oi Ata CEPG Setembro 2015
 

Pagina Inicial da UNIFESP

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Início Atas da CEPG Ata CEPG Setembro 2015

Ata CEPG Setembro 2015

CEPG Educação e Saúde. 14/09/2015

Horário: 10- 12h
Endereço: Rua Botucatu, 715, sala de reuniões do CAAA.

Presentes: Amália Covic, Umberto Andrade, Maria de Fátima Carvalho, Claudia Berlim, Wagner Valente, Luciane Bertini, Marcos Cezar de Freitas e Rosario Genta Lugli. Justificaram ausência: Márcia Romero, Claudia Vóvio.

Informes: na reunião da área, que foi acompanhada pela Coordenadora do Programa (Rosario) à distância por dificuldades relativas ao sistema de compra de passagens da Unifesp, aprovou-se a elevação do peso relativo das atividades de extensão para 25%.
Ainda quanto às dificuldades na compra de passagens, embora a Unifesp tenha comunicado que o problema já foi resolvido, é prudente que os docentes acompanhem o andamento dos arranjos de transporte de suas bancas e encaminhem no início do mês as solicitações de passagens e diárias previstas no planejamento anual de gastos.

Pauta:

Jornada de Discussão Interna do Programa em 25 de novembro
Discutiu-se o formato das exposições a serem realizadas nesse dia e, por sugestão do Prof. Wagner, a CEPG decidiu que metade do dia será utilizada para apresentar um retrato qualitativo da natureza e andamento das pesquisas dos docentes do Programa, de modo que seja possível identificar qual o vínculo que temos construído entre as questões de educação e de saúde nos últimos anos. Manteve-se o outro período para a discussão dos critérios de avaliação e da natureza das áreas de ensino, educação e multidisciplinar.
Um questionário será enviado aos docentes do Programa para que obter os dados necessários e a CEPG realizará a análise desse material nas duas reuniões anteriores ao evento, para elaborar uma síntese.

Metas para o próximo biênio (solicitação da Câmara de Graduação)
As ações prioritárias do Programa de Educação e Saúde para o próximo biênio são as seguintes:
1. manter o número de alunos que temos no momento atual;
2. aprovar o financiamento para pelo menos um projeto temático;
3. elevar a nota do Programa para 5.
4. ampliar as ações de internacionalização, com estímulo a pós-doc e um maior número de docentes envolvidos em convênios com instituições de fora do país.

Representação docente na Câmara de Graduação de Guarulhos
A Profa. Maria de Fátima Carvalho disponibilizou seu nome para a eleição, a depender de acordo com o PPG em Educação, já que pertencemos ao mesmo departamento.

Discussão sobre SEP e Optativas
Tendo em vista que o número de aulas das duas modalidades de disciplina é o mesmo: 8 encontros e tendo em vista que a CEPG já decidiu que os Seminários são especialmente destinados à discussão intensiva de questões de pesquisa entre orientadores e seus respectivos orientandos (em grupo), a CEPG decidiu que o procedimento de matrícula nos SEP será alterado, de modo que os alunos se inscrevam nos Seminários de seus orientadores, e não mais por tema, como tem sido feito até o momento, o que tem dado origem a muitos mal-entendidos e deslocamentos impróprios.
Isso supõe que, a cada semestre, os orientadores do Programa que tenham alunos que ainda não realizaram o SEP, devem submeter à Comissão uma ementa, tal como o fariam para uma disciplina regular (isso é necessário para o cadastro no Sistema Sucupira e no sistema da Pró Reitoria de Pós), estando cientes de que só poderão se inscrever na mesma os seus próprios orientandos.

Reforma do Regimento do Programa

Infelizmente, não foi possível chegar a um texto inicial para a análise da CEPG e este item foi postergado para Outubro.


A reunião foi encerrada às 12:00.

 

abril/2009