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Ata CEPG - Junho 2016

A reunião da CEPG do PPG em Educação e Saúde na Infância e Adolescência ocorreu no dia 13/06/2016, na sala de reuniões do CAAA, sito à Rua Botucatu, 715. Estiveram presentes os professores: Rosario S. Genta Lugli, Claudia Vóvio,  Claudia Berlim, Márcia Romero, Marcos Cezar de Freitas, Umberto de Andrade, Amália Covic, Maria Célia Leme  e Maria de Fátima Carvalho, além da representante discente Débora Marques de Barros.

A reunião iniciou às 10h e o conteúdo da mesma segue abaixo:

Informes:

  • A coordenação informou que os prazos para a entrega da documentação de defesa 2016  do mestrado termina impreterivelmente no dia 04/07, de modo que a Câmara de Pós Graduação possa dar andamento aos trâmites necessários. As solicitações que forem feitas até essa data serão homologadas ad referendum, uma vez que não haverá reunião em julho.

  • Critérios de avaliação da área Ensino (Qualis periódicos) - tendo em vista a oscilação de títulos da lista Qualis para publicações a cada avaliação, foram indicados os critérios que regulam, de modo geral, a inclusão de periódicos na lista. Os professores foram estimulados a publicar em periódicos que, mesmo não estando na lista Qualis da área, sejam compatíveis com as normas de qualidade gerais.

  • Lembrou-se que o relatório de atividade semestral para bolsistas será exigido na rematrícula.

  • A Profa. Denise de Micheli informou de um convênio da Unifesp com a Universidade de Salamanca.


Pauta:

  • Homologação das solicitações de realização de bancas: Giodesia C. Gomes, Aline Boen, Adriana Cristina Muricy Correale, Bruna Lima Ramos.

  • Homologação das bancas realizadas: qualificação de doutorado de Claudia Regina Boen Frizzarini, Rosangela Nezeiro da Fonseca Jacob, Nina Rosa Silva de Araujo, Suzana Iris Bezerra.

  • Solicitação de prorrogação de prazo das mestrandas Regina Muszkat (seis meses), Cristiano Rondinelli de Almeida (6 meses) e Thabita Biazon Lopes (1 mês) - autorizadas.

  • Análise da demanda Verba Proap, prevista para o final de junho - as solicitações feitas pelos professores para bancas e ida a eventos, tanto dos mesmos como de seus orientandos, foram totalizadas e apresentadas. Também foi incluída nessa previsão a reformulação do site do Programa, apoio à Revista Olhares e apoio ao evento sobre Vygotsky. Um evento interno do Programa também foi assegurado. Como os orçamentos ainda não foram feitos, a CEPG estabeleceu critérios de prioridade: inicialmente as bancas, os alunos não bolsistas terão preferência sobre os bolsistas. Os demais itens serão adequados tendo em vista o dinheiro que reste depois dessas despesas.

  • Bolsas do Programa - atribuição e redistribuição. O Programa conta neste momento, após a recolha feita pela CAPES no início do ano, com 9 bolsas de doutorado e 1 bolsa de mestrado. Estas bolsas devem ser atribuídas o mais rapidamente possível, sob pena de serem recolhidas pela Pró Reitoria. Haverá, seguramente, a liberação de bolsas de mestrado no início de agosto, quando a turma de 2014 termina, e nesse momento, será lançado um edital exclusivo. A Comissão de Bolsas fará a atribuição, seguindo os critérios do Edital da CAPES, enre 22 de junho e 01 de julho.

  • Oferta de disciplinas 2º semestre/2016. Os professores terão até o dia 20 de junho para enviar as Ementas das disciplinas para o próximo semestre. A Profa. Amália já informou que ministrará a Disciplina Obrigatória de Saúde para o Doutorado às sextas-feiras pela manhã e o Prof. Marcos Cezar também informou que lecionará a Disciplina Obrigatória Introdução ao Campo da Educação e Saúde no mesmo dia e horário, o que não representa problema para os alunos, uma vez que essas disciplinas devem ser cursadas na seqüência, e não simultaneamente. O tema propiciou a discussão a respeito do modo de ingresso dos alunos especiais. A CEPG decidiu que as disciplinas obrigatórias receberão alunos especiais também. O número de vagas para alunos especiais será dedicido por cada docente, e deverá constar da ementa da disciplina a ser enviada à Secretaria do Programa. A Secretaria elaborará uma lista com as inscrições recebidas e estas serão validadas no primeiro dia de aula pelo próprio professor da disciplina.

  • Política do PPG quanto ao ingresso de mestres formados no Programa no curso de doutorado. Caso da aluna Bruna Lima Ramos. Esta aluna, apesar da informação presente no Edital de que a documentação de conclusão do mestrado é necessária para finalizar o processo seletivo do doutorado e da informação verbal dada pela estagiária do Programa, Letícia Rodrigues, reforçando essa mesma questão, insistiu na continuidade no Processo Seletivo. Antes da fase de entrevistas, esta Coordenação sentiu-se na obrigação de avisar o Prof. Wagner, orientador da aluna, a respeito da impossibilidade da mesma finalizar o processo. Lembrei que houve problemas sérios em função de situações similares em anos anteriores. O Prof. Wagner orientou a aluna a redigir uma carta solicitando à CEPG que fizesse uma exceção. A CEPG manifestou-se contra a exceção, inclusive porque outros candidatos, mais atentos às regras explícitas do processo nem chegaram a prestar. O Prof. Wagner argumentou que sua situação de saúde no primeiro semestre deste ano prejudicou o andamento das atividades de conclusão do mestrado da aluna e as Profas. Claudia Vóvio e Márcia Romero identificaram um problema de organização do processo seletivo que inviabiliza o mestre formado por nós de continuar no doutorado imediatamente, havendo um intervalo de um ano entre a finalização do mestrado e o início do doutorado, se as coisas forem feitas de acordo com o regulamento. Decidiu-se então que, desde que a aluna conseguisse fazer a defesa antes do final do processo seletivo, sua documentação seria aceita pelo Programa. Também decidiu-se que os processos seletivos do mestrado e do doutorado serão feitos separadamente: o mestrado em meados do primeiro semestre e o doutorado no final do ano. Ao final de 2016 haverá um processo seletivo para o doutorado.


Sem mais nada a deliberar, encerrou-se a reunião às 12 h.

Rosario S. Genta Lugli

Coordenadora

PPG em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência

EFLCH - UNIFESP



 

abril/2009