da cultura impressa no processo de escolarização da criança e do adolescente. Abarca pesquisas que compreendem os contextos de produção, circulação e apropriação dos artefatos textuais como campo de pesquisa interdisciplinar. Desse modo, mobilizando ferramentas teóricas e metodológicas da história cultural, sociologia, literatura, psicologia, pedagogia e outros saberes que compõem a cultura impressa, propõe investigar as especificidades desde corpus documental considerando, sobretudo, suas intersecções com a temática da educação para a cidadania e direitos humanos. Deste entrecruzamento sobressai o entendimento do direito à leitura como elemento constitutivo do processo de humanização das crianças e dos adolescentes, sendo os impressos artefatos produtores de empatias imaginadas, mediadores entre o mundo social e os processos de escoalrização. Assim, o projeto investiga a função exercida por testemunhos, autobiografias, romances, textos epistolares na construção de sociabilidades, na educação dos sentidos e na produção de identidades (sociais, étnico-raciais, nacionais, políticas, dentre outras) relacionados aos processos de escolarização. Destas premissas sobressaem orientações concentradas em duas linhas principais: 1) Temas relacionados ao antes e depois da Lei 10.639/03 que trata da inclusão da história e cultura da África e dos afro-brasileiros no currículo escolar. 2) Questões relacionadas à violação dos direitos humanos praticadas por ditaduras no século XX em suas interfaces com o processo de ensino e aprendizagem.
< Anterior | Próximo > |
---|