oi Ata CEPG - Junho 2019
 

Pagina Inicial da UNIFESP

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Início Atas da CEPG Ata CEPG - Junho 2019

Ata CEPG - Junho 2019

ATA da reunião da CEPG do dia 10 de junho de 2019

Local: Edifício de Anfiteatros : Sala Sylvio Jorge Borges - Rua Botucatu, 862 - Vila Clementino

Horário: 9h30  às 12h

Docentes Presentes: Profa. Denise De Micheli,  Profa. Maria Sylvia S. Vitalle,   Profa. Amália Covic,  Prof. Umberto, Profa Maria de Fátima, Profa Rosario Lugli, Profa Luciane Bertini, Profa Rosa Weiler, Profa Maria Ap. Menezes, Profa Thais Barbosa . As Profas Claudia Vóvio, Márcia Romero e Magali Silvestre justificaram ausência.

----------------------------------------------------------------

Informes

Informes Gerais da PRPGPQ - Na reunião da PRPGPQ foi informado que a Unifesp perdeu 11 bolsas. PPG com nota 3 e 4 terão corte adicional de 30%. Para evitar cortes, as bolsas devem ser distribuídas imediatamente após a defesa.

A Pró-reitoria exige maior transparência no processo seletivo, incluindo período para revisão de prova. Na reunião da PRPGPQ foi sugerido processo seletivo contínuo, principalmente por causa das bolsas.

Foi informado que o Turnitin será implantado em agosto/2019. Os docentes devem pegar senha com bibliotecário do campus.

Muitos docentes ainda não fizeram cadastro no ORCID, muitos possuem cadastro, mas não inseriram as produções. Os professores devem fazer a importação da produção para o ORCID. A Profa Denise e a Profa Luciane informaram que é possível importar para o ORCID produções que estão no Google scholar.

Evento PPGES: A Professora Denise apresentou um dossiê sobre a organização do evento, que teve início em 2018. Na CEPG de fevereiro 2019 ficou decidido que o evento seria organizado pelos alunos do PPGES. Bruno, representante discente, ficou responsável por encaminhar um e-mail aos discentes para verificar quem teria interesse em contribuir na organização. A Profa. Denise foi informada pelo Bruno que a maioria dos alunos não manifestou interesse na organização.

Os docentes presentes sugeriram o envio de um novo e-mail convocando os alunos a participarem da Comissão de organização, principalmente alunos bolsistas. Na CEPG de agosto o assunto será retomado com o representante discente.

Concurso tese Capes/2018: 03 alunos do PPGES foram inscritos. Entretanto, nenhum professor se dispôs a avaliar as teses. Por esse motivo, não houve participação do PPGES no concurso.

Resultado do processo seletivo de bolsa: A Profa Denise explicou que durante o processo seletivo de bolsa  recebeu a informação que a CAPES recolheria bolsas que estavam ociosas no mês de abril. A bolsa do PPGES foi recolhida, mas a comissão de bolsas deu continuidade no processo a fim de deixar uma lista pronta no caso de a bolsa retornar ao PPGES. Após solicitação de cancelamento de bolsa de uma aluna do programa, foi possível atribuir a bolsa ao primeiro colocado na seleção.

Visita consultores da CAPES: A  Profa Denise apresentou o relatório, que já havia sido encaminhado por e-mail aos docentes,  elaborado pelos consultores da CAPES.  No relatório destacou alguns pontos que devem ser trabalhados no programa. Foi apontado que há baixa produção com discentes. No item 7 do relatório os consultores fizeram algumas recomendações que devem ser analisadas pelo programa.

Aprovação professores colaboradores: Simone Freire, Rosa Weiler, Maria Ap. Menezes, Thais Barbosa, Sonia Motta Palma e Lucio G. Oliveira são os novos professores colaboradores do programa.  Os professores se apresentaram e falaram um pouco de sua área de pesquisa. A profa Sonia e o prof. Lucio não puderam participar da reunião.

A Profa Rosario solicitou que seu vínculo com o programa de professora permanente fosse alterado para professor colaborador.

CAPES-PRINT: Foi informado que há um novo coordenador. O término do Capes Print  será em 2023. Não houve corte de verba e bolsa, somente prorrogação de prazo.

----------------------------------------------------------------

Pauta

- Quadro de disciplinas 2º semestre: A Profa Amália recebeu as ementas e indicação de disciplinas dos docentes e  montará o quadro.

- Recurso Proap 2019: A Profa Denise apresentou distribuição da verba nas rubricas:  Auxílio Financeiro para alunos (nacional): R$7.500,00 ; Auxílio Financeiro para alunos (internacional): R$10.000,00; Auxílio Financeiro para docentes e colaboradores (Nacional) R$ 4.218,00; Auxílio Financeiro para docentes e colaboradores (internacional) R$ 17.000,00; Passagem (nacional) R$ 10.000,00

Os critérios para concessão deverão ser discutidos pela nova coordenação do PPGES.

Prestação de contas recurso Proap/2018: A Profa Denise apresentou um e-mail encaminhado pela Câmara de pós-graduação  em março de 2018 sobre o recurso Proap. No e-mail é informado que era preferível que bancas fossem realizadas por videoconferência. Explicou que os critérios para concessão da verba foram discutidos na CEPG de março de 2018, inclusive que a concessão de auxílio financeiro para participantes de banca só ocorreria se também participassem de curso ou palestras. Explicou que os critérios não foram estabelecidos por ela, mas discutidos com os professores que estavam na reunião, levando em consideração a recomendação que foi encaminhada pela Câmara. A Profa Rosário solicitou que os critérios para concessão da verba Proap estabelecidos em 2018 fossem encaminhados por e-mail aos docentes.

A Profa Denise explicou que o Prof. Wagner havia solicitado ao PPGES uma carta para justificar a ausência de recurso para professores que utilizaram recursos próprios para participarem de uma banca de doutorado. A Secretária do PPGES  entrou com contato com a coordenação solicitando autorização para emitir o documento e  informou que seria apenas uma formalidade a fim de que não ocorresse nenhum desconforto com os membros da banca. Por esse motivo a coordenação autorizou a emissão do documento, mas explicou que  apenas a participação em banca não atenderia ao critério de concessão ao auxílio.

Apresentou a planilha com os valores gastos em 2018, a mesma foi encaminhada por e-mail aos docentes.  Na planilha consta a relação de alunos, docentes e convidados que receberam auxílio financeiro e passagens e os valores.  Explicou que a verba foi utilizada para  participação em eventos, pois  fortaleceria o PPGES na plataforma  Sucupira.

Apresentou o dossiê da solicitação de compra de passagens dos alunos Bruno e Angélica para os  EUA, o dossiê foi encaminhado por e-mail aos docentes do programa. Explicou que ocorreram vários problemas internos na Unifesp. Em decorrência desses problemas a compra da passagem ocorreu um dia antes da viagem, por esse motivo o valor pago foi alto.  Além disso, informou que na época solicitou à Pró-reitoria que o valor fosse ressarcido ao PPGES.

Homologações e Convalidações

  • Foi homologada a solicitação de troca de orientação do aluno Antônio Robert Chagas Conceição, será orientado pela Profa. Dra. Rosilda dos Santos Morais;
  • Foi homologada a solicitação de defesa de DO, do aluno Gabriel L. da Conceição. Defesa será realizada 12/08/2019, banca composta por: Profa Dra Maria Célia Leme, Prof Dr Wagner Valente, Prof Dr José G. Gondra, Prof. Dr. Carlos Ribeiro, Profa. Dra. Lucia Villela,   Profa Dra Maria Cristina Oliveira (Suplente), Prof. Dr. David Antonio da Costa (suplente);
  • Foi homologada a solicitação de defesa de DO, da aluna Elizabeth Rocha. Defesa será realizada 20/09/2019, banca composta por: Profa Dra Márcia Romero Lopes, Profa. Dra. Marília Onofre, Prof. Dr. Emerson De Pietri, Profa. Dra. Maria Auxiliadora Lima, Profa Dra Claudia Vóvio, Prof. Dr. Valdir Flores (Suplente), Profa. Dra. Elisa Stumpf (suplente);
  • Foi homologada a solicitação de defesa de ME, da aluna Maytê Aché Saad. Defesa será realizada em 30/09/2019, banca composta por: Profa Dra Claudia Vóvio, Profa. Dra. Ana Lucia Souza, Prof. Dr. Emerson De Pietri, Profa. Dra.  Rosângela Hilário (Suplente) ;
  • Foi homologada a solicitação de defesa de ME, da aluna Valéria da Silva Bezerra. Defesa será realizada em 25/09/2019, banca composta por: Profa Dra Sueli Fidalgo, Profa. Dra. Lucineide M. Pinheiro, Profa. Dra. Maria Otilia Ninin, Profa. Dra. Fernanda Cruz(Suplente) ;
  • Foi homologada a solicitação de qualificação de ME, da aluna Tatiane de Lima Silveira. Qualificação será realizada em 19/06/2019, banca composta por: Prof. Dr. Daniel Revah, Profa. Dra. Maria Cecilia de Moura, Prof. Dr. César Augusto de Assis Silva, Profa. Dra.  Marian Ávila Dias (Suplente);
  • Foi homologada a solicitação de qualificação de ME, da aluna Rosemeire Rodrigues de Oliveira. Qualificação será realizada em 21/08/2019, banca composta por: Profa. Dra. Maria de Fátima Carvalho, Profa. Dra. Sueli Fidalgo, Profa. Dra. Lucineide Pinheiro, Profa. Dra.  Ana Paula de Freitas (Suplente);
  • Foi homologada a solicitação de qualificação de DO, do aluno Ivo Dias Alves. Qualificação será realizada em 06/08/2019, banca composta por: Profa. Dra. Amália Covic,Profa Dra. Claudia Regina Vieira, Profa. Dra. Maria Inês Gonçalves, Profa. Dra. Maria Aparecida Meneses (Suplente);
  • Foi homologada a solicitação de qualificação de DO, da aluna Marcia Honora. Qualificação será realizada em 25/09/2019, banca composta por: Profa. Dra.  Sueli Fidalgo, Profa Dra. Maria O. Ninin, Profa. Dra. Maria de Fátima Carvalho, Profa. Dra. Maria Lucineide M. Pinheiro  (Suplente);
  • Foi homologada a solicitação de qualificação de DO, do aluno Ademar Dias de Oliveira. Qualificação será realizada em 23/09/2019, banca composta por: Profa. Dra.  Sueli Fidalgo, Profa Dra. Maria Cecília C. Magalhães , Profa. Dra. Elvira Aranha, Profa. Dra. Maria Magali Ap. Silvestre  (Suplente);
  • Foram homologadas as qualificações, em nível de mestrado, dos seguintes pós-graduandos: Rosana O. Albuquerque, Maytê Aché Saad, Valéria da S. Bezerra, Taila C. Ebizero;
  • Foram homologadas as qualificações, em nível de doutorado, dos seguintes pós-graduandos: André F. de Almeida, Juliana C. B. Fernandes, Alan M. S. Resende;
  • Foi homologada a defesa de mestrado da pós-graduanda Danielli L. H. de Lima
  • Foram homologadas as defesas, em nível de doutorado, dos seguintes pós-graduandos: Marcelo O. Nascimento, Viviane B. Maciel, Vanessa Santa Lima Trauzzola;
  • Foi homologada a solicitação de cancelamento da disciplina "Vygotsky e seguidores: alguns conceitos" da aluna Márcia Honora;
  • Foi homologada a solicitação de cancelamento da disciplina "Vygotsky e seguidores: alguns conceitos" do aluno Ademar Oliveira;
  • Foi homologada a solicitação de prorrogação de prazo por 02 meses da pós-graduanda Taila Carvalho Ebizero. Entrega para homologação até 15 de dezembro;
  • Foi homologada a solicitação de prorrogação de prazo por 04 meses da pós-graduanda Rosemeire Rodrigues de Oliveira. Entrega para homologação até 15 de dezembro;
  • Foi homologada a solicitação de prorrogação de prazo por 06 meses do pós-doutorado de Késia Caroline R. Neves;
  • As solicitações para credenciamento como professor colaborador serão analisadas na próxima CEPG
  • Foi homologada a solicitação de trancamento de matrícula, por 12 meses, da pós-graduanda Alexsandra Maria de Campos;
  • Foi homologada a solicitação de dispensa do PAD do pós-graduando André Francisco de Almeida, em decorrência a experiência no ensino superior;
  • Foi homologada a solicitação de convalidação de disciplina da aluna Rosemeire R. de Oliveira, Disciplina "Diferença, Diversidade e inclusão", cursada na Unifesp no 2º de 2015 e a disciplina "Vygotsky discussão sobre a teoria sociohistórico-cultural", cursada na Unifesp no 2º semestre de 2016
  • Foi homologada a finalização do pós-doutorado de Rosângela Nogarini Hilário

Eleição de nova equipe de coordenação ou Equipe interina : A professora Denise e a Professora Sylvia entregaram os cargos de Coordenação do Programa. Na sequência, foi constituída uma comissão de transição para convocar a eleição da nova coordenação com os professores que estavam presentes ao final dos trabalhos: Amália, Fátima, Luciane e Umberto. Além desses professores estiveram presentes as novas professoras credenciadas no Programa (Maria Aparecida, Rosa, Simone e Thaís) e a professora Rosário. Os professores convocarão uma reunião extraordinária da CEPG para eleição da nova coordenação do PPGES e definir os critérios para uso da verba Proap/2019.

Sem mais, a reunião foi finalizada às 12h30

Rute Dourado

Assistente em Administração

PPG Educação e Saúde na Infância e na Adolescência

EFLCH - Unifesp


 

abril/2009