oi Ata CEPG - abril 2019
 

Pagina Inicial da UNIFESP

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Início Atas da CEPG Ata CEPG - abril 2019

Ata CEPG - abril 2019

ATA da reunião da CEPG do dia 08 de abril de 2019

Local: Rua Botucatu, 740 - Anfiteatro B/subsolo- Campus SP.

Horário: 10h às 12h

Docentes Presentes: Profa. Denise De Micheli, Profa. Maria Sylvia S. Vitalle, Profa, Marcia Romero,

Profa. Maria de Fatima Carvalho, Profa. Amália Covic, Profa. Luciane Bertini, Prof. Daniel Revah e

representante discente Bruno Pinheiro.

Ausências justificadas: Profa. Rosário Genta Lugli, Prof. Umberto Pinto e Profa. Sueli Fidalgo.

----------------------------------------------------------------

CAPES-PRINT

A Profa. Denise iniciou a reunião às 10h05, informando que foi ampliado o prazo para inclusão de novos

docentes nos projetos CAPES-PRINT, cuja data estabelecida pelo comitê gestor do referido projeto é 26 de abril. No entanto, a Profa. Denise considerou que para que haja tempo hábil dos coordenadores temáticos avaliarem as solicitações, era melhor que os interessados enviem suas cartas de inclusão até dia 18 de abril de 2019. Todos concordaram com a decisão.

Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)

Profa. Denise e Profa. Amália Covic informaram que, de acordo com o Prof. Miguel Jorge (coordenador do Comitê de ética em Pesquisa- CEP/UNIFESP), em casos de TCC, o orientador deve entrar como responsável pelo projeto, não necessitando ser registrado na plataforma Brasil. Nos casos de Mestrado e Doutorado, hoje o aluno entra como responsável, mas provavelmente isto será alterado e o orientador devera entrar como pesquisador principal. A orientação é que projetos de Mestrado pertençam a um projeto guarda-chuva do orientador. Projetos que preveem a revisão de prontuários, o pesquisador pode solicitar a dispensa de passar pela plataforma.

(Re)Credenciamento

Conforme previamente solicitado, para fins de recredenciamento/credenciamento, alguns docentes

apresentaram (e/ou enviaram) suas solicitações/documentações comprobatórias, tendo sido entregue as dos docentes: Maria de Fatima Carvalho, Amália Covic, Denise De Micheli, Luciane Bertini, Regina Gualtieri e solicitação de credenciamento da Profa. Rosilda Alves do grupo Ghemat.

Da lista de docentes que precisam se recredenciar, faltaram as documentações das Profas. Claudia Vóvio e Rosário Genta Lugli. Considerando que as solicitações apresentadas continham a pontuação exigida para recredenciamento, considerou-se todas as solicitações aprovadas. Sendo assim, a Profa. Maria de Fatima Carvalho se incumbiu de levar todos os documentos para o Douglas Barbosa (secretário da Câmara de PG) para que fosse dada continuidade na tramitação.

Processo seletivo:

Foi informado que há 48 candidatos inscritos no processo seletivo de Mestrado/2019 e que a prova de

proficiência em inglês acontecerá no dia 7 de maio/2019. A Profa. Sueli Fidalgo irá preparar a prova e corrigilas posteriormente.

Visita de consultores da CAPES

A Profa. Denise mencionou que, com a unificação do ME e DO (ocorrido no mês passado), o PPGES receberá a visita de 2 consultores da CAPES área de Ensino no período de 15 a 25 de maio de 2019 e que neste período devera estar a disposição dos consultores. Profa. Denise ressaltou que será uma ótima oportunidade para tentar agendar uma plenária com os consultores e todos os docentes do PPGES, considerando a fragilidade com que se encontra o programa. Foi retomado por alguns docentes presentes na reunião, sobre ao fato do programa estar alocado na área de Ensino, sendo que esta não contempla as necessidades do programa, tampouco sua natureza e seu escopo. Todos os docentes presentes (Profa. Daniel Revah, Profa. Maria Sylvia de Souza Vitalle, Profa. Amália Covic, Profa. Fatima Carvalho e Profa. Denise De Micheli), exceto a Profa. Luciane Bertini, manifestaram dificuldades em publicar na área de ensino em função da escassez de periódicos que contemplam as linhas de pesquisa do programa.

Eleição nova CEPG

Considerando a ausência de 50% dos membros da CEPG na maioria das reuniões ocorridas no ano de 2018 (ausências em sua maioria justificadas), a Profa. Denise sugeriu que seja realizada nova eleição. Todos concordaram e decidiram que a eleição acontecerá na reunião da CEPG do mês de maio. Atualmente a CEPG é composta pelos seguintes docentes: Profa. Rosário Genta, Profa. Claudia Berlim, Profa. Amália Covic e Prof. Cleber.

Coordenação do PPGES

Quanto a decisão sobre a coordenação do PPGES, a Profa. Denise mencionou que ficará por mais algum

tempo (cerca de 6 meses) e nomeou a Profa. Maria Sylvia de Souza Vitalle como sua vice coordenadora. As profas. Denise e Sylvia propuseram que seja realizada uma gestão participativa, tendo a presença e atuação de todos os docentes nas diferentes atividades que compõem o PPG. Com a finalidade de envolver os docentes nas questões diferentes questões relativas ao PPGES, decidiu-se que a Profa. Amália Covic passara a ir as reuniões mensais do Conselho de PG na PRPGPq no campus SP. Quanto as reuniões mensais da Câmara (no campus GRU), uma vez que nenhum dos presentes tinham disponibilidade para participar, a Profa. Denise ficou de conversar com o Prof. Umberto Pinto e Profa. Claudia Vóvio para ver se um deles se propõem a participar.

A proposta de uma gestão participativa envolve a presença (convocatória) ativa de todos os docentes nas reuniões mensais da CEPG e não apenas dos membros que compõem a CEPG. Todos concordaram com a decisão e decidiu-se retomar novamente este tema na próxima CEPG para ver como poderemos efetivar esta ação.

Reestruturação da grade curricular

Também foi mencionado pela Profa. Denise a necessidade de reestruturação da grade curricular do PPGES, não somente no que tange ao mapeamento das disciplinas ofertadas no(s) último(s) ano(s) e no 1o semestre de 2019, mas sim a redação de uma nova proposta curricular que abarque novas disciplinas obrigatórias, optativas e que sejam ofertadas com regularidade. A Profa. Marcia Romero ficou de apresentar um quadro com o levantamento realizado por ela e pela Profa. Amália Covic.

Profa. Denise ressaltou que em 6 de junho devera ser publicada as disciplinas a serem ofertadas no 2o

semestre/2019. Todos decidiram nominar a comissão responsável por esta atividade, na próxima CEPG.

Homologações, Convalidações:

Foram aprovadas as convalidações de disciplinas das alunas: Luciane Yamauchi, Caroline Terrazas, Ligia

Pinheiro e Marcia Honora.

Solicitação de trancamento de matrícula, por razões de saúde, do doutorando Marcelo Vasconcelos.

Prorrogação de conclusão de curso da doutoranda aluna Mariana P. Lima, por licença maternidade.

Informe Representante discente:

Por fim, o Representante discente mencionou que se formou a composição de alunos (5 alunos) que

integrarão a comissão do evento anual do PPGES. A Profa. Denise solicitou que ele apresente, na próxima CEPG, uma proposta de evento contendo uma sugestão de data, local, temas e estrutura do evento.

Sem mais nenhum tema a ser discutido,  a reunião foi encerrada as 11h48m.

Atenciosamente,

Profa. Denise De Micheli e Profa. Maria Sylvia de Souza Vitalle.


 

abril/2009