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ATA DA CEPG DE NOVEMBRO DE 2013

Guarulhos, 21 de novembro de 2013

 

ATA da Reunião ordinária da CEPG de novembro de 2013.

 


 

 

A Comissão de Ensino de Pós-Graduação (CEPG) do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência reuniu-se para a Reunião Ordinária do dia 11/11/2013, das 9h30 às 11h, na sala de reuniões do Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente - CAAA-EPM-UNIFESP, Campus São Paulo, à Rua Botucatu, 715, Vila Clementino, SP-SP.

Informes:

Expediente Administrativo:
1) Expediente da secretaria;
2) Minuta da Comissão de Critérios para atribuição de bolsas;
3) Planejamento 2014;
4) Organização e perfil do PPG;
5) Prazos para entrega das notas do semestre em curso.

A Reunião foi presidida pelo Coordenador do Programa, Professor Marcos Cezar de Freitas.

Docentes Presentes:
Amália Neide Covic
Claudia Berlim
Cláudia Lemos Vóvio
José Roberto da Silva Brêtas
Maria Sylvia de Souza Vitalle
Regina Cândida Ellero Gualtieri
Rosário Silvana Genta Lugli

Representante Discente:
Ausente
Justificativas de ausência:
Magali Aparecida Silvestre
Maria Celia Leme da Silva
Mauro Muszkat
Wagner Rodrigues Valente

Informes:

Expediente Administrativo:
1º) Expediente da Secretaria:
a) Ocorreu o encontro do V Fórum Integrador de Pesquisadores da Unifesp (FIP), muito proveitoso. Houve oportunidade de interação e intercâmbio de experiências entre todos os Programas Interdisciplinares da Unifesp. Na troca de experiências foi possível perceber que o PPG Educação e Saúde tem um item vulnerável para as futuras avaliações que é o excessivo número de Núcleos, número não condizente com um PPG interdiscipliar. Por isso, a CEPG concordou em rediscutir o formato do PPG na reunião da CEPG de dezembro de 2013; No mesmo evento a aluna Nara Vilma Lima Pinheiro foi premiada com o "melhor trabalho de mestrado exposto". A CEPG consiga em ata os parabéns à aluna e ao seu orientador, o professor Wagner Rodrigues Valente;
b) O professor Marcos Cezar participou da correção dos exames de proficiência em inglês, e das 11 provas seis foram reprovados. Apareceu o problema da dupla reprovação. A prova de francês foi elogiada. A segunda reprovação implica, tal como está no regimento, a exclusão do PPG. Por isso, em caráter excepcional foi aprovada a convocação dos alunos reprovados para a realização de outra prova visando oferecer nova oportunidade para evitar a exclusão. Decidiu-se também que, doravante quem se inscrever e faltar no dia do exame será considerado como reprovado. Foi decidido também que a partir de 2014 a proficiência em língua estrangeira constará como item dos processos seletivos do Programa;
c) Pedido de convalidações: os pedidos de convalidação apresentados pelos professores Claudia Vóvio e Márcia Romero foram aprovados;

d) Aprovado cancelamento de matrícula solicitado pelo mestrando Isaac Moutinho;

e) Foram prestados esclarecimentos sobre os processos de ajuste de conduta levados a efeito no mês de outubro de 2013. O Professor José Roberto da Silva Brêtas apresentou um plano de reorganização dos trabalhos da aluna Lívia Borghi Possetti, que foi acatado e está em andamento. O Professor Marcos Cezar de Freitas informou que a aluna Gabriela dos Santos Pires teve a bolsa cortada e foi reprovada no SEP II Vulnerabilidades e Territórios Infantis. A aluna foi comunicada e recebeu prazo até 05/12/2013 para apresentar à CEPG seu projeto e carta com justificativa para o ocorrido, solicitando novo orientador uma vez que a contar de 14/10/2013 seu nome foi desvinculado da atual orientação junto à Capes;

2º) Minuta da Comissão de critérios para atribuição de bolsas: O Professor José Roberto da Silva Brêtas entregou a lista de critérios que a comissão elaborou para ser discutida nesta CEPG. O documento ficará disponível até 05/12/2013 para sugestões do corpo docente do PPG. A aprovação desse texto gerará os critérios para concessão de bolsas para o doutorado que a comissão de bolsas irá aplicar. Foram apresentados os seguintes critérios:
A) Critérios e documentos exigidos para efetuar a solicitação de bolsa do doutorado:
1. Estar matriculado no programa;
2. Solicitação de bolsa pelo orientador, justificando a relevância do projeto e a trajetória do aluno junto ao orientador;
3. Declaração do candidato ao não acumulo de bolsas em qualquer modalidade de auxilio ou bolsa na CAPES ou em qualquer agencia nacional ou internacional;
4. Declaração do candidato em afastamento sem remuneração;
5. Declaração do candidato em não possuir vínculo de trabalho com a instituição promotora do programa de Pós;

6. Quando servidor público que permanecerá no cumprimento de suas funções após seu retorno;
7. Declaração do candidato que não está aposentado ou prestes a se aposentar;
8. Apresentar plano de atividades assinado pelo orientador
9. Currículo Lattes dos últimos cinco anos;
10. Projeto de pesquisa
B) Critérios ordenados de acordo com condição social e acadêmica.
1. Não ter vínculo empregatício e estar afastado sem vencimento;
2. Avaliação da carta enviada pelo orientador
3. Relevância do projeto de pesquisa
4. Avaliar o plano de atividades proposto pelo orientador
5. A participação nas atividades dos grupos de pesquisa cadastrados
6. Possibilidade de desenvolvimento em grupos de pesquisa de internacionalização
7. Analise do currículo Lattes dos últimos cinco anos
8. Valorização do orientador do projeto prestado

A CEPG elaborará a pontuação necessária aos itens cujos quesitos demandem quantificação.

3º) Planejamento 2014: foi lembrado que de 11/06/2014 a 12/07/2014 a Unifesp não poderá funcionar por causa da copa do mundo. Em fevereiro será publicado o edital de mestrado. No início de abril será publicado o edital o doutorado. È imprescindível que este planejamento seja publicado na página do PPG em Dezembro. Em abril será feito o exame de proficiência para o mestrado como parte do processo seletivo. Serão ajustadas algumas datas em maio. Foi aprovada a alteração da ata de matrícula dos alunos para inclusão da data de matricula dos alunos deste ano. O calendário será enviado aos professores por e-mail.
Foi aprovada a convocação para que todos os professores participem ativamente da ofereta de disciplinas eletivas e, principalmente, dos SEP II.
Proposta para 2014:
Os núcleos devem oferecer pelo menos três disciplinas optativas: SEPI é uma delas.
Os professores Brêtas e Maria Sylvia pactuaram a oferta conjunta de disciplina.
O núcleo temático 10 será indagado sobre a não oferta de atividades e disciplinas desde 2010.

4º) Organização e perfil do PPG:
O programa de pós-graduação tem rubrica de financiamento denominada PROAP. O PPG recebeu informação da Câmara de Pós-Graduação de que poderia encaminhar em regime de urgência a utilização de R$20.000,00 desde que os gastos executados até início de dezembro de 2013.
O PPG tem empenhado: R$5.000,00 para passagens, R$3.000,00 para diárias e R$4.000,00 para colaborador eventual totalizando R$12.000,00. Foi esclarecido que as despesas com materiais já foram solicitadas em 2012 e que gestões serão feitas para levantar o andamento das compras já encaminhadas.
Para ano de 2014 será necessário fazer um planejamento específico para o uso da verba Proap.

5º) Prazos para entrega das notas do semestre em curso: entrega das planilhas com notas e freqüência de todas as disciplinas do 2o semestre de 2013 ficou para o dia 09 de dezembro de 2013.


A reunião foi encerrada às 11h30 e essa ata foi lavrada e aprovada.

Última atualização em Qua, 29 de Janeiro de 2014 17:31  

abril/2009