oi Ata CEPG Agosto 2015
 

Pagina Inicial da UNIFESP

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Início Atas da CEPG Ata CEPG Agosto 2015

Ata CEPG Agosto 2015

CEPG Educação e Saúde. 10/08/2015
Presentes: Claudia Vóvio, Márcia Romero, Amália Covic, Umberto Andrade, Claudia Berlim, Hanik Righi (representante discente) e Rosario Genta Lugli. Justificaram ausência: Marcos Cezar de Freitas, Maria de Fátima Carvalho.

Informes: A Comissão de Bolsas se reunirá para avaliar a documentação enviada no dia 17 de agosto, segunda-feira.
Nesta semana, entre os dias 12 e 14 será o encontro da área de Ensino na CAPES. Para tanto, solicitaram uma análise de nosso Programa e de outro. Uma primeira análise dos dados de nosso programa, tomando os padrões da área de Ensino, revelou o seguinte: em 2014 produzimos um total de 34 artigos, dos quais somente 13 contam pontos porque são classificados no Qualis da área. Um único é A2 e há concentração em B1 e B2. Os docentes Celia, Wagner e Márcia Romero concentram a produção em revistas. Será preciso ficar atentos para as revistas nas quais publicamos. Profa. Amália observou que essa situação provavelmente reflete a transição da área multidisciplinar para a área de Ensino que fizemos recentemente.

Pauta:
Aproveitamento de disciplinas no interior do Programa. Decidiu-se que somente serão aproveitadas, no caso de alunos que fizeram o mestrado e estão fazendo o doutorado no Programa, as disciplinas Introdução ao Campo da Educação e Saúde e Docência no Ensino Superior. Os que já tiverem feito o estágio PAD poderão aproveitá-lo.
Alunos especiais. Decidiu-se que eles não poderão mais cursar disciplinas obrigatórias, que haverá limite de vagas por disciplina e que somente poderão aproveitar uma única disciplina cursada antes do ingresso como aluno regular.
Prazos de finalização do mestrado e início do doutorado. Decidiu-se que a apresentação de documentação para matrícula no programa será incorporada ao processo seletivo, como uma quarta fase, de modo a que não se repita a situação de alunos que ainda não defenderam o mestrado e, selecionados, têm "direito" (embora pareça um contra-senso) à matrícula no doutorado. Nos casos em que os alunos pretendem "emendar" o mestrado e o doutorado, recomenda-se que o depósito e a defesa sejam adiantados - a documentação que passará a ser exigida nesses casos é a ata da defesa. Estabeleceu-se que, no caso de doutorados que sejam finalizados no prazo mínimo previsto no regulamento, será preciso realizar uma solicitação à CEPG para análise e autorização.
Foi iniciada a reforma do regulamento do Programa. Na CEPG de setembro será avaliada uma primeira proposta. Durante o mês de agosto os docentes receberão o regulamento para fazerem contribuições.
Distribuição e critério para o uso dos recursos disponíveis no Programa. Tivemos, como todos os programas do Brasil, um corte de 75% nas verbas de custeio. Particularmente nossa situação não ficou tão complicada porque neste ano tivemos duas verbas separadas para mestrado e doutorado. Ainda assim, será necessário fazer alguns ajustes, particularmente no que se refere à solicitação de passagens nacionais. A Comissão decidiu que seria solicitado aos docentes que têm bancas previstas com convidados externos que verifiquem a possibilidade de realizá-las por parecer ou por skype (exceto as de doutorado, que devem ser sempre presenciais). Caso esse corte não seja suficiente para nos fazer "caber" no orçamento, o corte seguinte a ser feito é em duas solicitações de passagens para eventos, que serão atendidas parcialmente. A tabela com a verba já remanejada segundo as solicitações dos membros do Programa segue em anexo.
Será realizado, no dia 25 de novembro, um evento interno do Programa para discutir o nosso perfil de pesquisa e identidade. Pretende-se que seja uma jornada, iniciando pela manhã com a discussão de como estamos face aos critérios de avaliação da área de ensino e multidisciplinar e, à tarde, com a apresentação de nossos projetos de pesquisa em andamento. A expectativa é de que seja possível fazer um retrato do Programa, de modo a termos base para recomendações de aperfeiçoamento e pensar os rumos que o Programa tomará nos próximos anos.
Foi autorizada pela CEPG a homologação ad referendum das solicitações de bancas que precisaram ser reencaminhadas por mudanças de data.

Última atualização em Dom, 25 de Outubro de 2015 06:08  

abril/2009