oi Ata CEPG - Setembro de 2016
 

Pagina Inicial da UNIFESP

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Início Atas da CEPG Ata CEPG - Setembro de 2016

Ata CEPG - Setembro de 2016

Ata CEPG - Setembro de 2016

A reunião da CEPG do PPG em Educação e Saúde na Infância e Adolescência ocorreu no dia 12/09/2016, na sala de reuniões do CAAA, sito à Rua Botucatu, 715. Estiveram presentes os professores: Claudia Vóvio (Coord.), Denise De Micheli (Vice-Coord.), Claudia Berlim, Amália Covic, Celia Leme, Maria Sylvia Vitalle, Regina Cândida Gualtieri, Rosario Genta Lugli e Maria De Fátima Carvalho além da representante discente Débora Marques de Barros. Justificaram ausência os professores Márcia Romero e Umberto de Andrade


Informes:
Verba Proap: explicou-se que o recurso financeiro ainda se encontra na unidade financeira da Capes, o que inviabilizou as compras de passagem previstas para as bancas que ocorreram em final de agosto e início de setembro. Também não será possível realizar gastos com compras e prestação de serviços de terceiros que impliquem abertura de licitações, devido aos prazos para que esses processos ocorram. No que se refere à solicitação de diárias de alunos para participação em eventos científicos nacionais e internacionais, decidiu-se que este recurso será empregado a partir de sua entrada no PPGES e que, para obtê-lo, as solicitações dos alunos devem ser apresentadas por meio da cópia da inscrição no evento, cópia de carta de aceite do trabalho (comunicação oral, mesa, simpósio etc.) e o resumo e/ou trabalho a ser apresentado. Assim que o recurso chegar, os alunos receberá comunicado com os procedimentos para a solicitação.
Edital Bolsa PSDE: relatou-se os procedimentos adotados na divulgação do edital, os critérios de avaliação.
Edital PNPD: o edital foi apresentado e complementado com sugestões dos membros da CEPG. Sua publicação está prevista para o dia 15/09/2016, no site do Programa.
• A Profa. Denise informou sobre editais abertos para financiamento de eventos científicos que serão divulgados entre docentes. Salientou-se a importância de planejarmos e organizarmos eventos científicos no Programa para o ano de 2017 e recorrer ao financiamento das agências de fomento.
• Sobre a situação do Pades, foi informado que não há novas informações sobre os procedimentos do PADES advindos da Pró-Reitoria de Graduação. Permanecem, nesse contexto, os procedimentos adotados pelo PPGES e aprovados na CEPG (disponíveis no site do Programa).
• Sobre o I Seminário do PPGES, foi solicitado aos docentes a indicação dos trabalhos a serem apresentados por pós-graduandos para organização da Programação. A Profa. Claudia Berlim deverá encaminhar email informando sobre os procedimentos para a indicação.
• Sobre os prazos para homologação de bancas de qualificação em DO na CEPG, foi reiterado o prazo de 45 dias antes da realização das bancas para a solicitação de qualificação, tendo em vista a necessidade de a composição das bancas ser aprovada pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação

Pauta:
• O edital de seleção de doutorado previsto para este ano foi lido e aprovado pelos membros da CEPG, com correções nas fases e no cronograma. Até 15/09, o edital estará publicado no site do Programa.
• Foram indicados membros que devem compor a Comissão de Seleção de Candidatos ao PSDE/Capes, segundo as indicações do edital 19/2016 Capes. Além da vice-coordenadora e de um representante dos discentes que estão no doutorado, dois avaliadores externos foram aprovados: Profa Dra. Rita Gallego e Profa. Dra. Paula Vicentini, da USP.
• A Profa. Maria de Fátima apresentou a solicitação prorrogação do prazo de defesa da aluna Ester Furquim, aprovada na CEPG. Na ocasião foram apresentados além da nova data da banca, o plano de trabalho a ser seguido pela pós-graduanda com a ciência de sua orientadora.
• A solicitação de banca de defesa de doutorado da pós-graduanda Cristina de Rós, sob a orientação da Profa. Claudia Barcelos de M. Abreu foi homologada e segue para apreciação da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação.
• Foi aprovada a solicitação de convalidação de disciplina Tópicos em Lingüística da Enunciação: Teoria das Operações Enunciativas, cursada no 1º semestre de 2016, na condição de aluna especial, pela pós-graduanda Ana Chiarini Balbino Fernandes.
• Foi indicado novo membro da CEPG em substituição do Prof. Marcos Cezar que solicitou o afastamento desta função em virtude da carga compromissos e atividades de pesquisa, graduação e administrativas no Departamento de Educação. A Profa. Rosário Lugli passa a compor a CEPG, sendo eleita pelo conjunto dos presentes.
• Foram analisadas as solicitações do exame de qualificação dos pós-graduandos Martha Santana e Marcos Guimaraes, porém foi indicado dúvidas quanto á sua composição. Decidiu-se que a Câmara Pesquisa e Pós-Graduação será consultada e, posteriormente, essas bancas serão homologadas.
• Foi homologada a solicitação de qualificação de pós-graduandos em nível de DO (documentação a ser apresentada na reunião)
• Foram homologados os exames de qualificação, em nível de doutorado dos seguintes pós-graduandos: a) Dalva Alves Silva, ano de Ingresso 2013, título: "Equipes de Medicina do Adolescente: constituição, funcionamento, valores e experiência inter e transdisciplinar.", orientada pela Prof.(a) Dr.(a) Maria Sylvia de Souza Vitalle, em 05/10/2016; b) Roberval Emerson Pizano, ano de Ingresso 2013, título "Associação entre o nível de atividade física, o comportamento e desempenho escolares de adolescentes em diferentes localidades", orientado pela Prof.(a) Dr.(a) Maria Sylvia de Souza Vitalle, em 09/10/2016. Ambos foram aprovados.
• A Profa. Denise apresentou complementos ao regulamento do PPGES, relativos: a) aos prazos para solicitação de bancas de qualificação e defesas, em nível de doutorado e mestrado; b) especificação de documentos necessários à solicitação do diploma por pós graduandos; c) prazo final para entrega de versão revisada de tese ou doutorado após a defesa; d) informações sobre propriedade intelectual. Todos os adendos foram aprovados pela CEPG, já que constituem informação relevante aos docentes e discentes do PPGES.
• Profa.Denise De Micheli solicitou autorização dos membros da CEPG para que o Prof. Dr.Andre L.Monezi Andrade (CPF: 050572969-57) co-oriente as alunas Luciane M.Yamauchi e Adriana Scatenna.
• Profa.Amália Covic solicitou autorizaçao dos membros da CEPG para que a Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes (CPF: 576.175.208-59) co-oriente a aluna Lígia Perez Vilar.


Sem mais, a reunião foi finalizada às 12h30.

 

 

Última atualização em Qui, 15 de Setembro de 2016 16:29  

abril/2009