oi Ata da CEPG - maio 2016
 

Pagina Inicial da UNIFESP

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Início Atas da CEPG Ata da CEPG - maio 2016

Ata da CEPG - maio 2016


No dia 09 de maio de 2016 ocorreu a reunião ordinária da CEPG, sucedida pela reunião extraordinária do Colegiado do Programa, no Auditório da UDED, sito à rua Napoleão de Barros, 1038. A reunião iniciou às 8:00 e terminou às 12:00. Estiveram presentes os professores: Claudia Vóvio,  Rosario S. Genta Lugli, Denise de Micheli, Marcos Cezar, Umberto de Andrade, Amália Covic, Cleber dos Santos Vieira, Luciane Bertini, Regina Gualtieri, Maria Célia Leme, José Roberto Bretas, Magali Silvestre, Daniel Revah e Maria de Fátima, além da representante discente Débora Marques de Barros. Justificou ausência a Profa. Márcia Romero.

Informes:

  • Situação da verba Proap. Solicita-se que os docentes já façam a projeção dos gastos para o ano, de modo a agilizar o uso da mesma quando esta estiver disponível.

  • Serão recolhidos os livros produzidos pelos docentes do Programa tanto na Secretaria, em Guarulhos, como na recepção da UDED. A Profa. Claudia Vóvio fica encarregada de organizar esse processo.

Pauta:

  1. Trancamento Vanessa Trauzzola. Aprovado.

  2. Aproveitamento PAD Mariana Parro. Aprovado.

  3. Prorrogação de prazo para defesa. Juliana Perez Kiihl. Aprovado.

  4. Processo seletivo. Voluntariaram-se para a correção da pr ova escrita do Mestrado as seguintes duplas de professores: Denise de Micheli e Rosario S. Genta Lugli; Maria de Fátima Carvalho e Amália Covic; Umberto de Andrade e Cleber dos Santos Vieira.

  5. Banca de Qualificação Doutorado. Claudia Regina Boen Frizzarini. Homologada.

  6. Nova data para discussão interna do Programa em substituição ao dia 14 de novembro, que é emenda de feriado. Ficou decidido que será  no dia 10 de outubro.

  7. Transferência de orientador. Lara Helk foi desligada da orientadora Amália Covic, ficando em aberto o orientador que a receberá. Marcelo Nascimento foi desligado da orientadora Denise de Micheli, passando a ser orientado pelo Prof. Marcos Cezar de Freitas.


Encerrada a pauta da CEPG ordinária, passou-se à discussão interna do Programa. Indicadores quantitativos e qualitativos.

A Profa. Rosario apresentou as características gerais do Programa presentes em seu Projeto Pedagógico e as colocou em relação com os perfis esperados por cada uma das 3 áreas com as quais fazemos contato: Interdisciplinar, Ensino e Educação. Evidenciou-se que não temos proximidade com o perfil da área Interdisciplinar. As áreas de Ensino e Educação apresentam horizontes de possibilidade mais próximos às características do Programa.

A Profa. Denise De Micheli apresentou uma análise dos perfis de pesquisa de cada docente do Programa, a partir dos dados da Plataforma Sucupira. Observou-se a presença de informações desatualizadas ou mesmo equivocadas no perfil de pesquisa de alguns docentes, evidenciando a necessidade de que todos os docentes revisem seus dados. A análise geral dos dados também indicou a pouca interação existente entre os docentes do programa no desenvolvimento de parcerias em projetos de pesquisa, co-autorias em artigos cientificos, entre outros.

A Profa. Claudia Vóvio apresentou uma análise do conjunto da produção dos docentes, mostrando a distribuição por docente e como essa questão fica tendo em vista os indicadores de avaliação da área de Ensino.

Finalmente, a Profa. Maria de Fátima apresentou informações a respeito da linha de financiamento de pesquisa Escola Pública da FAPESP, que nos permitiria ter um projeto que, centrado numa escola pública concreta, fizesse a articulação entre algumas das linhas de pesquisa desenvolvidas no Programa.

Definiu-se a necessidade da discussão interna no grupo a respeito das possibilidades e disposição para a realização desse projeto, ficando a coordenação responsável por elaborar um comunicado ao conjunto dos docentes a respeito, com especificações do projeto do PPGES e algumas delimitações temáticas e metodológicas.

Foi sugerida, pelo Prof. Marcos Cezar,  a criação de uma coordenação científica que se encarregue de conduzir as concepções de pesquisa do Programa. Também foi aprovada a realização de um seminário no segundo semestre com a apresentação de projetos, de modo que seja possível alimentar a criação de parâmetros para o funcionamento do Programa.

A Profa. Celia Leme lembrou da iniciativa de Projeto Temático levada a efeito pelo Prof. Wagner e das dificuldades que isso envolveu.

Decidiu-se que o próximo encontro, em agosto, fará a discussão do currículo e do perfil de formação do Programa, com o objetivo de apresentar estratégias de aperfeiçoamento. Em outubro, o último encontro do ano, será feito um "estado da arte" da produção de teses e dissertações do Programa, com o mesmo objetivo do encontro anterior.
 

abril/2009