Orientadores - PPGEE


Cinthia Aguirre Brasileiro - PPGEE

Área de Ensino e Pesquisa

Tenho experiência na área de ecologia, com ênfase em biogeografia, atuando principalmente nos seguintes temas: cerrado, mata atlantica, herpetofauna, biogeografia de ilhas, taxonomia de anfibios, filogeografia.


Cléo Alcântara Costa Leite - PPGEE

Área de Ensino e Pesquisa

Nosso país é único em diversidade ambiental e faunística. Essa característica nos da acesso a modelos experimentais únicos para analisar, com propriedade, questões fundamentais das relações entre individuo e meio. Minha linha de pesquisa visa entender os mecanismos funcionais e pressões seletivas por trás da plasticidade fisiológica dos animais. Utilizo uma abordagem integrativa, onde diversos parâmetros biológicos e ambientais são investigados simultaneamente para abordar tal interação individuo x ambiente. Tenho especial interesse nos mecanismos para manutenção da homeostase sob condições ambientais adversas e comportamentos extremos, principalmente em vertebrados ectotermos



Cristiano Feldens Schwertner - PPGEE

Área de Ensino e Pesquisa

Estudos sobre a classificação, biogeografia e evolução dos insetos heterópteros (Insecta: Hemiptera) com ênfase nos pentatomídeos relacionados a plantas cultivadas, baseados em diferentes tipos de caracteres (por ex. morfologia comparada de adultos e imaturos, dados moleculares, relações com plantas-hospedeiras, etc…). Também tenho interesse e desenvolvo estudos faunísticos sobre a diversidade do grupo e suas conseqüências em ambientes naturais e modificados (por ex. agroecosistemas).



Danilo Boscolo - PPGEE

Área de Ensino e Pesquisa

Formação nas áreas de Ecologia de Paisagens e Modelagem Ecológica com enfase em modelos espacialmente explícitos. Principais interesses de pesquisa compreendem o estudo dos efeitos da variação da estrutura da paisagem e conectividade funcional sobre a biodiversidade, processos e interações ecológicas, modelagem ecológica e aplicações gerais da Ecologia de Paisagens e Biologia da Conservação.



Décio Luis Semensatto Junior - PPGEE

Área de Ensino e Pesquisa

Ecologia de comunidades de microrganismos aquáticos (foraminíferos e tecamebas) e análise da qualidade da água e de bioindicadores ambientais.



Edson Aparecido Adriano - PPGEE

Área de Ensino e Pesquisa

Na área de pesquisa atuei na taxonomia de protozoários parasitos animais silvestres (Eimeriidae e Haemoproteidae). Atualmente tenho me dedicado ao estudo de parasitos de peixes de ambiente natural e de sistemas de criação, com ênfase para o filo Myxozoa, envolvendo estudos de sistemática, epidemiologia, e da interação parasito-hospedeiro.



Eliana Rodrigues - PPGEE

Área de Ensino e Pesquisa

Etnobotânica - Estudos que registram e analisam a manipulação de plantas ou produtos vegetais por diferentes culturas com finalidades diversas.
Etnofarmacologia - Estudos que registram e analisam o uso que certas culturas fazem, ou fizeram, dos recursos naturais disponíveis em seu ambiente (plantas, animais, fungos e minerais), com fins medicinais ou tóxicos.



Fábio Sarubbi Raposo do Amaral - PPGEE

Área de Ensino e Pesquisa

Minha linha de pesquisa envolve a intersecção das diciplinas de biologia evolutiva, ornitologia e genética.
Tenho como principal interesse o estudo de padrões e processos evolutivos utilizando aves neotropicas como modelo, tanto em escala populacional como interespecífica.



Gustavo Muniz Dias - PPGEE

Área de Ensino e Pesquisa

Meu objetivo de pesquisa é compreender através de experimentação em grupo,
1) Como fatores abiótico e bióticos estruturam comunidades incrustantes marinhas gerando e mantendo a biodiversidade, e
2) As consequências evolutivas da plasticidade fenotípica e efeitos maternais em organismos incrustantes marinhos.



João Alexandrino - PPGEE

Área de Ensino e Pesquisa

A minha linha de pesquisa é em biogeografia evolutiva, procurando primeiro compreender a distribuição geográfica de linhagens evolutivas (Filogeografia), e o seu contexto ecológico (Macroecologia: modelagem de nicho ecológico). Estes são apenas pontos de partida para examinar hipóteses sobre mecanismos evolutivos que expliquem como acontece a diversificação biológica.



José Eduardo de Carvalho - PPGEE

Área de Ensino e Pesquisa

Os organismos possuem uma estreita relação com as condições do ambiente em que vivem. Neste contexto, diversos aspectos da fisiologia dos animais estão intimamente relacionados com os limites de sobrevivência e, consequentemente, com a viabilidade de uma população em um determinado ambiente. O objetivo central de minha de pesquisa é entender o significado adaptativo (e evolutivo) dos mecanismos fisiológicos responsáveis pelos ajustes metabólicos frente a diversas situações como, por exemplo, nas mudanças sazonais, no estado nutricional ou na atividade física. Para tal, procuro utilizar uma abordagem comparativa e integrativa, em diferentes níveis de abordagem (ecológico, organismal e celular), utilizando principalmente animais ectotermos como modelos de estudo. Em linhas gerais, os projetos em curso no laboratório procuram avaliar as influências do ambiente e do modo de vida sobre o metabolismo energético e sobre a capacidade para a atividade.



Kátia Cristina M. Pellegrino - PPGEE

Área de Ensino e Pesquisa

Minha área de formação é a Genética Evolutiva e tenho atuado em pesquisas sobre citogenética e sistemática molecular de lagartos. Minhas áreas de interesse incluem também a filogeografia e biogeografia histórica de grupos selecionados da herpetofauna Neotropical. Os estudos que desenvolvo visam compreender aspectos da evolução cromossômica com contribuição à citotaxonomia, descrever padrões de diversidade genética das linhagens e entender os processos evolutivos responsáveis pela origem dessa diversidade.



Marcelo Nogueira Rossi - PPGEE

Área de Ensino e Pesquisa

Como pesquisador, atuei principalmente na área de Ecologia de Populações, especificamente nos seguintes temas: ecologia das interações predador-presa, hospedeiro-parasitóide e animal-planta. Atualmente, interessam-me projetos direcionados ao estudo dos processos que explicam determinados padrões de abundância, de distribuição e de diversidade de insetos predadores de sementes.



Maria Beatriz Rossi Caruzo - PPGEE

Área de Ensino e Pesquisa

Estudos sobre a morfologia, classificação, história evolutiva e biogeografia de Angiospermas, com ênfase nos grupos neotropicas de Euphorbiacea. Levantamentos florísticos regionais.





Marielle Cristina Schneider - PPGEE

Área de Ensino e Pesquisa

Evolução cromossômica em Arachnida.
As análises citogenéticas realizadas nos Aracnídeos (aranhas, escorpiões e opiliões) visam caracterizar os cromossomos mitóticos e meióticos, através de técnicas de coloração convencional, molecular e ultra-estrutural, com o objetivo de entender:
1) Os mecanismos evolutivos relacionados com a diversidade intra e interespecífica de número diplóide, sistemas cromossômicos sexuais e de regiões cromossômicas específicas;
2) Os processos responsáveis pela variabilidade genética, principalmente nos escorpiões;
3) A organização molecular dos cromossomos.



Maurício Talebi Gomes - PPGEE

Área de Ensino e Pesquisa

Padrões e Processos Ecológicos, Primatologia e Biologia da Conservação.

Área de Atuação:
Pesquisa em Primatologia a fim de gerar dados que subsidiem a criação e execução de políticas públicas e programas de conservação das espécies em remanescentes naturais da Mata Atlântica do Sudeste do Brasil, visando garantir a proteção dos mananciais de água potável para as populações humanas do Estado de São Paulo.

Áreas específicas de pesquisa:
Ecologia de Primatas , Ecologia Sensorial, Ecologia Comportamental, Distribuição Geográfica, Demografia, Conservação In Situ/ Ex-Situ, Conservação de Espécies.



Ricardo J. Sawaya - PPGEE

Área de Ensino e Pesquisa

Estou interessado em biogeografia, biologia evolutiva e biologia da conservação. Desenvolvo estudos sobre história natural, taxonomia, diversidade e distribuição de anfíbios anuros e répteis Squamata. A partir da integração desses tópicos, procuro compreender a biodiversidade em seus diferentes componentes e escalas de organização, descrever a sua estrutura e discutir possíveis processos relacionados à sua organização. Também pretendo utilizar essas informações para indicar áreas e grupos filogenéticos prioritários para conservação.



Rodrigo Hirata Willemart - PPGEE

Área de Ensino e Pesquisa

As principais linhas de pesquisa de meu laboratório são a ecologia sensorial e o comportamento de artrópodes, com ênfase em aracnídeos.
Na linha de pesquisa de ecologia sensorial, tentamos entender os estímulos relevantes e as respostas dos animais em diversos contextos como forrageio, encontro e escolha de parceiros sexuais, orientação no meio e resposta a predadores.
Na linha de pesquisa de comportamento de artrópodes, estamos interessados principalmente em interações presa-predador e interações intra e inter-sexuais entre co-específicos.
Trabalhamos com morfologia, química e comportamento, utilizando métodos descritivos e experimentais.
Maiores informações no site http://each.uspnet.usp.br/willemart/



Samantha Koehler - PPGEE

Área de Ensino e Pesquisa

Minhas linhas de pesquisa concentram-se nas áreas de sistemática e filogenia de orquideas. Particularmente, estou interessada em estudar aspectos taxonômicos e evolutivos de complexos de espécies de orquídeas brasileiras. Meus projetos de pesquisa buscam compreender padrões de variação morfológicos e moleculares em grupos taxonomicamente difíceis e os processos responsáveis pela geração e manutenção dessa diversidade.