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Ata reunião CEPG Maio

Ata reunião CEPG 14 de maio de 2018 por Márcia Romero


[...] estiveram presentes os docentes Amália Neide Covic, Claudia Berlim de Mello, Maria Célia Leme da Silva, Rosário Genta Lugli e Márcia Romero, esta última vice-coordenadora do PPG e responsável por conduzir a reunião.
Foram discutidos os itens listados a seguir.

I. Informes: 1. sobre os pós-doutorandos no PPG;
2. Titulação de Mestrado e Doutorado do PPGES;
3. Uso da verba PROAP (cancelamento da solicitação feita por Denise De Micheli;
4. Resultado representante discente do PPGES;
5. CEPG mês de junho e julho de 2018;
6. Comissão de evento PPGES;
7. Encontro de coordenadores do PPG (PRPG). II. Pauta: 1. Processo seletivo de Mestrado - etapa da prova escrita; 2. Mudança de orientador; 3. Trancamento de matrícula; 4. Homologação de banca de qualificação de Doutorado; 5. Convalidação de disciplina; 6. Ofertas de disciplina do 2º semestre; 7. Documento SUCUPIRA;
8. Processo de reavaliação de renovação de bolsas;
9. Escola São Paulo de Ciência Avançada (EDITAL FAPESP).
Sobre os informes, em relação ao item 1, será enviado, pela Pró-Reitoria de PGP, um documento aos alunos de Pós-Doutorado com a finalidade de coletar informações sobre os projetos em desenvolvimento, sobre o PPG ao qual se encontra vinculado e o fato de ter escolhido o referido PPG para realizá-lo. Haverá, ainda, um 2º encontro com os Pós-Doutorandos previsto para o final deste semestre;
2. Na última reunião da PRPGP, foram levantados questionamentos a respeito do título ofertado (ME ou DO em Ciências), dada a sua generalização. Montou-se uma comissão, da qual a Denise faz parte, para iniciar uma discussão sobre essa questão. Nenhuma reunião da comissão ainda foi marcada. A sugestão é que se inclua a área de concentração na emissão do diploma, mas esse ponto entrará na pauta das próximas reuniões da CEPG;
3. Sobre o uso da verba PROAP, a Profª Denise, coordenadora do PPG, solicitou cancelamento do pedido de adiantamento de verba feito durante a reunião da CEPG no mês de abril. A Profª Célia pediu que o tema de uso de verba para composição de bancas de qualificação e defesa entrasse novamente na pauta das próximas reuniões da CEPG. A Profª Márcia retomou com os presentes a discussão tida na CEPG de abril, em que se acordou, seguindo orientações dadas pela Pró-Reitoria, que, dados os investimentos recentes da UNIFESP em salas de videoconferência e com vistas a melhor aproveitamento da verba para outras finalidades (os de incentivar idas a eventos de docentes e pós-graduandos), as bancas seriam, sempre que possível, feitas por videoconferência. Além disso, relembrou o fato de haver dois períodos para solicitação da verba, conforme proposta da Profª Rosário e Prof. Cléber, em abril (para o 1º semestre) e julho (para o 2º semestre). A Profª Célia argumentou explicando que uma banca composta com muitos membros externos poderia trazer dificuldades de realização por videoconferência. Além disso, mencionou o fato de que receberá uma Profª francesa no PPG, para ministrar curso e participar de bancas, sem custo para o programa por vir com verba FAPESP. Os presentes disseram não se opor à utilização da verba, nesse caso, para convidar um membro externo para as bancas da Profª Célia.;
4. O represente discente eleito para a CEPG é o aluno Bruno Pinheiro. Foi discutido com os presentes o fato de haver pouco ou nenhum envolvimento dos alunos com o PPG (apenas um aluno se candidatou para representante). Esse tema será retomado em reuniões futuras. As sugestão dos professores foi a de fazer a votação sem ser presencial, pois muitos alunos são de campi diversos.;
5. A Profª Denise solicitou autorização para a suspensão da CEPG de junho por motivos de viagem. Os presentes não se opuseram, salientando que, havendo necessidades, a Profª Márcia conduziria a reunião.;
6. Sobre a Comissão do evento do PPGES, composta pelas Profªs Claudia, Célia, Prof. Cléber e a POS-DOC Rosângela, a Profª Claudia e a Profª Célia disseram que a reunião estava prevista para a data de hoje e que veriam como solicitar verba para a FAPESP, dado o fluxo contínuo.;
7. Na sexta-feira, dia 18/05, haverá um Encontro de coordenadores promovido pela PRPGP. Não é possível saber qual o conteúdo do encontro, pois a Pró-Reitoria não disponibilizou a pauta.
Sobre a pauta, em relação ao item 1., o exame de proficiência foi realizado. A próxima etapa é a prova escrita, a ser realizada no dia 24/05. Dois excertos foram selecionados a partir dos excertos enviados pelos docentes. A correção das provas deve ser feita até o dia 10/06, para publicação no dia 12/06. Acordou-se que os professores que ficariam responsáveis pela correção seriam: Profª Rosário, Profª Amália, Profª Claudia Berlim, Profª Márcia. Seriam convidadas as Profªs Maria de Fátima e Regina. A Profª Célia iria conversar com a Profª Luciana. Caso ela não pudesse se responsabilizar pela correção, a Profª Célia ajudaria neste processo.;
2. Sobre mudança de orientador, a aluna XXX, até então orientada pela Profª Amália e cujo caso foi apresentado em CEPG anteriores, será orientada pela Profª Sueli Fidalgo; além dessa mudança de orientação, o aluno XXX, orientado pela Profª Regina, será orientado pela Profª Rosário.
3. A aluna XXX, orientada pelo Prof. Marcos, solicitou trancamento de matrícula por seis meses por questões pessoais. Considerando-se o regimento, a aluna tem o direito de solicitá-lo, de modo que se recomenda a sua aprovação;
4. Homologação de banca de qualificação de Doutorado da aluna Suzana Rosa de Almeida, conforme solicitação da orientadora Profª Márcia. Os membros titulares são a Profª Alessandra Del Ré (UNESP-FCLAr) e a Profª Rosângela Nogarini Hilário (UNIFESP), com suplência da Profª Carmem Luci Costa Silva (IL-UFRGS);
5. Convalidação de disciplinas segundo solicitações feitas à CEPG [entrar com os nomes];
6. Sobre a oferta de disciplinas para o 2º semestre, a Profª Amália, que é responsável pela organização da grade junto com a Profª Regina, Prof. Bretas e Profª Regina, enviará a solicitação de disciplinas ao corpo docente. As ementas de disciplina do 2º semestre deve ser entregue até o dia 06/06 à secretaria do CEPG.;
7. Sobre a COLETA CAPES, foi elaborado um documento a ser enviado aos docentes semestralmente, para melhor organizar o preenchimento do SUCUPIRA. Foi retomada a importância de o corpo docente se engajar no preenchimento desse documento, pois o relatório final a ser enviado para a CAPES depende de informações que não necessariamente encontram-se detalhadas no Lattes;
8. Sobre o processo de reavaliação de renovação de bolsas, foi retomado o fato de os alunos preencherem um documento de acompanhamento de atividades. A concessão de bolsas será retomada em uma próxima reunião, em função das atividades desenvolvidas pelo Pós-Graduando;
9. O item não foi apresentado aos presentes.

A Profª Rosário S. Genta Lugli, docente deste PPG, analisou a documentação referente a solicitações para desenvolvimento de estágio de Pós-Doutoramento sob a supervisão do Prof. Wagner Valente dos candidatos mencionados a seguir: Nara Vilma Lima Pinheiro (projeto "Os arquivos da professora Alda Lodi: as apropriações estadunidenses para a constituição de uma nova matemática no ensino e na formação de professores", duração de 12 meses), Kesia Caroline Ramires Neves (projeto "Os exames de admissão e suas influências sobre os saberes a ensinar e os saberes para ensinar matemática", duração 12 meses) e David Antonio da Costa (projeto "Os saberes para ensinar matemática: um estudo histórico-comparativo entre São Paulo e Santa Catarina - dos exercícios práticos de ensino ao estágio supervisionado (1870-1970)", duração 12 meses). Seguindo recomendação de aprovação por parte da Profª Rosário, a CEPG aprovou a realização do estágio de Pós-Doutorado dos candidatos especificados.
Ao término da pauta, a Profª Célia pediu para constar em ata que, a partir do dia 15 de julho de 2018, o aluno Márcio Oliveira dʼEsquivel não estará mais sob sua orientação no Doutorado por motivos de mudança no plano de trabalho inicialmente estabelecido.

 

 

abril/2009