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Ata da CEPG de dezembro/2010

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CEPG DE 13/12/2010

A Comissão Especial de Pós-Graduação (CEPG) do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência reuniu-se para a Reunião Ordinária do dia 13 de dezembro de 2010, às 9h15, na sala de reuniões do Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente - CAAA-EPM-UNIFESP, Campus São Paulo, à Rua Botucatu, 715, Vila Clementino, SP-SP.

A Reunião foi presidida pelo Coordenador do Programa, Professor Marcos Cezar de Freitas.

Docentes presentes: Amália Neide Covic, Claudia Lemos Vóvio, José Roberto da Silva Brêtas, Márcia Cristina Romero Lopes, Maria Aparecida Leite Soares, Maria Sylvia de Souza Vitalle, Mônica Carolina Miranda, Regina Cândida Ellero Gualtieri, Sueli Rizzutti e Umberto de Andrade Pinto; representante discente: Katerina Volcov.

A justificativa para a ausência da vice-coordenadora do Programa, professora Rosario Silvana Genta Lugli, por motivo de saúde, foi apresentada pela professora Regina Gualtieri.

Ao abrir os trabalhos, o Coordenador apresentou-me ao Colegiado como a Secretária Acadêmica do Programa e a partir daquele momento assume a administração do site, a normatização / padronização de procedimentos / expedientes administrativos, acompanhamento de atividades diretamente vinculadas à formação dos pós-graduandos (Unidades de Campo e PAD, p.e.), encaminhamento de exames de qualificações e defesas de dissertação, transmissão de informações da coordenação do Programa, tanto aos docentes como aos pós-graduandos, comunicação dos eventos essenciais do Programa, como período de matrícula, início das aulas e quadro de horários / disciplinas, e, doravante, a redigir as atas das reuniões da CEPG.

A professora Maria Sylvia informou da viagem no período de 29/11/2010 a 01/12/2010 à sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, em Brasília, para representar o Coordenador do Programa na 4ª Reunião Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação Interdisciplinares - 4ª ReCoPI, comentando, inicialmente, jamais ter participado de reunião científica de dinâmica tão singular, e, cuja temática, em sua opinião, importa diretamente ao Programa e a todos os envolvidos com a Interdisciplinaridade.

Dentre as muitas questões abordadas pela 4ª. ReCoPI, a professora Maria Sylvia destacou a discussão sobre os critérios de avaliação da produção científica dos programas interdisciplinares como segue:

. um dos desafios da Interdisciplinaridade é fazer colaborar disciplinas que trabalham questões concretas, práticas e materiais da realidade com outras que trabalham com dimensões não tão palpáveis, imateriais e conceituais; trazendo a discussão para a Educação e a Saúde, o desafio intelectual é fazer colaborar esses dois grandes universos da análise do real, para que juntas possam criar no futuro mais instrumentos que possibilitem pensar a complexidade da sociedade moderna; ainda é necessário se entender o que é um curso interdisciplinar, quais os parâmetros de avaliação, quais os requisitos para ter um periódico Qualis, conforme o Coordenador da Área Interdisciplinar (CAInt), Prof. Dr. Arlindo Philippi Jr.;

. a Àrea Interdisciplinar, que faz parte da Grande Área Muldisciplinar da Capes, foi criada há dez anos, período no qual se aperfeiçoaram os critérios de avaliação da produção científica muito específica interdisciplinar e houve modificações e aprimoramentos do sistema de avaliação;

. mas tais critérios ainda não contemplam amplamente toda a produção científica interdisciplinar; além da Qualis periódicos, o coordenador da Área Interdisciplinar, Prof. Dr. Arlindo Philippi Jr., considerou a necessidade de aperfeiçoamento e classificação de livros, do sistema de avaliação de eventos e a produção técnica e tecnológica dos programas de pós-graduação, como patentes, processos produtivos etc;

. do Programa Educação e Saúde, a questão que aflora está diretamente relacionada com essa discussão, porque, nas áreas envolvidas, ou seja, Educação e Medicina, as revistas têm parâmetros específicos de avaliação e, consequentemente, uma determinada avaliação; indo para a Área Interdisciplinar, como ficaria essa avaliação, quais seriam os parâmetros?

. o Prof. Arlindo Philippi Jr. destacou como uma das metas da CAInt a realização de seminários e workshops na Capes e nas regiões com temáticas que envolvem a multidisciplinaridade e interdisciplinaridade como concepção de método de produção de conhecimento no país; destacou, ainda, como uma das metas importantíssimas da CAInt, ter recursos humanos qualificados e classificados com perfil diferente daqueles tradicionais;

. durante a 4ª. ReCoPI, enfatizou-se a necessidade de que os eventos tenham peso para os respectivos programas, sobretudo, que tenham caráter muldisciplinar.

Da narrativa da professora Maria Sylvia de questões tão fundamentais da Interdisciplinaridade, o professor Marcos Cezar manifestou a intenção de convidar o professor Arlindo Philippi Jr. para nos visitar e proferir uma palestra na UNIFESP sobre os principais metas e desafios da Área Interdisciplinar para os próximos dez anos, concedendo-nos, se possível, uma reunião com todos os docentes do Programa, de modo a esclarecer as principais dúvidas dos docentes.

A professora Marcia Romero comunicou a realização do I Encontro sobre a Linguagem da Criança - Sentido, Corpo e Discurso, nos dias 1, 2 e 3/12/11 na EFLCH - Campus Guarulhos, cuja proposta e programação interdisciplinar reuniram cerca de 130 pessoas de perfil interdisciplinar, com diálogo inovador na área da Saúde e Educação, incluindo nas discussões médicos pediatras, professores da Educação Infantil (anos iniciais da formação escolar). Questões inovadoras foram tratadas durante os três dias do Encontro, algumas sequer têm publicações, como o bilinguismo e a aquisição da escrita, cujos resultados positivos estão contemplados pelo caráter interdisciplinar do Programa.

A professora Claudia Vóvio considerou importante a iniciativa de juntar grupos de pesquisa para a realização de estudos longitudinais, contribuindo, p.e., para a maior visibilidade do Programa nos próximos dez anos.

Concluindo a narrativa sobre o Encontro, a professora Marcia Romero sublinhou a realização de estudo longitudinal com grupo de estudo da Unesp de Araraquara (SP).

A CEPG homologou a Convalidação de Disciplina / Créditos realizada pela pós-graduanda Katerina Volcov (Mestrado), orientanda do Prof. Dr. José Roberto da Silva Brêtas (EPE-UNIFESP, Campus São Paulo) - Disciplina: Seminário de Estudos sobre Representações Sociais - Carga horária: 60h - Créditos: 05 - Conceito: 10,00 (A) - Instituição: Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Campus Vila Clementino - Período: de ago./2010 a nov./2010.

A CEPG homologou Bancas Examinadoras para a realização dos Exames de Qualificação nas datas como seguem:

. 17/12/210: Junia Aparecida Laia da Mata (Mestrado) - Orientadora: Profa. Dra. Tatiana Savoia Landini (EFLCH-UNIFESP, Campus Guarulhos);

. 20/12/2010: Martha Lucia Cabrera Ortiz Ramos (Mestrado) - Orientadora: Profa. Dra. Tatiana Savoia Landini (EFLCH-UNIFESP, Campus Guarulhos;

. 24/02/2011: Katerina Volcov (Mestrado) - Prof. Dr. José Roberto da Silva Brêtas (EPE-UNIFESP, Campus São Paulo);

. 25/02/2011: Elizane Henrique de Mecena (Mestrado) - Orientador: Prof. Dr. Marcos Cezar de Freitas (EFLCH-UNIFESP, Campus Guarulhos).

. Para o encaminhamento dos Relatórios de Qualificação, o professor Marcos Cezar definiu procedimentos para sistematizar o processo como seguem:

. padronização de formulários para o pós-graduando requerer o exame, que deverá conter necessariamente os dados completos do pós-graduando e, principalmente, da Banca Examinadora (nome completo do professor doutor, telefone, e-mail e instituição que está vinculado); incluindo um formulário específico para convalidação de disciplinas, ambos com o parecer e assinatura do orientador;

. disponibilização desses e de todos os demais formulários no site do Programa;

. do menu do site, adição de uma categoria para qualificações aprovadas;

. do site, organização e centralização de todos os formulários e informações necessárias ao encaminhamento das questões administrativas e acadêmicas, do pós-graduando, do . orientador, de todos os docentes do Programa, dos funcionários e   demais interessados em conhecer os conteúdos do Programa

O professor Marcos Cezar, considerando que a primeira turma do Programa vai defender a dissertação de mestrado até 31/07/2011, devendo, portanto, se qualificar até 30/04/2011 (no mínimo três meses antes da data da defesa - 90 dias), solicitou, ainda, a consolidação e comunicação no site do Programa de todas as informações do processo de qualificação dos pós-graduandos, passo a passo.

Assim sendo, o pós-graduando que pretende requerer o exame de qualificação deverá, em primeiro lugar, ter em mente as DATAS DAS CEPG's, cujas reuniões acontecem toda segunda segunda-feira de cada mês, conforme está indicado no Calendário de Eventos e Atividades do Programa.

Exemplo n. 1 : CEPG 14/02/2011

. para o requerimento de homologação de Banca Examinadora do Exame de Qualificação ser apreciado na reunião de 14/02/2011, o pós-graduando deverá depositá-lo na Secretaria de PG do Campus Guarulhos, juntamente com os exemplares do Relatório de Qualificação, dia 07/02/211, ou seja, 5 dias úteis antes da CEPG (tempo necessário para a conferência, programação da pauta e encaminhamento à CEPG, cujas reuniões frequentemente acontecem no Campus São Paulo);

. uma vez homologado o exame de qualificação, a Secretaria de Pós-Graduação precisa de pelo menos 5 dias úteis para processar a expedição dos relatórios aos membros da Banca Examinadora (este tempo é necessário porque esse trabalho acontece simultaneamente com muitos outros da secretaria);

. uma vez expedido o Relatório à Banca Examinadora pela Secretaria de Alunos (anexando carta convite em cada Relatório), esta terá 30 dias úteis para fazer a leitura e avaliação (correspondência registrada); portanto, a data provável do exame de qualificação seria a partir de 01/04/2011 - inclusive - (c/excessões circunscritas à 1ª. Turma - 2009).

Exemplo n. 2 : CEPG de 14/03/2011

2.1) PÓS-GRADUANDO (40 dias ÚTEIS antes do exame): até 07/03/11 - depositar requerimento e respectivo Relatório de Qualificação (4 cópias) na Secretaria da Unidade Sede do Programa - Campus Guarulhos (observar o preenchimento completo do formulário, com nome completo, meios de contato e instituição de todos os membros da Banca Examinadora);

2.2) SECRETARIA PG CAMPUS GUARULHOS: de 07 a 11/03/11 (cinco dias ÚTEIS) - processamento da documentação para a CEPG, Campus São Paulo, incluindo envio pelo malote, que leva pelo menos dois dias;

2.3) CEPG (35 dias ÚTEIS antes do exame): dia 14/03/11 - homologação da Banca Examinadora do Exame de Qualificação durante a Reunião da CEPG (registro em ata);

2.4) SECRETARIA PG CAMPUS GUARULHOS: de 14/03 a 18/03/11 (cinco dias ÚTEIS) - processamento da documentação e expedição dos exemplares dos Relatórios (acompanhados de cartas convites), o mais rápido possível, a cada um dos membros da Banca Examinadora (Comissão de Qualificação), por correspondência registrada e/ou Sedex;

2.5) SECRETARIA PG GUARULHOS: de 03/04 a 08/04/11 (cinco dias ÚTEIS) - providenciar o agendamento da sala para o exame de qualificação (equipada c/ferramentas didáticas usuais) e o transporte da Comissão Julgadora, ocasião em que deverá, também, confirmar o recebimento dos relatórios pelo correio;

2.6) COMISSÃO JULGADORA (40 dias ÚTEIS após entrega do Relatório na Secretaria de PG): 29/04/11 - exame e avaliação do Relatório de Qualificação, conforme determina o Regimento do Programa (observar que os nomes dos professores devem ser consultados pelo orientador sobre a data do exame e indicados no requerimento há 40 dias, ou seja, no momento do depósitos do Relatório de Qualificação na Secretaria de PG do Campus Guarulhos; notar, ainda, que no exemplo utilizado, na data agendada para realização do exame, não foram computados os feriados - os feriados e emendas também não são considerados dias úteis - porque não há expediente nas secretarias de alunos e pós-graduandos; antes de fazer a contagem de dias ÚTEIS, a recomendação é a de consultar o Calendário de Feriados para o ano de 2011 na UNIFESP em seus respectivos campus);

2.7) SECRETARIA PG GUARULHOS: antes do início dos trabalhos, entregar ao orientador o formulário para o preenchimento da Ata do Exame de Qualificação e ficar de prontidão durante o tempo de realização do exame, cerca de duas horas, caso a Comissão Julgadora solicite algum atendimento; ao final dos trabalhos, receber do professor orientador a Ata preenchida e assinada pela CJ, e, ainda, entregar a declaração de participação como membro da CJ; o conceito atribuído ao pós-graduando deverá ser registrado no Histórico Escolar e a Ata deverá ser encaminhada à CEPG para homologação do resultado e, por último, enviada à Secretaria de PG de Guarulhos, para ser arquivada no Livro de Atas do Programa; deve-se observar que apenas o pós-graduando e a CJ devem permanecer na sala durante a realização do exame, pois as sessões não são públicas (somente defesas de dissertações e/ou teses são públicas); note-se, ainda, que a sala reservada para o exame deverá estar equipada com as ferramentas didáticas normalmente utilizadas em sala de aula, incluindo Datashow, cuja utilização ficará a critério da CJ.

O professor Marcos Cezar fez, ainda, algumas recomendações quanto à elaboração do Relatório de Qualificação, cujo conteúdo deve conter:

. 1ª. parte: sumário e introdução bem fundamentada;

. 2ª. parte: primeiro capítulo da dissertação em estágio bem avançado, preferencialmente concluído, demonstrando capacidade de redação;

. 3ª. parte: proposta de finalização da dissertação, indicando o que pretende fazer para concluir a dissertação, considerando o tempo de conclusão e a produção final do texto;

. 4ª. parte: referências bibliográficas.

O professor Marcos Cezar novamente enfatiza a necessidade de padronização de processos administrativos para a ampla circulação dos encaminhamentos acadêmicos, como a realização dos Exames de Qualificação e Defesas de Dissertações, p.e.

A professora Regina Gualtieri teve aprovada pela CEPG a proposta de grade curricular para o 1º. Semestre Letivo de 2011, cujo Quadro de Disciplinas / Horários será encaminhado para publicação no site do Programa.

Algumas disciplinas passaram por mudanças de categoria como seguem:

. Desenvolvimento, Deficiências e Transtornos da Comunicação: mudou de Disciplina Obrigatória (DO) para Disciplina Optativa (DOP);

. Processo de Escolarização de Crianças e Adolescentes Gravemente Enfermos : um programa de investigação: mudou de Seminário de Estudos Avançados (SEA) para Disciplina Optativa (DOP);

. Adolescência e o Uso de Álcool e Outras Drogas : detecção, prevenção e intervenção: mudou de Disciplina Optativa (DOP) para Seminário de Estudos Avançados (SEA).

As Atividades de Campo serão requeridas em formulários diferenciados por Saúde e por Educação, e o pós-graduando providenciará o requerimento para uma ou outra área do Programa, a critério do orientador.

O que justificará a escolha da Instituição credenciada para a realização da Atividade de Campo (AC) é o Projeto de Pesquisa, o qual, sendo predominante na área da Saúde, o pós-graduando fará a AC na área da Educação, e vice-versa.

As Atividades de Campo realizadas pelos pós-graduandos serão 100% convalidadas pela CEPG.

As equivalências, uma vez aceitas pela CEPG, que sejam plenas.

O 1º. Semestre Letivo de 2011 terá início em 14/03/2011 e terminará em 30/06/2011.

O período de matrícula em disciplinas será a semana de 14/02/2011 a 18/2/2011.

O Coordenador informa, ainda, da formalização das Câmaras Técnicas que normatizam os critérios para credenciamento de novos orientadores nos Programas de Pós-Graduação relacionados às diversas subáreas do campo das Humanidades; a Câmara Técnica 3 - Educação e Humanidades, que tem vigência plena, cuja tabela de pontuação todo professor poderá consultar para saber se tem condições de pleitear o credenciamento ao Programa, de acordo com a tabela aprovada na CPG de 23/06/2010, devendo-se ponderar, contudo, que não convém aos PPG's crescerem excessivamente na quantidade de docentes, porém, do mesmo modo, não convém ficarem restritos aos quadros iniciais de docentes.

Aos docentes, o Coordenador solicita o envio à professora Claudia Vóvio dos textos para publicação da Coleção Educação e Saúde, o mais breve possível, preferencialmente no mês de janeiro de 2011.

Por último, professor Marcos Cezar reitera seu pedido para a reestruturação organização do site do Programa, de modo a comunicar aos que o visitam todos os Atos da CEPG, Calendário Acadêmico, Quadro de Disciplinas / Horários, ementas, período de matrícula em disciplinas, processos seletivos, esclarecimentos, informações, notícias, eventos, projetos de pesquisa em andamento e etc.

Finalmente, o Coordenador do PPG em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Prof. Dr. Marcos Cezar de Freitas, agradece a cooperação de todos e presenças na última reunião do ano, fechando os trabalhos da CEPG às 13h15. E eu, Maria Oliveira, Secretária Acadêmica do Programa, lavrei esta Ata.


Última atualização em Dom, 01 de Abril de 2012 19:12  

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