oi Ata CEPG - setembro 2019
 

Pagina Inicial da UNIFESP

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Início Atas da CEPG Ata CEPG - setembro 2019

Ata CEPG - setembro 2019

ATA da reunião da CEPG do dia 09 de setembro de 2019


 

Local: Rua Pedro de Toledo, 781, sala Nader Wafae

Horário: 10h  às 12h

Docentes Presentes: Profa. Cláudia Vóvio (Coordenadora), Profa Maria de Fátima Carvalho (vice-coordenadora),  Profa Luciane Bertini,   Profa Maria Ap. Menezes, Profa Maria Célia Leme, Prof. Daniel Revah, Profa Sueli Fidalgo, Profa Simone Freire, Profa Maria Inês Monteiro,  Prof. José Crochik, Profa Thais Barbosa.

 

Justificaram ausência: Prof. Wagner Valente, Profa Claudia Berlim, Profa Sonia Palma, Prof. Thiago Carsodo, Prof. Umberto Andrade Pinto

----------------------------------------------------------------

A) Informes

  • Redistribuição da Verba Proap

A solicitação de remanejamento da verba Proap foi feita à Pró-reitoria,  de maneira que o Programa pudesse atender todas as demandas encaminhadas. O PPGES está apenas aguardando a confirmação do remanejamento para dar andamento nos pedidos. Os critérios para concessão foram estabelecidos na reunião de julho.

  • Edital para eleição da nova coordenação

O  edital para eleição da nova coordenação foi elaborado pela Profa Claudia Berlim e do Prof. Daniel Revah.  A Profa Claudia Vóvio informou que será necessário alterar as datas estabelecidas, pois até a reunião da CEPG de outubro a eleição deve ser finalizada e homologada. A Profa Sueli Fidalgo informou que poderá se candidatar a  vice-coordenação do programa.  Houve uma ampla discussão sobre necessidade de o novo coordenador apresentar projetos para o momento delicado vivido no PPGES.

  • Renovação e nova política de bolsas CAPES

A Profa Claudia informou que recebeu o ofício circular informando sobre contingenciamento orçamentário da CAPES e a decisão da suspensão de cadastramento de novos bolsistas. Com essa medida, não foi possível renovar 03 bolsas do ME e atribuir uma bolsa PNPD que estavam disponíveis no PPGES. As bolsas que forem finalizadas no decorrer do ano não poderão ser atribuídas a novos alunos.

  • Future-se e a situação do Campus Guarulhos

Foi informado que o posicionamento do CONSU é de negação ao projeto Future-se. Ao ponto de vista da UNIFESP, a implementação do projeto é inviável. Foi informado que a Profa Magali, Diretoria Acadêmica do campus Guarulhos, realizou uma reunião com os docentes e técnicos para explicar a situação do campus após contingenciamento da verba. O campus conseguirá manter os serviços essenciais, e contratos com terceirizados, até setembro. Foi necessário fazer reorganização  e cortes de algumas demandas, mas o essencial está mantido. A partir de setembro o campus será mais prejudicado com o contingenciamento. Em Guarulhos há reuniões mensais com os alunos para falar sobre o contingenciamento e sobre o Future-se.

B) Pauta

  • Seminário de Meio Termo Capes

A Profa Maria de Fátima participou do seminário da Capes em Brasília. O seminário foi realizado no intuito de colocar os coordenadores para discutir os novos planos de avaliação da CAPES.  A organização dos Programas deve ser feita de maneira a considerar 03 itens: o próprio programa e linhas de pesquisa; a formação dos alunos; e o impacto do programa na sociedade. Informou que a avaliação da CAPES será qualitativa e não quantitativa, os parâmetros quantitativos não serão desconsiderados, mas querem mais parâmetros. Os coordenadores receberam o material de avaliação da área para discussão do conteúdo. As indicações foram levadas para plenária, estão aguardando retorno do que foi aprovado. O material será encaminhado aos docentes do PPGES para uma discussão posterior. Alem disso, informou que receberam uma tabela com reorganização dos qualis. Essa tabela é provisória e ainda não é oficial.

  • Credenciamento de novos professores no quadro de docentes permanentes

A Câmara de Pós-Graduação informou que o procedimento seguido pela antiga coordenação para ingresso do professor colaborador estava incorreto. A solicitação de credenciamento do colaborador deve seguir o mesmo procedimento de credenciamento no quadro permanente, assim será possível que os colaboradores orientem alunos do PPGES. Os professores também terão opção de ingressar no quadro permanente do PPGES. A Câmara orientou que os processos sejam retomados a fim de regularizar a situação. Os colaboradores deverão apresentar a documentação impressa para credenciamento na Secretaria de Pós-Graduação. A documentação será analisada pelos avaliadores para credenciamento no quadro permanente. Após a regularização poderá ser redistribuída as orientações dos alunos.

  • Seminário do Programa

A Profa Claudia Vóvio sugeriu que o seminário seja feito para discutir a avaliação do Programa feita na última visita dos avaliadores da CAPES e os novos critérios de avaliação. Sugeriu que o evento seja organizado pelos professores visitantes:  Maria Inês e José Leon. Pretende-se discutir as diretrizes dos projetos e publicações, por exemplo, publicação de aluno com docente. Os professores sugeriram nome de alguns convidados para compor as mesas dos seminários. Além disso, os professores do PPGES também vão compor as mesas com os convidados.

Para organização do evento montaram a comissão composta pelos professores Maria Inês Monteiro, José Leon Crochik, Thiago Cardoso, Umberto de Andrade Pinto e Claudia Vóvio (suplente) . A Profa Claudia Vóvio vai verificar disponibilidade de agenda e local para o evento.

  • Processo seletivo DO

A Profa Maria de Fátima  e Sueli Fidalgo farão parte da comissão para elaboração do processo seletivo.

  • Finalização do mandato pro-tempore

A Profa Claudia Vóvio e Profa Maria de Fátima pretendiam permanecer na coordenação até 30/09. Entretanto, permanecerão até  a CEPG de outubro, quando a nova coordenação assumirá.  Até a finalização do mandato pretendem dar andamento nas solicitações da verba PROAP e nas demandas recebidas pelo PPGES.

  • Homologações

  • Foi homologada a solicitação da aluna Candice de Lima de convalidação da disciplina   A psicanálise o discurso pedagógico e a contemporaneidade, cursada na USP no 1º semestre de 2019. A disciplina será convalidada com 05 créditos.
  • Foi homologada a solicitação da aluna Natalie Torini de convalidação da disciplina   Formação Inicial e continuada de profissionais de ensino das áreas de educação e saúde, cursada no PPGES, na condição de aluno especial,  no 2º semestre de 2017. A disciplina será convalidada com 05 créditos;
  • Foi homologada a solicitação da aluna Mariana Teixeira de convalidação da disciplina   História e teorias dos estudos culturais, cursada na USP no 1º de 2019. A disciplina será convalidada com 05 créditos;
  • Foi homologada a solicitação do aluno Leonam Francisconi de convalidação da disciplina   Concepções de linguagem e ensino, cursada na USP no 1º de 2019. A disciplina será convalidada com 05 créditos;
  • Foi homologada a solicitação de dispensa do PAD da pós-graduanda Renata Kassis, em decorrência a experiência no ensino superior;
  • Foi homologada a solicitação de dispensa do PAD da pós-graduanda Lucilia Lopes, em decorrência a experiência no ensino superior;

  • Foi homologada a solicitação de defesa de DO, da aluna Julia Bernardo. Defesa será realizada no dia 16/10/2019, banca composta por: Profa Dra. Denise de Micheli, Prof. Dr. José Brêtas, Prof. Dr. Raul Martins, Profa. Dra. Ana Luiza Viana, Profa. Dra. Luciana Surjus, Profa. Dra. Eroy da Silva (Suplente), Profa Liana Romera (suplente);
  • Foi homologada a qualificação de DO do aluno Ivo Alves;
  • Foi homologada a qualificação de ME da aluna Rosemeire de Oliveira;
  • Foi homologada a qualificação de DO da aluna Maly de Freitas;
  • Foi homologada a qualificação de DO da aluna Maria Angélica da Silva;
  • Foi homologada a qualificação de DO do aluno Reinaldo de Carvalho;
  • Foi homologada a qualificação de DO do aluno Bruno Pinheiro;
  • Foi homologada a defesa de DO do aluno Rafael Neto;
  • Foi homologada a defesa de DO do aluno Gabriel da Conceição;
  • Foi homologada a defesa de ME da aluna Alessandra Borges;
  • Foi homologada a defesa de ME da aluna Daniela Coelho;
  • Foi homologada a defesa de ME da aluna Caroline das Neves.
  • Foi homologada a solicitação de credenciamento no quando permanente do Professor José Leons Crochick;
  • Foi homologada a solicitação de transferência de nível ao doutorado do aluno Thomas Chequetto, feita pela Profa Amália Covic .

A solicitação de qualificação da aluna Márcia Simanovicius não foi homologa em decorrência a ausência do parecer do CEP.  De acordo com o ofício 026/2019, encaminhado pela PROPGPq- UNIFESP -todos os projetos de pesquisa devem ser submetidos ao CEP, inclusive os projetos que não envolvem seres humanos.

Sem mais, a reunião foi finalizada às 12h

Rute Dourado

Assistente em Administração

PPG Educação e Saúde na Infância e na Adolescência

EFLCH - Unifesp


 

abril/2009