oi Ata da CEPG extraordinária de março/2012
 

Pagina Inicial da UNIFESP

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Início Atas da CEPG Ata da CEPG extraordinária de março/2012

Ata da CEPG extraordinária de março/2012

ATA DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA CEPG DE 26/03/2012
A Comissão Especial de Pós-Graduação (CEPG) do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência reuniu-se para a Reunião Extraordinária do dia 26/03/2011, das 9h30 às 12h, na sala de reuniões do Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente - CAAA-EPM-UNIFESP, Campus São Paulo, à Rua Botucatu, 715, Vila Clementino, SP-SP.
Pauta
Relatório Coleta Capes 2011
Processo de Seleção 2012
Proposta do Curso de Doutorado - APCN
A Reunião foi presidida pelo Coordenador do Programa, Professor Marcos Cezar de Freitas.
Docentes presentes
Amália Neide Covic
Claudia Lemos Vóvio
Márcia Cristina Romero Lopes
Maria Célia Leme da Silva
Maria Sylvia de Souza Vitalle
Mauro Muszkat
Regina Cândida Ellero Gualtieri
Wagner Rodrigues Valente
Representante Discente
Ivo Dias Alves
Ausências justificadas
Denise De Micheli
José Roberto da Silva Brêtas
Rosário Silvana Genta Lugli
Sueli Rizzutti
Tatiana Savoia Landini
Umberto de Andrade Pinto
Relatório Coleta Capes 2011
Os professores receberão uma lista de horários para agendar o preenchimento da produção intelectual, que requer urgência entre os dias 29-30/03 e 02-03/04.
O professor Marcos Cezar pediu a todos os docentes a especial fineza de preencherem formulário do coleta até o dia 03/04/2012.
Processo de Seleção 2012
O Edital do Processo de Seleção 2012 foi revisado, aprovado e será publicado até o dia 02/04/2012.
Na criação do formulário on-line e demais providências específicas da tecnologia da informação para a abertura das inscrições on-line no dia 03/04/12, o Programa vem desde o início de sua implantação contando com o apoio e colaboração do Junior, Analista de TI da Propgp.
Para a implantação e andamento do Processo de Seleção 2012 foram atualizados na ficha de inscrição os itens:
. currículo Lattes atualizado: será requerido em substituição a Currículo Vitae, pois na seleção passada esses termos não coincidiam no edital e no formulário, gerando algumas confusões;
. pré-projeto de Pesquisa em no máximo 8 (oito) páginas: será mantido porque constitui um indicador de proximidade com o Núcleo Temático, podendo sofrer alterações para seu desenvolvimento;
. núcleos temáticos: as descrições dos núcleos estão sendo formatadas tanto para publicação no site como para inclusão no formulário de inscrição on line;
. inscrição on-line por Núcleo Temático: no ato da inscrição on-line o candidato deverá optar pelo Núcleo Temático no qual a proposta do Pré-projeto se inclui;
. em seguida, enviará ao Programa - pelo correio - cópias desses 3 (três) documentos:
. Formulário de inscrição on-line
. Currículo Lattes
. Pré-projeto de pesquisa
A data limite para enviar esses três documentos é até o último dia das inscrições - 03/05/2012 - que está sujeita a verificação pelo carimbo do correio.
Será solicitado às professoras Fátima e Cidinha colaboração na redação do texto destinado aos candidatos que necessitem de algum suporte diferenciado para a realização da prova escrita.
A prova escrita de caráter eliminatório será aplicada em 22/05/2012, das 9h30 às 12h30, no Campus Guarulhos.
As provas serão elaboradas, confeccionadas e corrigidas por Núcleo Temático.
Os Núcleos Temáticos receberão numeração de 01 a 10 na ordem alfabética do título, para facilitar os trabalhos.
Os coordenadores dos Núcleos Temáticos deverão enviar os excertos e questões no tamanho de meia lauda às professoras Rosario (coordenadora do Processo) e Claudia Vóvio (colaboradora do Processo) até o dia 10/05/2012, por e-mail.
Três professores estarão presentes no dia da prova escritas, a professora Sylvia prontificou-se, inicialmente, mas necessitará de transporte.
O professor Marcos Cezar concordou em destacar 2 (dois) servidores para ajudar os docentes na organização e aplicação das provas.
As salas serão reservadas após a publicação da lista das inscrições homologadas.
Os candidatos inscritos serão distribuídos nas salas por Núcleos Temáticos.
Na entrada de cada sala será afixada a lista de candidatos por Núcleo Temático.
O candidato deverá apresentar um documento de identidade ao servidor autorizado para fazer essa conferência de identificação com a lista afixada na entrada de cada sala.
Todos os candidatos deverão assinar lista de presença.
As provas serão encaminhadas à Secretaria do Programa para a distribuição aos coordenadores dos Núcleos Temáticos.
A distribuição das provas aos coordenadores dos Núcleos Temáticos será feito pela secretária do Programa e por um docente: a professora Amália prontificou-se para colaborar nesse trabalho.
Provavelmente no dia 22/05/2012 os coordenadores dos Núcleos Temáticos se reunirão com as professoras Rosario e Claúdia Vóvio para receberem as pastas contendo de cada candidato a prova escrita, o Lattes, o pré-projeto e o formulário de inscrição on-line.
Proposta do Curso de Doutorado - APCN
O professor Marcos Cezar comunicou que anunciará a APCN do Programa na reunião da Câmara de Humanidades que se realizará na tarde do mesmo dia dessa CEPG.
A APCN provavelmente entrará na pauta da reunião do Conselho de PG (CPG) do dia 25/04/2012.
O professor Wagner apresentou a proposta do doutorado ao Colegiado e nas discussões e argumentações algumas questões se destacaram:
. a reconfiguração do Programa deu origem a 10 (dez) Núcleos Temáticos.
. o professor Marcos Cezar comunicou o agrupamento temático com a professora Amália, comentando da possibilidade de outros agrupamentos ao longo do Processo de consolidação do Programa em dois cursos, Mestrado e Doutorado;
. o professor Marcos Cezar atualizou no site as novas adaptações e ajustes no regimento do Programa, especialmente, a nova matriz curricular, e se prontificou para inserir os novos Núcleos Temáticos;
. a APCN do Curso de Doutorado terá uma linha de pesquisa: Educação e Saúde na Infância e na Adolescência : problemas crônicos e perspectivas atuais;
. a matriz curricular será composta de disciplinas obrigatórias (duas), optativas (duas) e seminários (2) que somarão ao todo 50 créditos;
. tratou-se da necessidade de definição dos critérios de credenciamento interno para o doutorado;
. combinou-se o protocolo de envio do APCN: o professor Wagner finalizará a proposta com o apoio e colaboração do prof. Marcos Cezar.
Finalizando a reunião por volta das 12h, o coordenador do PPG em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Prof. Dr. Marcos Cezar de Freitas, agradeceu a participação de todos os presentes e encerrou os trabalhos da CEPG. E eu, Maria Oliveira, Secretária Acadêmica do Programa, lavrei esta Ata.
O processo eletrônico de aprovação de atas tem a duração de até 48 horas a partir da expedição do e-mail pela Secretária Acadêmica do Programa.
Última atualização em Dom, 01 de Abril de 2012 19:32  

abril/2009