oi Ata CEPG – Abril 2017
 

Pagina Inicial da UNIFESP

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Início Atas da CEPG Ata CEPG – Abril 2017

Ata CEPG – Abril 2017

A reunião da CEPG do PPG em Educação e Saúde na Infância e Adolescência ocorreu no dia 10/04/2017, na Rua Botucatu, 715, sala de reuniões do CAAA. Estiveram presentes os professores: Claudia Vóvio (Coordenadora), Denise De Micheli (Vice-Coord.),Márcia Romero, Rosário Lugli, Claudia Berlim, Maria de Fátima e Nina Porto (representante discente). Justificou ausência Amália Covic

Informes:
• Reunião da Pró-Reitoria de Pós-Graduação: Foi falado que o PPG Educação e Saúde na Infância e na Adolescência é o Programa da Unifesp que mais forma alunos.
Foi informado que a partir de 2017 a CAPES vai avaliar continuamente a Plataforma Sucupira para disponibilizar bolsas para o Programa.
Explicou-se sobre o recredenciamento que ocorrerá uma vez a cada 03 anos

• Processo de Seleção ME : Foram 92 inscritos, 08 inscrições indeferidas e 84 inscrições homologadas. A falta de documentação, principalmente do Currículo Lattes, foi o principal motivo para indeferimento de inscrições.

• Restos de verba Proap : A Pró-Reitoria informou que havia restos da verba Proap/2016 que poderiam ser utilizados até março. Porém, recebemos uma nova informação que não seria possível utilizar a verba remanescente.

• Organização das comissões e próximos passos: As comissões estão se organizando para fazer propostas. A professora Denise solicitou inclusão de seu nome na Comissão de DO

• Coleta de livros Sucupira: 09 livros foram enviados .

• Resultado do edital de bolsas DO
Recebemos 07 inscrições para seleção de bolsas. Critérios adotados para desempate: análise das notas, participação em eventos científicos e produção dos alunos. Além disso, a preferência foi dada para alunos sem vínculo empregatício.
Foram selecionados os alunos Alan Marcos Silva de Rezende e Thatiana Ribeiro Vilela.
As alunas Fabiana Aparecida de Melo e Branca Monteiro Camargo ficaram em lista de espera.
• Prazos para recredenciamento: Será encaminhado e-mail para os docentes que precisam se recredenciar, com as indicações de Recredenciamento.

Pauta

• Homologação de defesa e qualificaçã de ME

• Foi homologada a defesa, em nível de mestrado do seguinte pós-graduando:
1) Cristiano Rodineli de Almeida, ano de Ingresso 2014, título: "Os educadores de creche e a violência sexual infantil: um tema interditado.", orientado pelo Prof.(a) Dr.(a) Daniel Revah, data da defesa: 22/03/2017.

• Foram homologadas as qualificações, em nível de mestrado, dos seguinte pós-graduandos:

1) Karina dos Santos Arruda, ano de Ingresso 2015, título: "O impacto dos recursos do ambiente escolar no desenvolvimento das habilidades adaptativas em crianças com síndrome de Williams.", orientada pela Prof.(a) Dr.(a) Claudia Berlim, data do exame: 28/03/2017.
2) Adriana Scatena, ano de Ingresso 2015, título: "Prevalência de dependência de internet em estudantes universitários brasileiros: um levantamento online", orientada pela Prof.(a) Dr.(a) Denise de Michelli, data da qualificação: 28/03/2017.
3) Bruna de Oliveira Julião, ano de Ingresso 2015, título: "Aplicabilidade de uma escola quantitativa de sondagem de desenvolvimento acadêmico neuropsicomotor para alunos nos três primeiros anos do ensino fundamental na percepção do professor.", orientada pela Prof.(a) Dr.(a) Claudia Berlim, data do exame: 29/03/2017.
4) Lígia Perez Vilar, ano de Ingresso 2015, título: "Revisando a literatura sobre o tema a criança inserida na escola regular após tratamento oncológico.", orientada pela Prof.(a) Dr.(a) Amália Neide Covic, data do exame: 29/03/2017.
5) Luciane Maya Yamauchi, ano de Ingresso 2015, título: "As diferentes representações sociais do uso do álcool e outras drogas entre adolescentes", orientada pela Professora Dra Denise de Micheli, data da qualificação 30/03/2017.
6) Daniela Schlic Matos, ano de Ingresso 2015, título: "A alfabetização em Língua Portuguesa da Criança Surda em uma perspectiva bilíngüe", orientada pela Professora Dra. Sueli Salles Fidalgo, data da qualificação 31/03/2017.
7) Camili Daiani Maranhi Alvarenga, ano de Ingresso 2015, título: "Reflexões sobre a inacusatividade sob a ótica da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas.", orientada pela Prof.(a) Dr.(a) Márcia Romero Lopes, data do exame: 31/03/2017.
8) Nathália Venâncio dos Santos, ano de Ingresso 2015, título: "O brincar na formação do pedagogo/ professor de educação infantil e dos anos iniciais do Estado de São Paulo.", orientada pelo Prof.(a) Dr.(a) Marcos Cezar de Freitas, data do exame: 03/04/2017.
9) Sandra Gomes Dumont Defendi, ano de Ingresso 2015, título: "Reorganização dos ciclos de aprendizagem: ampliação de oportunidades para os alunos? Estudo em uma escola municipal de São Paulo.", orientada pela Prof.(a) Dr.(a) Regina Cândida E. Gualtieri, data do exame: 07/04/2017.


• Foram homologadas as bancas de defesa, em nível de doutorado, dos seguintes pós-graduandos:

1) Rosangela Nezeiro da Fonseca Jacob, ano de Ingresso 2013, título: "Tempos e espaços escolares: A experiência de duas alunas com deficiência Múltipla em Escola da Rede Municipal de São Paulo", orientada pelo Prof.(a) Dr.(a) Marcos Cezar de Freitas, data da defesa: 12/06/2017. Membros da Banca: Presidente Marcos Cezar de Freitas; Titular: Karina Soledad Maldonado Molina Pereza; Titular: Elcie Aparecida Fortes Salsano Masini; Titular: Lúcia Helena Reily; Titular: Maria de Fátima de Carvalho; Suplente: Érica Aparecida Garrutti de Lourenço; Suplente: Eduardo Campos de Garcia.
2) Fátima Aparecida Gonçalves, ano de Ingresso 2013, título: "Percepção espacial / visuomotora associada ao processamento auditivo em escolares: intervenção e reducação", orientada pela Prof.(a) Dr.(a) Liliane Desgualdo Pereira, data da defesa: 10/08/2017. Membros da Banca: Presidente Liliane Desgualdo Pereira; Titular: Marcos Cezar de Freitas; Titular: Renata Mota Mamede Carvalho; Titular: Maria Francisca Colella Santos; Suplente: Paulo Eduardo D. Melo; Suplente: Márcia Maria Toledo.

• Foi homologada a banca de qualificação, em nível de doutorado, do seguinte pós-graduando:
1) Fernando Leonel Quiroga, ano de Ingresso 2015, título: "A escolarização em ambiente hospitalar: o direito e a vida escolar entre a educação e a saúde", orientado pela Prof.(a) Dr.(a) Amália Neide Covic, data da qualificação: 24/05/2017. Membros da Banca: Presidente Amália Neide Covic; Titular: Roberto Kanaane; Titular: Maria de Fátima Carvalho; Suplente: Cláudia Coelho Hardagh.

 


• Homologação de estágio pós-doutoral com bolsa PNPD.
Alessandra Jacqueline Vieira solicitou cancelamento da bolsa e da matricula no pós-doutorado. A segunda colocada no Processo de Seleção PNPD, Maria Aparecida Zanetti Passos, foi convocada para realizar matrícula e contemplada com a bolsa.

• Aprovação dos exames de proficiência em língua estrangeira.
Os exames serão aprovados ad referendum

• Avaliação da CAPES e indicações apontadas pela Profa. Dra. Maria Lucia Formigoni
Foi indicado que o PPGES deveria ser avaliado pelo Comitê Interdisciplinar da CAPES. Entretanto, a Professora Denise fez o levantamento das publicações do PPGES: foram 28 publicações no campo de Ensino, 09 publicações no campo Interdisciplinar, 80 publicações poderiam ser enquadradas em ambas as áreas e 23 publicações não se enquadram em nenhuma delas. Desta forma, ficou decidido que o Programa seria avaliado pelo Comitê de Ensino .

• Homologação da nova representante discente
Foi homologada a candidatura da Nina Márcia Pereira Porto a representação discente.

• Homologação de cancelamento de disciplina.
Foram aprovadas as solicitações de cancelamento de disciplina das seguintes pós-graduandas:
1) Márcia Honóra - doutorado: cancelamento da DOP: Desenvolvimento, Deficiências e Transtornos: uma pesquisa interdisciplinar.
2) Valeria Campinas Braunstein, doutorado: cancelamento da DOP: Estudos da Cultura Escolar

 

• Troca de Orientação
1) Foi homologada a solicitação da transferência de orientação de tese de doutorado da discente Renata Nassralla Kassis, antes exercida pela Professora Doutora Claudia Lemos Vóvio e, a partir do 01/03/2017, pelo Professor Doutor Umberto de Andrade Pinto;
2) Foi homologada a solicitação da transferência de orientação de tese de doutorado da discente Fátima Modesto de Oliveira, antes exercida pela Professora Doutora Claudia Barcelos de M. Abreu e, a partir do 01/03/2017, pelo Professor Doutor Umberto de Andrade Pinto;
3) Foi homologada a solicitação da transferência de orientação de tese de doutorado da discente Alcione Zaniboni Corral, antes exercida pela Professora Doutora Claudia Lemos Vóvio e, a partir do 01/03/2017, pela Professora Doutora Magali Aparecida Silvestre;
4) Foi homologada a solicitação da transferência de orientação de tese de doutorado da discente Zilda Borges da Silva, antes exercida pela Professora Doutora Claudia Lemos Vóvio e, a partir do 01/03/2017, pela Professora Doutora Magali Aparecida Silvestre;
5) Foi homologada a solicitação da transferência de orientação de tese de doutorado da discente Laís Lopes de Freitas, antes exercida pela Professora Doutora Claudia Barcelos de M. Abreu e, a partir do 01/03/2017, pela Professora Doutora Claudia Berlim de Melo;

 

Sem mais, a reunião foi finalizada às 12h00.
Rute Dourado Lopes
Assistente em Administração
PPG em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência
EFLCH - UNIFESP

 

 

 

Última atualização em Qua, 12 de Abril de 2017 17:05  

abril/2009