Em 2003, a Reitoria da Unifesp iniciou parceria com o Vereador Carlos Gianazzi, Diretor Licenciado da Escola Municipal Miguel Vieira Ferreira para implementar ações educacionais destinadas à melhorar as condições de vida da população pobre da região. A primeira atividade foi o "CURSO DE APROVEITAMENTO EDUCACIONAL AO MERCADO DE TRABALHO".

A partir dos resultados obtidos percebemos a necessidade de criar um projeto com maior durabilidade e com um conteúdo programático mais elaborado, tendo o foco a empregabilidade.

Nasce, então o "Projeto de Integração e Reintegração do Adolescente, Jovem e Adulto para e Desenvolvimento Ocupacionall" – PIRADO.

No escopo do Projeto está o curso: Capacitação e Profissionalização para o Mercado de Trabalho (adotado com este nome até 2014) e a partir de 2015 Desenvolvimento de Competências para Atuação no Mundo do Trabalho, credenciado na Pró-Reitoria de Extensão da Unifesp como uma ação de extensão universitária

Em 2015 a carga horária do curso é de 88 horas.