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Ata da CEPG de abril 2020 (realizada em 27/3 em função da quarentena)

ATA da reunião da CEPG do dia 27 de março de 2020
Local: Zoom
Horário: 09h30 às 11.30h
Docentes Presentes: Profa. Sueli Fidalgo (Coordenadora), Profa Amália Covic, Prof. José Crochik, Profa Maria Ap. Menezes, Profa Luciane Bertini, Profa Claudia Regina Vieira , Prof. Thiago Gusmão, Profa Claudia Berlim, Profa Fernanda Cruz, Profa Maria Inês Monteiro, Profa Rosa Weiler, Profa. Sueli Rizzutti
Membros da CEPG que Justificaram ausência: Profa Claudia Vóvio, Profa. Marcia Romero e TAE Rute Dourado

Informes
A) Sucupira: finalização e submissão, unificação de códigos de programas, dificuldades (corte de bolsas)

A coordenação informou que o PPG finalizou o preenchimento do relatório Sucupira na primeira semana de março, enviando-o à Pró-reitoria de Pós-Graduação. No dia 26 de março, recebeu mensagem da Pró-reitoria dizendo que devolveriam o relatório com comentários no dia 3 de abril e que a coordenação teria até o dia 23 de abril para realizar os ajustes e submeter. O prazo CAPES foi estendido de 4 para 23 de abril.
A coordenação informou que solicitaria aos colegas, professores do PPG, ajuda em relação a itens que não ficaram bem elaborados no texto do relatório. Por exemplo, a parte de internacionalização precisa ser revisada e melhorada.
Lembrou que a CAPES havia sugerido que os códigos de Mestrado e Doutorado fossem unificados e que, ao solicitarmos que essa unificação fosse realizada pela CAPES, houve um problema no sistema que cancelou todas as bolsas de doutorado, pela compreensão de que não tínhamos mais esse grau no PPG. Informou que esse problema foi solucionado nos últimos dois dias e os bolsistas de doutorado foram recadastrados no sistema. A CAPES informa que todos receberão os valores retroativos a março no próximo pagamento.
A coordenação ressaltou que, na última listagem de Programas que veio da CAPES, com o número de bolsas que cada Programa recebeu ou perdeu, o PPG ES aparece apenas com o Mestrado e com perda de 8% das bolsas. Verificamos com a a Pró-reitoria se essa listagem será atualizada com informações de nosso doutorado e recebemos resposta de que essa informação será atualizada em breve.

B) Aula Inaugural: organização

A aula inaugural foi realizada pelas Profas. Sueli Fidalgo e Cláudia Vóvio - pela linha 1 - Maria Inês B. Monteiro - pela linha 2 - e Amália N. Covic, pela linha 3. As professoras, assim como o Prof. Leon, presente no evento, disseram que, embora o número de alunos e colegas tenha sido pequeno, foi um momento importante, por alguns motivos: (1) do ponto de vista de quem compôs a mesa, foi um trabalho que nos permitiu maior compreensão sobre o que os colegas estão pesquisando, visto que apresentamos essas informações; (2) do ponto de vista de quem assistiu, foi uma oportunidade de conhecer melhor o PPG, inclusive historicamente e (3) os alunos puderam conhecer as novas linhas de pesquisa - que seriam apresentadas no Seminário de Reestruturação do PPG, que acabou sendo cancelado. Então, a aula inaugural foi a oportunidade de fazer essa apresentação.

C) Seminário de Reestruturação do Programa: Cancelamento

O Prof. Leon informou que, em função da pandemia de Covid 19, o seminário, que seria realizado nos dias 02 e 03 de abril, foi cancelado, a professora convidada foi informada e, como ainda não havia comprado a passagem, não houve nenhum problema do ponto de vista financeiro. A Profa. Sueli Fidalgo informou aos colegas e alunos do PPG. Aguardamos nova data para remarcarmos o Seminário.

D) Recepção de Alunos- Câmara de Pós-Graduação:
A Câmara informou que esse evento foi cancelado em função da pandemia.

E) Comissão eleitoral - eleição de representante discente.
A coordenação informou que o representante discente que estava atuando até o ano passado, Bruno Pinheiro, havia aceitado participar como membro da comissão eleitoral. No entanto, informou que a eleição não havia sido realizada em função da suspensão de encontros presenciais e, incluindo o ponto como parte da Ordem do dia, adiantou a sugestão da Profa. Marcia Romero para realizarmos a eleição: Solicitarmos que os alunos realizem uma pré-seleção via email, indicando um nome para representação discente e, em seguida, a Comissão eleitoral poderá realizar a eleição pelas ferramentas virtuais. O ponto foi aprovado por unanimidade.

F) Prêmio EFLCH de teses e dissertações:
A coordenação informou que foram formadas duas bancas, com professores do PPG e externos à Unifesp, assim como um aluno de Mestrado (para as dissertações) e de Doutorado (para as teses). Cada membro da banca recebeu um convite com alguns critérios e a orientação de fazer um parecer, com as notas que daria de 1 a 5 para cada trabalho avaliado. Com esses pareceres, que têm prazo até hoje para serem entregues, a coordenação enviará para a Câmara de Pós-Graduação os trabalhos que receberem maior nota.

Ordem do dia
Todos os documentos foram previamente encaminhados a todos os docentes (incluindo os que não são membros da CEPG) para leitura.

1) Aprovação da ata de março de 2020
A ata foi aprovada por ampla maioria, com duas abstenções.
2) Os itens 2 e 3 da Ordem do Dia - Aplicação de prova de proficiência; Aplicação de prova escrita - foram substituídos pelo item: Processo Seletivo para Mestrado 1/2020:
A coordenação lembrou que a data para finalização das inscrições para o Mestrado é hoje, dia 27/3, e informou que tínhamos, até o horário da reunião, apenas 11 inscritos. Lembrou também que, de acordo com nosso calendário, as fases de proficiência e prova de conteúdo já seriam realizadas em maio. A CEPG discutiu e, com apenas 2 (dois) votos contrários, aprovou a seguinte proposta: (1) encerrar as inscrições hoje, conforme calendário, (2) avaliar e homologar as inscrições, (3) avisar aos inscritos (A) quais foram deferidas; (B) que o processo terá continuidade no semestre que vem, após o término da situação vivida agora visto que não há como prever quando poderemos fazer reuniões em uma sala de aula para podermos realizar as provas. (4) No segundo semestre, abrir novas inscrições conforme previsto no calendário e fazer um processo único de avaliação, para que todos iniciem seus cursos no início de 2021.

3) Aprovação de formulários/solicitações de qualificação:
Foram deferidos os formulários de solicitação de qualificação de:
A. Jefferson dos Santos Ferreira - Doutorado - Orientador: Prof. Dr. Wagner R. Valente;
B. Hugo Ramón Barbosa Oddone - Doutorado - Orientadora: Profa. Dra. Amália N. Covic;
C. Fátima Modesto Oliveira - Doutorado - Orientadora: Profa. Dra. Rosário S. G. Lugli.
A Profa. Sueli Rizzutti informou que encaminhou para a secretaria 4 formulários para qualificação. Como estes não foram recebidos pela coordenação para esta reunião, serão aprovados ad referendum, para que se realize a qualificação, e homologados na próxima CEPG.
4) Homologação - atas de exames de qualificação
Foram homologadas as atas de exames de qualificação de:
A. Karina dos Santos Pavarin - Mestrado - Orientadora: Profa. Dra. Luciane de F. Bertini
B. Antonio Robert C. Conceiçao - Mestrado - Orientadora: Profa. Dra. Rosilda dos Santos Morais
C. O parecer de um dos membros da banca de Karina dos Santos Pavarin - Mestrado - Orientadora: Profa. Dra. Luciane de F. Bertini
D. O parecer de um dos membros da banca de Robert C. Conceição - Mestrado - Orientadora: Profa. Dra. Rosilda dos Santos Morais.
E. O parecer referente à banca de Márcia Aparecida de Lima Simanovicius - Mestrado - Orientadora: Profa. Dra. Denise de Michelli - Parecer pela Profa. Dra. Julia Ferreira Bernardo.

5) Solicitações de cancelamento de matrícula

Foram recebidas duas solicitações de cancelamento de matrícula:
A. Fábio Aurélio de Moraes - Mestrado - Orientadora: Profa. Dra. Denise de Michelli.
B. Daniela Nassim Camargo da Fonseca - Mestrado - sem ciência do/a orientador/a.
A CEPG deferiu o pedido de Fábio A. de Moraes e solicitou que o pedido de Daniela, enviado via celular, em mensagem de email, seja devolvido à aluna, com cópia para o/a orientador/a com a solicitação de que o pedido venha em formulário próprio, endereçado à Pró-reitora de Pós-Graduação, com assinatura da aluna e do/a orientador/a para ser encaminhado. Só assim poderá ser deferido o pedido.

6. Solicitação de trancamento de matrícula:

A CEPG recebeu uma solicitação de trancamento de matrícula do aluno de doutorado Marcelo R. Vasconcellos - atualmente, aluno da Profa. Dra. Rosário Lugli, após mudança de orientação realizada recentemente.
As profas. Sueli Fidalgo e a Amália Covic informaram que o aluno está passando por problemas pessoais, tanto no campo emocional, quanto em relação à saúde mental e física e que está bastante confuso sobre o curso, as disciplinas cursadas, o projeto entre outros. A profa. Sueli relatou que conversou com o aluno algumas vezes para explicar que ele precisaria cursar as disciplinas obrigatórias do doutorado - que estão sendo oferecidas neste semestre e que, portanto, não seriam oferecidas novamente no semestre que vem. Explicou ainda que, sem ter concluído todos créditos de disciplinas, não poderia qualificar e que, pelo regulamento, ele teria que qualificar no início de 2021, não sendo permitida prorrogação antes da qualificação. De acordo com os Regulamento do PPG e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, o aluno tem direito a pedir o trancamento, pois ainda não cumpriu ¾ do tempo de seu doutorado. No entanto, se trancar agora, não cumprirá os créditos em disciplinas e terá que ser desligado do PPG. A CEPG sugeriu que todas essas informações sejam enviadas pela coordenação, por escrito, ao aluno, com cópia para a orientadora, explicando que, embora regimentalmente, não possamos negar o trancamento, este implicará em prejuízo para o aluno.

7. Solicitação de dispensa de PAD

O aluno de doutorado Relicler Pardim Gouveia solicita dispensa do estágio de PAD visto que, de acordo com documentação comprobatória anexada por ele, o doutorando atua na Universidade Federal de Goiás, Campus Jataí. O aluno relata que cumpriu os créditos em disciplina - Docência no Ensino Superior - e necessita apenas da dispensa do estágio. A solicitação foi aprovada, com a sugestão da Profa. Fernanda M. Cruz de que o aluno contate a Comissão do PAD para saber se necessita entregar alguma documentação para que o cumprimento/a dispensa do estágio seja registrado/a.

8. Interrupção de aulas presenciais - ações

A coordenação reforça as informações já enviadas por email e no site da Universidade referentes à suspensão por tempo indeterminado das atividades didáticas presenciais.
Os membros da CEPG e outros professores que atenderam ao convite para participação na reunião discutiram formas de registrar avaliação e presença, sendo consenso que cada professor determinará o que lhe parece o meio mais correto para esses registros - solicitando trabalhos, roteiros de leitura, presença efetiva nas reuniões via aplicativos, etc.
O Prof. Leon sugeriu que a coordenação solicitasse aos professores que, em um prazo determinado, enviassem por email as suas estratégias para registro das aulas virtuais, avaliações e averiguação de presença visto que isso poderá ser necessário posteriormente. A Profa. Fernanda sugere que cada professor solicite da turma uma confirmação de que todos têm acesso à internet com suporte suficiente para acompanhar as aulas à distância. A professora lembra que algum aluno poderá, posteriormente, alegar que não tinha como acompanhar as aulas e por isso, não cumpriu os créditos. Ambas as sugestões foram aprovadas pela CEPG em caráter excepcional.

9. Bancas de qualificação e defesa

Com base na orientação da Pró-reitoria de Pós-Graduação de que as bancas de defesa e qualificação presenciais sejam suspensas, a CEPG discutiu as possibilidades que teríamos para realização dos exames, chegando à seguinte conclusão: Em nosso PPG, é possível realizar bancas de qualificação presenciais ou à distância - podendo esta última ser via videoconferência ou parecer. Manteremos as modalidades à distância. Quanto às defesas, elas serão realizadas apenas via videoconferência.
Quando as bancas de qualificação forem realizadas por parecer, os membros assinarão por meio digital (ou digitalizarão o parecer com a assinatura) e enviarão para o/a presidente da banca, que anexará esse documento à ata, assinada por ele/a, encaminhando tudo à Secretaria que encaminhará, via SEI à Câmara e Pró-Reitoria de Pós, como já ocorre hoje. Para as bancas de qualificação realizadas via videoconferências e para as bancas de defesa (que só poderão ser via videoconferência), o/a presidente da banca enviará uma cópia da ata para cada membro da banca, que assinará o documento e enviará digitalizado de volta para o/a presidente. Este/a encaminhará tudo á Secretaria (serão 3 cópias da ata, cada uma assinada por um membro da banca, incluindo o/a presidente). A Secretaria encaminhará via SEI às instâncias devidas.

10. Outros assuntos:
A Profa Amália pergunta como proceder com pareceres de (re)credenciamento. A CEPG sugere que a coordenação peça aos professores que enviem toda a documentação digitalizada e aos que estão fazendo os pareceres que digitalizem os documentos a serem enviados à coordenação para que o fluxo não seja interrompido.

A Profa. Cláudia Berlim pergunta se o prazo para qualificação e defesa será prorrogado por 60 dias, da mesma forma que os prazos de bolsas. Lembra que muitos alunos realizam suas pesquisas de campo em escolas e que estas estão fechadas no momento. A CEPG sugere que a coordenação envie um ofício à Pró-reitoria sugerindo essa mudança e solicitando homologação da mesma.

Sem mais, a reunião foi finalizada às 11.30h.

Sueli S. Fidalgo
Coordenadora
PPG Educação e Saúde na Infância e na Adolescência
EFLCH - Unifesp

 

abril/2009