Unifesp/EPM

Edições
Anteriores

Informações


Boletim CEBRID
Número 54 Outubro, Novembro, Dezembro 2004

Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas

PUBLICAÇÕES E EVENTOS CIENTÍFICOS

3. Crack, Sexo, DST/AIDS. Um novo livro do CEBRID. Vale a pena ler. Solange Nappo e cols. Comportamento de Risco de Mulheres Usuárias de Crack em Relação às DST/AIDS, 129 páginas, CLR Balieiro Editores, São Paulo, 2004. Apoio da Coordenação Nacional de DST/AIDS.

Trata-se de livro que narra uma pesquisa na qual foram utilizadas técnicas qualitativas, procurando desvendar os costumes e hábitos de uma população não visível: mulheres que usam o corpo como moeda para comprar crack; não são, portanto, prostitutas no sentido clássico da palavra.

O que faz desse livro algo emocionante para ser lido é exatamente a utilização da pesquisa qualitativa, foram entrevistadas muitas dezenas de mulheres nas cidades de São Paulo e São José do Rio Preto, e delas obtidos depoimentos dramáticos, reproduzidos em toda a sua crueza: "Acho que fazer boquete (sexo oral) não precisa de camisinha e sexo anal também não precisa. É só quando é na vagina" (moça de 20 anos de idade) _ mostrando o quanto ainda os programas educativos sobre o assunto têm que avançar.

A abertura do livro também é preciosa: apresenta uma poesia sobre cocaína escrita, no Rio de Janeiro, por uma prostituta usuária de cocaína e musicada por Sinhô, na década de 1920.

O livro está disponível no CEBRID.

 


Principal

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA
Informações:
CEBRID - Última atualização:
 

Próximo