Restaurante Universitário


Restaurantes universitários da Unifesp avançam nos serviços oferecidos e iniciam 2015 com novos contratos.

Além dos estudantes de graduação, os pós-graduandos também passaram a ter acesso ao subsídio para as refeições.

Após dois anos de gestão, a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis (PRAE/Unifesp) comemora os avanços conquistados nos restaurantes universitários (RUs) da universidade e aproveita para destacar o que ainda pode e deve melhorar.

Além de garantir o subsídio universal para os estudantes de graduação que pagam R$ 2,50 por refeição, em agosto de 2014, depois de negociação com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e a Reitoria, e com decisão do Conselho de Assuntos Estudantis, os pós-graduandos strictu sensu também passaram a ter acesso aos RUs, pagando R$ 3,50 por refeição. "O valor restante devido à empresa é de responsabilidade da PRAE e, quando necessário e possível, complementado com recursos da Reitoria”, explica a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Andrea Rabinovici.

No final de 2014 vários contratos se encerraram (campi Guarulhos, São Paulo, Diadema e Baixada Santista) e alguns não puderam ser renovados sem interrupção do serviço, como foi o caso, por exemplo, de Diadema. Houve um grande esforço e um apoio fundamental da Reitoria para que as aulas voltassem com todos os RUs funcionando. Atualmente, exceto no Campus SP, em todos os demais os restaurantes estão em funcionamento.

A elaboração dos contratos é responsabilidade dos campi, porém em 2013, no Campus Diadema, coube à Reitoria o trabalho de contratar emergencialmente uma empresa para assegurar o direito dos estudantes, o que foi feito em tempo recorde e após o contrato emergencial foi realizada uma licitação bem sucedida por dois anos durante os quais a gestão voltou a ser do Campus.

No final de 2014 e início de 2015, a Reitoria teve novamente que intervir para que não houvesse prejuízo dos estudantes. Em 2014, no Campus Baixada Santista, um restaurante de terceiros próximo ao Instituto do Mar foi credenciado para servir refeições aos estudantes.

Controle e qualidade

Em relação às pesquisas periódicas de satisfação, a pró-reitora explica que elas apontam para uma crescente aprovação dos usuários, o que tem refletido no aumento do número de refeições servidas, hoje em torno de 2.500 refeições por dia em média, considerando almoço e jantar, em todos os campi. "Há canais específicos (lista abaixo) que recebem reclamações e sugestões, sendo todas elas consideradas e respondidas", garante.

Além disso, foi contratada via concurso uma nutricionista, que tem a tarefa de visitar regularmente os campi, assegurando a qualidade da alimentação e do serviço prestado, e de dialogar e orientar as comissões paritárias de alimentação e os fiscais de contrato, bem como promover campanhas por uma alimentação saudável. "Ela também trabalhará junto às comissões locais e aos Núcleos de Apoio ao Estudante (NAEs) nas pesquisas periódicas de satisfação com retorno aos interessados".

Todos os campi passaram a ter controle mais eficiente de vendas e entrada que estão sendo testados. A PRAE solicitou à equipe de Tecnologia da Informação para que seja informatizado e unificado o controle de venda de tíquetes e controle de acesso. "Em vários campi foram implantados e testados sistemas informatizados de controle pelo crachá. É preciso definir um modelo comum para todos os campi e implementá-lo;, diz Andrea.

A pró-reitora ressalta que ainda faltam espaços adequados para os RUs em alguns campi e, como vários deles estão passando por um processo de planejamento (PDInfra), a construção e reforma desses locais terão como referência o espaço de serviço e de cozinha da recém-inaugurada unidade de São José dos Campos.

Mais informações sobre os restaurantes universitários podem ser consultadas no site:

Canais para reclamações e sugestões dos usuários:

Campus Baixada Santista
Campus Diadema
Campus Guarulhos
Campus Osasco
Campus São José dos Campos
Campus São Paulo