oi Ata da CEPG de março/2011
 

Pagina Inicial da UNIFESP

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Início Atas da CEPG Ata da CEPG de março/2011

Ata da CEPG de março/2011

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CEPG DE 14/03/2011

A Comissão Especial de Pós-Graduação (CEPG) do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência reuniu-se para a Reunião Ordinária do dia 14/03/2011, às 9h, na Sala do Centro de Pesquisa do Departamento de Psicobiologia - EPM-UNIFESP, Campus São Paulo, à Rua Napoleão de Barros, 925, 1º. andar, Vila Clementino, SP-SP.

A Reunião foi presidida pelo Coordenador do Programa, Professor Marcos Cezar de Freitas.

Docentes presentes: Amália Neide Covic, Claudia Lemos Vóvio, Denise De Micheli, Márcia Cristina Romero Lopes, Maria de Fátima Carvalho, Mauro Muszkat, Mônica Carolina Miranda, Regina Cândida Ellero Gualtieri, Rosario Silvana Genta Lugli, Sueli Rizzutti.

As justificativas de ausências foram por mim informadas à CEPG como seguem:

Prof. Dr. José Roberto da Silva Brêtas, porque o horário coincide com o início das aulas da disciplina curricular do segundo ano de graduação do curso de Enfermagem, Psicologia do Desenvolvimento, de sua responsabilidade;

Prof. Dr. Umberto de Andrade Pinto, porque o horário coincide com o início das aulas da disciplina de pós-graduação obrigatória do Programa, Docência do Ensino Superior, de sua responsabilidade;

Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente, porque, no mesmo dia e horário da CEPG, estará no Estado da Bahia participando de Comissão Julgadora de seleção de professor adjunto;

Representante discente Katerina Volcov, em virtude das demandas do processo de redação da sua dissertação.

Na abertura dos trabalhos, o Coordenador do Programa, Prof. Dr. Marcos Cezar de Freitas, informou que os quatro primeiros volumes da Coleção Educação e Saúde estão em fase de uniformização dos formatos e brevemente serão distribuídos pela Cortez Editora; a Coleção estará presente na Bienal do Livro.

As professoras Rosario Lugli e Regina Gualtieri informaram da finalização dos originais do livro para o final do mês de março/2011;

As professoras Claudia Vóvio e Márcia Romero informaram da finalização dos originais do livro para o primeiro semestre de 2012.

Os primeiros números da Coleção Educação e Saúde contemplarão temáticas do Programa como seguem:

1) O aluno problema: forma social, inclusão e ética;

2) O aluno gravemente enfermo;

3) TDHA;

4) Violência contra crianças e adolescentes.

Das particularidades do Programa, destacou-se o trabalho conjunto e referenciado das produções intelectuais, tanto nas disciplinas como nas co-autorias.

Das temáticas do Programa, propostas de eventos temáticos serão apresentadas ao longo do semestre letivo, para promover o debate e intercâmbio de conhecimentos, tanto no interior como no exterior do Programa, envolvendo, principalmente, docentes e discentes.

Dos seminários internos do Programa, propostas dos orientadores também serão apresentadas ao longo do semestre letivo, priorizando a apresentação das pesquisas dos pós-graduandos do Programa, de preferência antes de Exames e Defesas dos pós-graduandos.

Dos eventos articulados pelo Programa, a visita do Prof. Dr. Arlindo Philippi Jr., Coordenador da Área Interdisciplinar (CAInt), até março de 2011, está programada para o dia 13/06/2011, data que resultou favorável porque coincide com a reunião da CEPG.

Da carga-horária do Programa, previsão de mudanças, novos parâmetros da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PROPGP-UNIFESP estão sendo estruturados em razão da reforma do Regimento da Pós-Graduação e possibilitarão ao Programa diminuir a carga de créditos necessários, resultando uma estrutura curricular mais enxuta.

Os docentes receberão extratos da pós-graduação pela participação em disciplinas e respectivas cargas horárias.

O costume da consulta frequente à página do Programa deve ser adicionado à rotina dos docentes, pós-graduandos e funcionários, ou seja, todos que estão envolvidos com o Programa, para o conhecimento e atualização das informações do Programa.

Recomendação enfática foi feita para o atendimento das demandas do Programa pela Secretaria do Campus Guarulhos, p.e., recebimento de requerimentos preenchidos de modo correto, completo (convalidações, qualificações, defesas, p.e.), e encaminhamento sem demora à CEPG, para homologações; envio das informações correlatas ao Programa para publicação no site; recepção, protocolo e expedição de documentos com atenção às necessidades do Programa, especialmente aos prazos dos exames dos pós-graduandos.

Com a especial recomendação de que o sujeito avaliado não deve participar do processo de avaliação, p.e., comunicações com os examinadores, entrega de relatórios, dissertações e quaisquer outros documentos diretamente aos examinadores etc.; cabendo este expediente à Secretaria de Pós-Graduação do Campus Guarulhos - Unidade Sede do Programa.

Os Exames de Qualificação não são secretariados, sua realização previamente agendada será conduzida pela Comissão Julgadora, sob a coordenação do orientador do candidato, portanto, a documentação da Comissão Julgadora do exame deve ser expedida ao orientador pela Secretaria de Pós-Graduação do Campus Guarulhos, com antecedência (ata, carta de agradecimento, declaração de participação na CJ e formulários para coleta dos dados dos examinadores).

O Coordenador do Programa comunica o atraso no recebimento da verba do Programa de Apoio à Pós-Graduação - PROAP-CAPES, prevendo consequências ao processo de qualificações em andamento.

Se o atraso da verba PROAP-CAPES se confirmar, os Exames de Qualificação programados e em andamento, e que prescindem da verba para o transporte e a hospedagem de examinadores, serão realizados mediante parecer eletrônico, por e-mail, anexando arquivo com o parecer, preferencialmente em papel timbrado da Instituição de origem ou com clara identificação da Instituição de vínculo do avaliador, devidamente assinado.

O prazo final para depósito dos exemplares da dissertação de mestrado da Turma de 2009 será o dia 30/07/2011.

Com a recomendação de que haja maior exigência quanto à formação e ao perfil do candidato para o mestrado acadêmico, por unanimidade, foi aprovado o Edital do Processo de Seleção 2011 em duas etapas:

1) Prova Escrita (para avaliação da capacidade de argumentação e redação do candidato, que não caberá recurso; os nomes dos candidatos serão omitidos da folha da prova escrita, portanto, do conhecimento dos examinadores);

2) Entrevista; o Currículo Lattes e o Projeto de Pesquisa com o nome do candidato será encaminhado ao examinador para a Avaliação Curricular e da Proposta de Projeto de Pesquisa;

O Edital do Processo Seletivo 2011 deverá ser publicado no site do Programa até o dia 18/04/2011, segunda-feira:

Período de Inscrição: de 18/04/2011 a 18/05/2011 (trinta dias corridos); no ato da inscrição o candidato deverá indicar a opção pelo Projeto Temático do Programa, anexar Currículo Lattes e Projeto de Pesquisa; deverá ler atentamente as informações disponíveis no site do Programa; observar que não há indicação de bibliografia geral e que deverá ter pronto o Projeto de Pesquisa.

Período de Seleção: de 30/05/2011, segunda-feira, a 05/07/2011, terça-feira, (trinta e seis dias corridos):

Providências para a reserva de cinco salas no Campus São Paulo, para a realização da segunda etapa do Processo Seletivo 2011: Entrevista;

Prova Escrita: dia 02/06/2011, quinta-feira, das 9h30 às 12h30 (três horas de duração), no Campus Guarulhos;

Envio das provas aos examinadores, que terão dez dias para a correção: dia 03/06/2011, sexta-feira;

Devolução das provas pelos examinadores: dia 13/06/2011, segunda-feira;

Divulgação / Publicação no site do Programa dos resultados da Prova Escrita: dia 17/06/2011, com a publicação da Lista dos Aprovados e a respectiva indicação dos projetos, ou seja, dos classificados na primeira etapa, aptos a participarem da segunda etapa (Entrevista);

Reunião da Comissão do Processo Seletivo: 20/06/2011, segunda-feira, a documentação dos candidatos será distribuída aos examinadores pela Comissão do Processo Seletivo;

Divulgação / Publicação no site do Programa do agendamento das Entrevistas, das datas, horários e locais de realização no Campus São Paulo: dia 22/06/2011, quarta-feira;

Agendamento das Entrevistas: dias 27/06, 28/06 e 29/06, a ser publicado no site no Programa no dia 22/06/2011;

Divulgação / Publicação no site do Programa da lista final de candidatos aprovados no Processo Seletivo 2011: 05/07/2011, com as instruções necessárias para a matrícula no Programa;

Definição da data de ingresso do candidato aprovado no Programa: dia 01/08/2011, data a partir da qual se inicia a contagem do prazo regulamentar para a entrega da dissertação em 31/07/2013.

O Programa dispõe de 18 bolsas de estudos, que poderão ser outorgadas aos pós-graduandos ingressantes pelo Processo de Seleção 2011, mediante classificação em Processo Seletivo Especial, para atribuir bolsas aos requerentes, levando em consideração o mérito do projeto a ser desenvolvido.

A CEPG recomendou à Comissão de Seleção requerer dos docentes excertos novos para 2011.

A CEPG homologou o resultado do Exame de Qualificação da pós-graduanda Elizane Henrique de Mecena, realizado dia 25/02/2011, pela Comissão Julgadora composta pelo orientador, Prof. Dr. Marcos Cezar de Freitas; Titular Externo, Profa. Dra. Rita de Cássia Alves Oliveira e Titular Interno, Prof. Dr. Luiz Carlos Novaes: Aprovada por unanimidade.

A CEPG homologou o requerimento de Convalidação de Disciplina / Crédito da pós-graduanda Solange Dias Arantes de Almeida, orientanda da Profa. Dra. Mônica Carolina Miranda (DEPSICOBIO-EPM-UNIFESP, Campus São Paulo - Disciplina: Análise Estatística - Carga horária: 48h - Créditos: 04 - Conceito: C - Instituição: Setor de Estatística Aplicada - Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - Universidade de Federal de São Paulo - SEA-PRPGP-UNIFESP, Campus São Paulo - Período: de ago./2010 a nov./2010.

A CEPG homologou o requerimento para a realização do Exame de Qualificação da pós-graduanda Solange Dias Arantes de Almeida, dia 27/04/2011, com a seguinte composição de Banca Examinadora:

Orientadora: Profa. Dra. Mônica Carolina Miranda - EPM-UNIFESP - Campus São Paulo

Titular Externo: Prof. Dr. Luiz Renato Rodrigues Carreiro - Univ. Presbiteriana Mackenzie - Campus São Paulo

Titular Interno: Profa. Dra. Rosario Silvana Genta Lugli - DP-EFLCH-UNIFESP - Campus Guarulhos

Suplente Externo: Profa. Dra. Cristiana Castanho de Almeida Rocca - HC-FMUSP - Campus São Paulo

Suplente Interno: Maria de Fátima Carvalho - DP-EFLCH-UNIFESP - Campus Guarulhos

O Coordenador do Programa, professor Marcos Cezar, informa da aprovação do credenciamento da Profa. Dra. Maria Célia Leme da Silva, que será comunicada a partir de então como Docente Permanente da Área de Ensino de Matemática.

A professora Márcia Cristina Romero Lopes apresentou à CEPG documentação para requerer o credenciamento no Programa, obtendo desta Comissão o parecer favorável para o encaminhamento do requerimento à Câmara Técnica 3 - Educação e Humanidades, pelo Coordenador do Programa, Prof. Dr. Marcos Cezar de Freitas, dando início, portanto, ao seu Processo de Credenciamento no Programa como Docente Permanente.

Do balanço de pós-graduandos com pendências de Exame de Qualificação, a CEPG sugere o envio de e-mails aos respectivos orientadores, para averiguação dos problemas.

A CEPG aprova a inclusão e publicação no site do Projeto Temático Linguagem e Cognição : processos de aquisição, aprendizagem e ensino, de co-autoria das professoras Claudia Lemos Vóvio e Márcia Cristina Romero Lopes.

Para finalizar, a CEPG confirma o processo de aprovação eletrônica das atas em até 48 horas a partir da expedição do e-mail pela Secretária Acadêmica do Programa.

O Coordenador do PPG em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Prof. Dr. Marcos Cezar de Freitas, agradeceu a participação de todos os presentes e encerrou os trabalhos da CEPG às 12h00. E eu, Maria Oliveira, Secretária Acadêmica do Programa, lavrei esta Ata.

Última atualização em Dom, 01 de Abril de 2012 19:01  

abril/2009