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Ata CEPG - reunião ordinária março/2015

A Comissão de Ensino de Pós-Graduação (CEPG) do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência reuniu-se para a Reunião Ordinária do dia nove de março de dois mil e quinze, das nove horas e quinze minutos às onze horas e trinta minutos, na sala de reuniões do Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente - CAAA-EPM-UNIFESP, Campus São Paulo, à Rua Botucatu, 715, Vila Clementino, SP-SP .A Reunião foi presidida pelo Coordenador do Programa, Professor Marcos Cezar de Freitas, estavam presentes os seguintes membros docentes:Amália Neide Covic, Rosário Lugli,Maria de Fátima, Márcia Romero,Claudia Berlim,Sueli Rizzutti, Umberto de Andrade Pinto, Cleber Vieira, Claudia Vóvio, Regina Cândida Ellero Gualtieri. Justificaram a ausência os docentes: Magali Silvestre, José Roberto Bretas. Às nove horas e trinta minutos o Professor Marcos Cezar iniciou a reunião com um pequeno histórico da formação do programa; Lembrou a todos que a atual coordenação ficaria somente até o final do mês de março e que a partir do dia primeiro de abril a nova coordenação já seria a responsável pelo programa, disse que nos termos do regimento e do estatuto da nossa instituição a professora Rosário Silvana GentaLuglise candidatou para cumprir o próximo mandato na coordenação do programa, foi a única candidatura, naquele momento o professor passou a palavra para a professora que apresentou seu programa de candidatura, conforme documento apresentado anteriormente: "Apresento minha candidatura à Coordenação do Programa de Pós Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência, vinculado ao Departamento de Educação da UNIFESP. Tal como solicitado pelo Edital, indico como plano de atuação para o período de 2015 a 2018, as seguintes atividades: 1. Manutenção do funcionamento cotidiano do Programa, de modo a manter e, se possível, elevar a nota da avaliação da CAPES no triênio; 2. Aperfeiçoar o site, que considero a principal plataforma de divulgação e comunicação do Programa; 3. A realização de um Colóquio interno anual para a socialização das pesquisas concluídas e em andamento de todos os pesquisadores do Programa, tanto orientadores como mestrandos e doutorandos; 4. Atuação no sentido de aprimorar o processo seletivo e 5. Incentivar processos de internacionalização do Programa." A vice coordenação permaneceria representada pela professora Claudia Vóvio, todos os membros votaram a favor da candidatura apresentada. Após ter a plataforma de governo apresentada referendadapelo colegiado as professoras indicaram a professora Maria de Fátima para cuidar da GRADE CURRICULAR SEMESTRAL, a professora Amália Neide Covic para cuidar do PROCESSO SELETIVO e os professores Márcia Cristina Romero, Claudia Berlim, Umberto de Andrade Pinto e Marcos Cezar de Freitas para compor a NOVA CEPG, todas as indicações foram aprovadas de forma unânime após votação pelos membros presentes. A nova composição do PPG valeria de dois mil e quinze a dois mil e dezoito e a nova coordenação assumiria a partir do dia primeiro de abril de dois mil e quinze. Professora Claudia Vóvio informou que a sua orientanda Liliane de Moraes Oliveira não conseguiria qualificar, pois não havia apresentado a documentação solicitada. Foram homologadas todas as solicitações de exame de qualificação solicitadas entre os dias nove de fevereiro a nove de março de dois mil e quinze. O prof. Marcos informou que a banca por parecer não demandava suplente, visto ser possível fazê-la com um tempo maior, respeitando a data de entrega do parecer; Em caso de reprovação no exame de qualificação o aluno bolsista perde a bolsa, visto que o bom desempenho é uma das regras de manutenção da mesma, caso não consiga ser aprovado no prazo de seis meses deverá devolver o valor integral recebido; Professor Umberto informou que sua orientanda Janaina Gonçalves dos Santos ainda não havia conseguido aprovação do CEP, pois havia ocorrido um problema na submissão do trabalho dela, o prof. Marcos esclareceu a todos que sem o número do parecer do CEP não havia a possibilidade de realização do exame de qualificação, assim como também não era permitido para o aluno que ainda não havia sido aprovado no exame de proficiência o fizesse, pois para a realização do exame de qualificação o aluno deveria estar sem nenhuma pendência com o programa, deveria ter cursados todos os créditos necessários e todos os outros requisitos. Foi homologada a representação discente, a nova representante dos alunos na congregação seria a aluna Hanik Righi Torres, foi a única aluna a manifestar interesse na representação. Foram encaminhados novos critérios de credenciamento docente, tais critérios haviam sido definidos e estavam sendo apresentados para a ciência da Comissão, mas alguns membros pediram para que algumas sugestões fossem feitas, como, por exemplo, alteração das pontuações por publicações. Ao término da reunião o professor Marcos pediu que constasse em ata seu agradecimento especial aos servidores que apoiavam o programa na secretaria de pós-graduação, a secretária do programa, Andreza, o Sr. Douglas, secretário da Câmara de Pós-Graduação de Guarulhos e as estagiárias do programa, Deise e Ruana pela parceria até aquele momento. A reunião foi encerrada às onze horas e dezoito minutos.
 

abril/2009