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ATA CEPG ABRIL DE 2014

Reunião ordinária de abril de 2014.

 


A Comissão Especial de Pós-Graduação (CEPG) do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência reuniu-se para a Reunião Ordinária do dia 14/04/2014, das 9h30 às 12h00, na sala de reuniões do Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente - CAAA-EPM-UNIFESP, Campus São Paulo, à Rua Botucatu, 715, Vila Clementino, SP-SP.

 

Pauta:

1) Informes (Plataforma Sucupira, Lattes CTCs, dinâmica dos Campi);
2) Expediente da Secretaria;
3) Nova estrutura de agendamentos;
4) Transporte e qualificações;
5) Exame de proficiência em língua estrangeira (15/05);
6) Andamento do processo seletivo mestrado e as demandas do edital (provas, comissões de correção e demais decisões concernentes ao tema);
7) Seleção do doutorado;
8) Processos disciplinares em andamento;
9) Institucionalização do PADES;
10) Projeto científico do PPG.

A Reunião foi presidida pelo Coordenador do Programa, Professor Marcos Cezar de Freitas.

Docentes Presentes:
Amália Neide Covic
Claudia Berlim de Mello
Cláudia Lemos Vóvio
Maria Célia Leme da Silva
Mauro Muszkat
Mônica Carolina Miranda
Rosário Silvana Genta Lugli
Sueli Fidalgo
Umberto de Andrade Pinto
Wagner Rodrigo Valente

Representante Discente: ausente.

 

Pauta:

1º) Informes (Plataforma Sucupira, Lattes, CTCs, dinâmica dos Campi);
a) O sistema anteriormente denominado Coleta CAPES foi aperfeiçoado e entrou em funcionamento Plataforma SUCUPIRA, cujo processo de registro de informações e cadastros se dá em fluxo contínuo. Por essa razão a CEPG aprova recomendação expressa para o corpo docente do PPG mantenha o curriculum Lattes sempre atualizado.
b) As alterações promovidas no mês de março de 2014 que resultaram na redefinição dos Seminários de Pesquisa do mestrado como atividade de cinco créditos foram encaminhadas à Câmara de Pós-Graduação da EFLCH para alteração no cadastro discente.Nossos Seminários valem cinco créditos, mas ainda está em processo de mudança.
c) Foi realizada reunião extraordinária da CEPG em 24/03/2014, devidamente documentada e com ata enviada à Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, através da qual o Programa solicitou a unificação dos cursos de mestrado e doutorado no Comitê de Avaliação 46 - Ensino, evitando assim a permanência do mestrado num comitê e do doutorado em outro.
d) Considerando as deliberações tomadas pelas diretorias acadêmicas dos Campi Guarulhos e São Paulo, doravante a secretária do PPG assume a responsabilidade pelos agendamentos de sala, espaços para reuniões e defesas e transporte para as atividades realizadas exclusivamente no Campus Guarulhos. Os professores que necessitem fazer agendamento de bancas e salas no Campus São Paulo, preencherão um formulário específico informando à Coordenação e assumindo a responsabilidade pela realização do evento fora da sede do Programa.
e) Para evitar os problemas com transporte que reiteradamente têm se manifestado, o PPG se esforçará para pagar diária aos examinadores externos eximindo-se assim da obrigação de conduzi-los aos locais de exame.

2º) Expediente da Coordenação e Secretaria;

Foram suspensas as bolsas dos alunos cujo desempenho ou absenteísmo justificaram a medida. Os critérios foram: levantamento de notas C recebidas.

3º) Exame de proficiência em língua estrangeira;

Aprovada a realização do exame de proficiência em língua estrangeira (inglês, francês, espanhol e italiano) para o dia 15/05/2014, nos termos dos editais de mestrado e doutorado publicados no sítio do PPG.
Aprovada a convocação para que todos os alunos com pendência em relação à proficiência façam o exame nessa data, mediante inscrição.


4º) Andamento do processo seletivo mestrado e as demandas do edital (provas, comissões de correção e demais decisões concernentes ao tema);
Temos 60 inscritos para o Mestrado.
Foi aprovada a prova de seleção de mestrado elaboradas pelas Professoras Claudia Vóvio e Rosário Lugli.
Aprovada a comissão de correção das provas:
• Amália Neide Covic
• Claudia Vóvio
• Marcos Cezar de Freitas
• Rosário S. G. Lugli
• Sueli Fidalgo


5º) Institucionalização do PADES;

Em atenção à deliberação da CEPG de março de 2014 foi concluída a tramitação que criou o Programa de Aperfeiçoamento Docente em Educação e Saúde, PADES.
Estabelecidas duas etapas:
1ª preparação pedagógica
2ª estágio - acordo entre o professor responsável pela UC na graduação, o aluno interessado e o orientador com a obrigação de apresentar relatório.
Disposições gerais:
1) carga horária: 100 horas.
2) cumprimento do estagio opcional aos alunos do mestrado que tiverem interesse em docência no nível superior; opcional também para doutorados não bolsistas com carga horária para ambos os casos de 60 horas.
3) O estágio deverá ser desenvolvido e um dos cursos de graduação da área de educação ou saúde da Unifesp.
4) São ofertantes natos de disciplinas para o PADES os professores dos cursos de graduação da área de saúde e do departamento de educação da Unifesp interessados em receber estagiários. O professor de cada UC indicará em formulário específico quantos estagiários receberá.
Votação do regime de carga horária
Aprovado 100 horas para bolsista doutorando
Aprovado 60 horas para não bolsista

6º) Projeto científico do PPG.

Foi aprovado por unanimidade a delegação ao Professor Wagner Rodrigues Valente para que a na produção do projeto científico do PPG sejam também apresentados diagnóstico e prognóstico sobre pontos fortes e vulneráveis tendo em vista o objetivo de ascender à nota 07 na avaliação da CAPES em uma década.


A reunião foi encerrada às 12:20 horas.
Reunião secretariada por Kennya Lucas Pereira.

Última atualização em Sáb, 14 de Junho de 2014 13:24  

abril/2009