Unifesp/EPM

Edições
Anteriores

Informações


Boletim CEBRID
Número 53 Julho, Agosto, Setembro 2004

Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas

EPIDEMIOLOGIA

2. Uso de drogas entre crianças e adolescentes em situação de rua em 27 capitais brasileiras.

O consumo de drogas está inserido no cotidiano de grande parte das crianças e adolescentes que vivem em situação de rua. No Brasil, foram realizados levantamentos sobre o uso de drogas nessa população, nos anos de 1987, 1989, 1993 e 1997, em seis capitais brasileiras. O significativo consumo de drogas foi observado em todas as capitais avaliadas, mas com peculiaridades regionais importantes em relação ao padrão e tipo de drogas usadas.

A realização sistemática desses levantamentos tem permitido avaliar as mudanças ocorridas ao longo dos anos, fornecendo subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas mais realistas. Dando continuidade à série, o CEBRID e a SENAD, com apoio financeiro da CICAD, decidiram realizar um novo levantamento no ano de 2003, ampliado desta vez para as 27 capitais brasileiras.

Dessa forma, no segundo semestre de 2003, foram entrevistados jovens, entre 10 e 18 anos, que eram assistidos de alguma forma dentro de um período de uma semana de trabalho de cada uma das 99 instituições (governamentais ou ONGs) mapeadas durante a pesquisa nas 27 capitais. As dificuldades encontradas para a coleta dos dados foram das mais diversas ordens, em especial a própria complexidade da situação de rua e a instabilidade dos serviços de assistência a essa população.

Foram cerca de 130 pessoas envolvidas no processo de coleta de dados, distribuídas em equipes regionais, coordenadas, na maioria dos casos, por professores universitários.

Atualmente, os dados estão em processo de análise no CEBRID e deverão ser publicados nos próximos meses.


Principal

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA
Informações:
CEBRID - Última atualização:
 

Próximo