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Ata CEPG - Maio 2015

A Comissão de Ensino de Pós-Graduação (CEPG) do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência reuniu-se para a Reunião Ordinária do dia onze de maio de dois mil e quinze, das dez às doze horas, na sala de reuniões do Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente - CAAA-EPM-UNIFESP, Campus São Paulo, à Rua Botucatu, 715, Vila Clementino, SP. A Reunião foi presidida pela Coordenadora do Programa, Professora Rosário Silvana Genta Lugli, e estavam presentes os seguintes docentes: Marcos Cezar de Freitas, Amália Covic, Regina Gualtieri, Umberto de Andrade, Maria de Fátima, Sueli Rizzutti e Claudia Berlim. Às dez horas e dezessete minutos a Professora Rosário iniciou a reunião pelos informes:

Em reunião com os coordenadores dos PPGs da EFLCH, o coordenador da Câmara de Pós-Graduação da EFLCH, Marcelo Carvalho, ressaltou que o número total –máximo- de orientandos por docente era oito; na mesma reunião foi feita a sugestão de que a entrega da documentação dos candidatos fizesse parte do processo seletivo para evitar problemas de candidatos que não possuíam toda a documentação necessária para o ingresso no programa e após classificação passavam a ter direito de realizar a matrícula;

a Verba PROAP seria liberada ao final do mês de maio e o PPG Educação e Saúde havia recebido duas verbas, pois o mestrado e doutorado ainda constavam em áreas diferentes quando as verbas foram liberadas, entretanto este era o último ano que isto aconteceria, pois foi feita a alteração para que as duas modalidades constassem na mesma área do conhecimento; a verba liberada deveria ser redistribuída pelas rubricas, por este motivo deveriam programar os gastos que seriam feitos até o final do ano para saber se toda a verba seria utilizada; os membros aprovaram que fosse estabelecida uma parceria junto a Revista Olhares do Departamento de Educação, que estava em processo de indexação, se responsabilizando pela licitação para a contratação de profissionais para a realização de revisão e diagramação, também cederia parte do tempo de trabalho da estagiaria que atuava naquele momento como ajudante da secretária do PPG; Marcos Cezar colocou que necessitaria utiliza era verba PROAP para a continuação de uma missão que foi iniciada e que previa uma viagem sua a Montevidéu, a CEPG aprovou; a coordenadora pediu que todos os docentes informassem nos dias seguintes àquela reunião a necessidade de utilização de diárias e passagens para a realização das bancas de defesa, e também outros gastos que planejassem ate o final de dois mil e quinze, informou que seria criado um formulário para que tais informações fossem registradas, a prof. Maria de Fatima ficaria responsável pela criação deste formulário. Umberto sugeriu um evento do programa, que poderia ser um colóquio, sobre a aproximação do campo da educação ao campo da saúde. Rosário pediu que ele fizesse um projeto. Claudia Berlim se ofereceu para ajudá-lo com o projeto. Marcos Cezar informou que alguns membros a Faculdade de Saúde Pública da USP entraram em contato com ele para verificar se havia por parte do programa interesse em realizar um evento dos “vinte e cinco anos do ECA” e se colocaram à disposição para ajudar na realização de tal evento, o prof. Falou que faria um projeto para encaminhar para a CEPG. Claudia Vóvio sugeriu convidar alunos para participar da realização destes eventos e todos concordaram. Os eventos seriam sempre sem inscrição.

Rosário falou que teriam que criar a comissão de bolsas após esclarecimento de que somente a comissão de avaliação de bolsas havia sido formada, e pediu que saísse dos informes e fosse para a pauta, após consentimento dos membros presentes, informou que havia dez bolsas de doutorado disponíveis e que seria possível distribuir algumas entre os alunos que já estavam em curso, colocou que o calendário de avaliação deveria ser pensado de forma que ocorresse sempre no mesmo período, a comissão de distribuição de bolsas seria composta pelas docentes Marcia Romero, Claudia Vóvio e Rosário. Marcia Romero seria consultada sobre sua participação, caso não pudesse a prof. Regina Gualtieri assumiria.

Mais alguns procedimentos foram destacados pela coordenação da Câmara de Pós-Graduação da EFLCH: as bancas precisavam passar pela CEPG e depois de aprovadas deveriam ser encaminhadas para a aprovação da Câmara, caso houvesse qualquer alteração o processo era reiniciado e o prazo para tal tramitação, que era de no mínimo quarenta e cinco dias antes da realização da banca, começava a ser contabilizado do novamente;

Ocorreria no dia vinte e oito de maio um seminário da pós-graduação na EFLCH e seria incluído naquele evento condições de trabalho e de implementação do programa;

O PPG deveria decidir se mudaria a nomenclatura do titulo de quem se obtinha mestrado e doutorado ou manteria com estava.

Rosário informou que as convalidações de disciplinas deveriam ocorrem um semestre antes da qualificação, pois os procedimentos administrativos haviam aumentado. Marcos Cezar sugeriu que fosse feita uma circular informando tal regra. Rosário disse que faria uma circular e que seria publicada na pagina do programa.

Os docentes credenciados no programa deveriam realizar recredenciamento a cada quatro anos apresentando toda a documentação novamente, as professoras Maria de Fatima, Monica e Sueli Rizzutti estavam com seus credenciamentos vencidos e deveriam fazer o recredenciamento o mais rápido possível, ou não poderiam receber orientandos no próximo processo seletivo., o processo seria o seguinte: A CEPG avaliaria a documentação dos docentes e emitiria um parecer, encaminharia a Câmara para a avaliação e encaminha, o resultado sairia na ata do Conselho da Pró-reitoria.

A professora Luciane de Fatima, docente de Diadema, pediu credenciamento para o mestrado no PPG, foi indicada pelo Prof. Wagner para trabalhar com ele e com a Celia, prof. Marcos Cezar analisou a documentação encaminhada por ela fez parecer favorável a seu credenciamento para mestrado, foi colocado em votação e todos os membros aprovaram o novo credenciamento, ele lembrou que o programa tinha liberdade para mudar as regras de credenciamento e que não poderia facilitar, mas poderia dificultar. Marcos Cezar lembrou que na próxima reunião deveriam fechar os procedimentos da grade e que os Pos-doutorandos do programa deveriam oferecer disciplinas optativas aos demais alunos.

Reforma do regimento: Algumas coisas no regimento precisavam de alteração, a necessidade de capa dura verde para deposito das dissertações/teses; a organização das bancas; regulação das bancas não presenciais; tempo mínimo e máximo para qualificar; normas de prorrogação do tempo de integralização, tais questões precisavam ser revistas e alteradas, mas o ideal era que tais alterações ocorressem juntas, pois após alteração era necessário que o novo regimento fosse homologado pela Câmara. Marcos Cezar e Regina ficaram de ler o regimento e pensar as alterações necessárias. Maria de Fatima questionou se havia em regimento normas sobre o reingresso de alunos, uma sistematização de como seria a aprovação destes, os prazos e como seria a conduta do programa dentro do não cumprimento das regras pelo aluno. Marcos Cezar falou que a troca de orientadores e o desligamento do aluno eram prerrogativas do programa.

Claudia Berlim informou que foram procuradas pela Universidade de Nebraska – Centro de pesquisas sobre Infância, Família e Escola- , pois eles queriam avançasr nas pesquisas da criança brasileira e americana na primeira infância, queriam fazer um trabalho de cooperação. Foi sugerido que nos apresentássemos com um grupo formado com a Profa. Edna Ota – USP em um edital da Fapesp sobre EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA ESCOLA. A CEPG indicou que fosse estipulado um prazo, quinze de maio de dois mil e quinze, para que a aluna Nathália Lucena Diniz entregasse um cronograma de trabalho, a aluna seria informada através de um comunicado emitido pela secretaria do programa. A reunião foi encerrada às onze horas e quarenta e oito minutos.

Última atualização em Dom, 25 de Outubro de 2015 06:08  

abril/2009