oi Ata da CEPG de fevereiro/2011
 

Pagina Inicial da UNIFESP

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Início Atas da CEPG Ata da CEPG de fevereiro/2011

Ata da CEPG de fevereiro/2011

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CEPG DE 14/02/2011
A Comissão Especial de Pós-Graduação (CEPG) do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência reuniu-se para a Reunião Ordinária do dia 14/02/2011, às 9h15, na sala de reuniões do Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente - CAAA-EPM-UNIFESP, Campus São Paulo, à Rua Botucatu, 715, Vila Clementino, SP-SP.
A Reunião foi presidida pelo Coordenador do Programa, Professor Marcos Cezar de Freitas.
Docentes presentes: Amália Neide Covic, Maria Aparecida Leite Soares, Maria de Fátima Carvalho, Mauro Muszkat, Regina Cândida Ellero Gualtieri, Rosario Silvana Genta Lugli, Sueli Rizzutti, Umberto de Andrade Pinto e Wagner Rodrigues Valente; representante discente: Katerina Volcov.
As justificativas de ausências de docentes foram por mim informadas à CEPG como segue:
Prof. Dr. José Roberto da Silva Brêtas, em virtude do seu período de férias regulamentares;
Profa. Dra. Maria Sylvia de Souza Vitalle, por motivo de ordem familiar;
Profa. Dra. Marisa Frasson de Azevedo, porque, no mesmo dia e horário da CEPG, está presidindo a Comissão Julgadora de Tese de Doutorado de sua orientanda.
Na abertura dos trabalhos, o Coordenador do Programa, Prof. Dr. Marcos Cezar de Freitas, levando em consideração as particularidades do Programa, informou, primeiramente, do encaminhamento de convite ao Coordenador da Área Interdisciplinar (CAInt), Prof. Dr. Arlindo Philippi Jr., para visita ao Programa e reunião de trabalho interno de relevância do ponto de vista político e institucional, cujo convite também será estendido à Profa. Dra. Clarilza Prado de Sousa, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP, os quais também são membros do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior, como representantes de duas grandes áreas do conhecimento, respectivamente, Colégio de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar (Grandes Áreas de Ciências Exatas e da Terra, de Engenharias e Multidisciplinar), e Colégio de Humanidades (Grandes Áreas de Humanas, de Sociais Aplicadas e de Letras e Linguistica e Artes).
O Coordenador informou, ainda, que está no prelo a Coleção / Periódico do Programa, cuja publicação dos três primeiros números está prevista para o final do mês de maio, enfatizando a abertura da Coleção a todos que desejarem enviar artigos para publicação.
Em seguida, na ordem do dia, deu início ao processo de homologação de 17 Bancas Examinadoras dos Relatórios de Qualificação - nível de Mestrado - como seguem:
31/03/2011 - Pós-graduanda Juliana Duarte Carvalho
Orientador: Prof. Dr. Mauro Muszkat
Titular Externo: Profa. Dra. Cléo França Correia
Titular Interno: Profa. Dra. Brasília Maria Chiari
Suplente Externo: Profa. Dra. Claudia Berlim de Mello
Suplente Interno: Profa. Dra. Clara Regina Brandão de Ávila
01/04/2011 - Pós-graduanda Greicy Perretti Poffo (Mestrado)
Orientadora: Profa. Dra. Maria Sylvia de Souza Vitalle
Titular Externo: Isa de Pádua Cintra
Titular Interno: Maria Ignez Saito
Suplente Externo: Anne Lise Dias Brasil
Suplente Interno: Amália Neide Covic
18/04/2011 - Banca Examinadora da pós-graduanda Clarice Soares Carvalhosa
Orientadora: Profa. Dra. Sueli Rizzutti
Titular Externo: Profa. Dra. Rosana Sarmento Brasileiro
Titular Interno: Profa. Dra. Maria Sylvia de Souza Vitalle
Suplente Externo: Profa. Dra. Rose Vaga Patin
Suplente Interno: Amália Neide Covic
08/04/2010 - Banca Examinadora do pós-graduando Luciano Nascimento Corsino
Orientadora: Profa. Dra. Daniela Auad
Titular Externo: Prof. Dra. Marcos Garcia Neira
Titular Interno: Profa. Dra. Maria Sylvia de Souza Vitalle
Suplente Externo: Profa. Dra. Claudia Regina Lahni
Suplente Interno: Profa. Dra. Regina Cândida Ellero Gualtieri
11/04/2011 - Banca Examinadora da pós-graduanda Djenane Martins Oliveira
Orientadora: Profa. Dra. Daniela Auad
Titular Externo: Prof. Dr. José Cerchi Fusari
Titular Interno: Profa. Dra. Regina Cândida Ellero Gualtieri
Suplente Externo: Profa. Dra. Cláudia Regina Lahni
Suplente Interno: Profa. Dra. Rosario Silvana Genta Lugli
08/04/2011 - Banca Examinadora da pós-graduanda Vitoria Tiemi Shimizu
Orientadora: Profa. Dra. Mônica Carolina Miranda
Titular Externo: Prof. Dra. Erasmo Barbante Casella
Titular Interno: Profa. Dra. Carla Cilene Baptista da Silva
Suplente Externo: Profa. Dra. Alessandra Gotuzo Seabra
Suplente Interno: Profa. Dra. Cristina dos Santos Cardoso de Sá
31/03/2011 - Banca Examinadora da pós-graduanda Cristiane Santos Barbosa
Orientadora: Profa. Dra. Regina Cândida Ellero Gualtieri
Titular Externo: Rita de Cássia Alves Oliveira
Titular Interno: Prof. Dr. Umberto de Andrade Pinto
Suplente Externo: Profa. Dra. Luiza Helena da Silva Christov
Suplente Interno: Profa. Dra. Amália Neide Covic
07/04/2011 - Banca Examinadora da pós-graduanda Clariana Rodrigues Ruy
Orientadora: Profa. Dra. Regina Cândida Ellero Gualtieri
Titular Externo: Prof. Dr. Glauco Nunes Souto Ramos
Titular Interno: Prof. Dr. Adalberto dos Santos Souza
Suplente Externo: Prof. Dra. Luiz Gonçalves Junior
Suplente Interno: Profa. Dra. Daniela Auad
14/03/2011 - Banca Examinadora do pós-graduando Caio Augusto Alves
Orientadora: Profa. Dra. Rosario Silvana Genta Lugli
Titular Externo: Profa. Dra. Vivian Batista da Silva
Titular Interno: Prof. Dr. Luiz Carlos Novaes
Suplente Externo: Profa. Dra. Maria Rita Aprile
Suplente Interno: Profa. Dra. Célia Maria Benedicto Giglio
27/04/2011 - Banca Examinadora da pós-graduanda Vera Lucia Lima Ladeira
Orientadora: Profa. Dra. Sueli Rizzutti
Titular Externo: Profa. Dra. Ana Lucia de Moraes Horta
Titular Interno: Prof. Dr. Mauro Muszkat
Suplente Externo: Profa. Dra. Monica Haydee Galano
Suplente Interno: Prof. Dr. José Roberto da Silva Brêttas
12/04/2011 - Banca Examinadora da pós-graduanda Mirtes Salatier Romão
Orientadora: Profa. Dra. Maria Sylvia de Souza Vitalle
Titular Externo: Profa. Dra. Daniela Auad
Titular Interno: Profa. Dra. Maria Ignez Saito
Suplente Externo: Profa. Dra. Amélia Maria Jarmendia
Suplente Interno: Prof. Dr. José Roberto da Silva Brêtas
17/03/2011 - Banca Examinadora da pós-graduanda Simone Silveira da Mota
Orientador: Prof. Dra. José Roberto da Silva Brêtas
Titular Externo: Profa. Dra. Tania Maria Aiello Vaisberg
Titular Interno: Prof. Dr. Renato Nabas Ventura
Suplente Externo: Profa. Dra. Maria de Fatima Dias
Suplente Interno: Profa. Dra. Maria Sylvia de Souza Vitalle
24/03/2011 - Banca Examinadora da pós-graduanda Deise Fernandes do Nascimento
Orientador: Prof. Dr. Marcos Cezar de Freitas
Titular Externo: Profa. Dra. Luzia de Fátima Baierl
Titular Interno: Prof. Dr. Janes Jorge
Suplente Externo: Profa. Dra. Mitsuko Aparecida Makino Antunes
Suplente Interno: Profa. Dra. Rosario Silvana Genta Lugli
04/04/2011 - Banca Examinadora da pós-graduanda Elisangela dos Anjos Paula Vieira
Orientadora: Profa. Dra. Maria de Fátima Carvalho
Titular Externo: Prof. Dra. Carlos Bandeira de Mello Monteiro
Titular Interno: Profa. Dra. Maria Aparecida Leite Soares
Suplente Externo: Profa. Dra. Roberta Galasso Nardi
Suplente Interno: Prof. Dra. José Carlos Galvão Lemos
04/04/2011 - Banca Examinadora da pós-graduanda Gisele Recco Tendeiro
Orientadora: Profa. Dra. Maria de Fatima Carvalho
Titular Externo: Profa. Dra. Ana Lúcia Horta Nogueira
Titular Interno: Prof. Dr. Clécio dos Santos Buzen Junior
Suplente Externo: Profa. Dra. Soraya Maria Romano Pacífico
Suplente Interno: Profa. Dra. Regina Cândida Ellero Gualtieri
18/04/2011 - Banca Examinadora da pós-graduanda Zilma de Cássia Soares Saibro da Silva
Orientadora: Profa. Dra. Maria Aparecida Leite Soares
Titular Externo: Prof. Dr. José Geraldo Silveira Bueno
Titular Interno: Prof. Dr. Marcos Cezar de Freitas
Suplente Externo: Profa. Dra. Eloisa Famá D'Antonio
Suplente Interno: Profa. Dra. Amália Neide Covic
25/04/2011 - Banca Examinadora da pós-graduanda Regiane Dias Bertolini
Orientadora: Profa. Dra. Maria Aparecida Leite
Titular Externo: Profa. Dra. Paula Perin Vicentini
Titular Interno: Profa. Dra. Maria de Fátima Carvalho
Suplente Externo: Profa. Dra. Marieta Gouvêa de Oliveira Penna
Suplente Interno: Profa. Dra. Rosario Silvana Genta Lugli
Uma vez homologadas, a composição das Bancas Examinadoras permanecem inalteradas até a data do exame, sendo admitido, todavia, que os suplentes assumam os lugares nas Comissões Julgadoras, caso os titulares justifiquem com antecedência a eventual impossibilidade de participação na data programada; a Secretaria do Campus Guarulhos deverá ser informada, também, com antecedência, para a substituição do rol de documentos necessários para o dia do exame.
A CEPG apontou a necessidade de reformulação dos formulários, pela falta de campos específicos para o preenchimento de informações fundamentais do processo de qualificação.
O Coordenador comentou sobre a necessidade de preenchimento nos requerimentos dos nomes completos dos membros da Banca Examinadora, bem como das respectivas instituições de origem, identificando, ainda, titulação mínima de doutorado para todos os membros, sendo tais informações fundamentais para envio de carta convite, preparação dos documentos para o dia do exame (declarações e atas, p.e.), publicação no Calendário de Eventos do Programa, atualizações dos respectivos currículos Lattes, solicitação de transporte, se necessário, dentre outros procedimentos.
Com ênfase nos trâmites do processo de qualificação dos pós-graduandos, o Coordenador respondeu à CEPG que nos formulários reformulados as informações deverão ser preenchidas de tal forma que a CEPG tenha total conhecimento das condições de realização dos exames e defesas, indicando, até, hora e local previamente reservado para a realização do evento, haja vista a grande demanda por espaços ao longo do Ano Letivo.
Para todos os membros das Comissões Julgadoras dos Exames realizados até a data desta CEPG, o Coordenador autorizou-me a enviar por e-mail as respectivas declarações e cartas de agradecimento pelas participações, porém, com as autenticações necessárias, cujo arquivo eletrônico será providenciado com brevidade pela Sra. Lilian, secretária da diretoria no Campus Guarulhos.
Para os exames e defesas realizados doravante, o Coordenador confirmou à CEPG que todos os participantes das Comissões Julgadoras receberão no mesmo dia os documentos comprobatórios das participações, que a Secretaria de Pós-Graduação do Campus Guarulhos preparará com antecedência, razão dos reiterados pedidos do completo preenchimento dos requerimentos administrativos.
Atenção especial deverá ser dada à formação de um Cadastro de Docentes da Secretaria de Pós-Graduação do Campus Guarulhos, o que facilitará enormemente os contatos para envio de correspondências, sobretudo, cartas convites, relatórios e dissertações, principalmente, e, que, para as finalidades específicas do Programa, ficará à disposição do quadro de docentes e funcionários do Programa, razão pela qual aos docentes será solicitado o preenchimento de um formulário específico para este Cadastro.
Os procedimentos para o Processo Seletivo 2011 foram iniciados pela Vice-Coordenadora do Programa, Profa. Dra. Rosário Silvana Genta Lugli, pela experiência acumulados nos processos seletivos anteriores.
A publicação no site do Processo Seletivo 2011 será feita a partir da segunda quinzena do mês de abril, com a indicação, p.e., da quantidade de vagas no total e por orientador, das etapas do processo seletivo, das datas, horários e locais de sua realização, dentre outras informações.
O Processo Seletivo 2011 contemplará prova escrita, que selecionará pela linha de pesquisa, e entrevista, que selecionará pelo projeto de pesquisa.
Os candidatos aprovados no Processo Seletivo 2011 ingressarão no Programa dia 01/08/2011.
Para organizar, planejar o Processo Seletivo 2011, foi definida a Comissão do Processo Seletivo 2011, que terá em sua composição três docentes do Programa:
Profa. Dra. Rosário Silvana Genta Lugli
Prof. Dr. Wagner Valente Rodrigues
Profa. Dra. Amália Neide Covic
Acerca das Bolsas de Mestrado concedidas pelo Programa, o Coordenador comunicou que, uma vez que o Programa têm vinculações com o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - Reuni, e este encerra-se em 2012, consequentemente, encerram-se também em 2012 as concessões de bolsas do período; portanto, espera-se para 2013 novos critérios de concessão de bolsas, provavelmente pelo desempenho acadêmico.
Em 2012 existe a possibilidade de criação do nível de doutorado, se o Programa obtiver nota 4 na atual avaliação da Capes, ponderou o Coordenador.
O professor Marcos Cezar comunica à CEPG da necessidade de urgente atualização do Lattes, em virtude dos trabalhos em andamento para o sistema de avaliação da Capes - Coleta Capes; pede aos docentes que disponham de algum tempo para agendar comigo um horário para os trabalhos que dependem da presença do docente.
Informa, ainda, que estará ausente em 14/03/2011, cuja reunião da CEPG será presidida pela Vice-Coordenadora, professora Rosario Silvana Genta Lugli.
Da CEPG, o professor Marcos Cezar levará à Câmara Técnica 3 - Educação e Humanidades, com reunião agendada para o dia 20/03/2011, a proposição do Processo de Proficiência contemplado pelos idiomas Inglês, Francês e Espanhol.
O professor Wagner apresentou parte da documentação para o credenciamento da Profa. Dra. Maria Celia Leme da Silva, que será transitado na Câmara Técnica 3 - Educação e Humanidades.
O representante do Campus Guarulhos na Comissão do Plano de Aperfeiçoamento Didático - PAD, Prof. Dr. Umberto de Andrade Pinto, pede aos orientadores que instruam a Turma de 2009 a cumprirem a segunda etapa do PAD, inscrevendo-se nas disciplinas de graduação credenciadas na Prograd para esta finalidade.
Professor Umberto, a partir do levantamento da quantidade de pós-graduandos que prescindem do Certificado PAD para concluir o Mestrado, sobretudo, da Turma de 2009, concluiu da necessidade de mais vagas ainda este semestre, razão pela qual perguntou à CEPG se haveria docentes responsáveis por disciplinas que teriam disponibilidade para receber pós-graduandos em estágio PAD.
O Coordenador, professor Marcos Cezar, se dispôs a credenciar sua disciplina, e, também foi sugerido os nomes das professoras Claudia Vóvio e Márcia Romero como possíveis interessadas no credenciamento das respectivas disciplinas, porém, a serem consultadas.
A novidade institucional informada pelo professor Marcos Cezar é a possibilidade de o Programa participar do processo de consolidação do Campus Itaquera (Zona Leste) por meio da oferta de Cursos de Extensão, que é a especificidade daquele Campus, o qual se constitui como um excelente observatório de políticas de condições de vida.
Comentou, ainda, que as atividades de extensão são incisivas para o sistema de avaliação da Capes, e, consequentemente, altamente recomendadas aos docentes do Programa, indicando, inicialmente, as professoras Maria de Fátima e Cidinha, em virtude das suas competências e habilitações, como possíveis responsáveis pela realização de cursos de extensão naquele Campus, tendo em vista tanto o perfil dos habitantes da região e de seu entorno, como as boas instalações atualmente oferecidas pelo Sesc, enquanto durarem as obras de construção no terreno recentemente adquirido pela Unifesp para o Campus Itaquera.
Para finalizar, a CEPG definiu o processo eletrônico de aprovação de atas em até 48 horas a partir da expedição do e-mail pela Secretária Acadêmica do Programa.
O Coordenador do PPG em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Prof. Dr. Marcos Cezar de Freitas, agradeceu a participação de todos os presentes e encerrou os trabalhos da CEPG às 12h30. E eu, Maria Oliveira, Secretária Acadêmica do Programa, lavrei esta Ata.
Última atualização em Dom, 11 de Março de 2012 18:52  

abril/2009