Unifesp/EPM

Edições
Anteriores

Informações


Boletim CEBRID
Número 42 Novembro 2000

Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas

E-mail
E-mail

DROGAS PSICOTRÓPICAS: Efeitos Adversos

10. A Nicotina acalma as mulheres mas provoca os homens. Saiu na revista Lancet 356, 226, 15/07/2000 – Jarrett, N. – Nicotine calms women but provokes men.
 

Um recente trabalho apresentado na reunião da British Pharmacological Society, em Julho do corrente ano, sugere que os efeitos da nicotina são sexo-dependentes: ela combate a agressividade e ansiedade de mulheres jovens, mas apresenta efeitos opostos nos homens jovens.

Os pesquisadores do King´s College London (liderados pela Dra. Sandra File) inicialmente avaliaram os níveis de agressividade e ansiedade em um grupo de 32 estudantes universitários. A seguir administraram placebo ou nicotina, através de inalador especial e solicitaram aos voluntários que executassem um teste matemático considerado estressante. Finalmente, os investigadores reavaliaram os níveis de agressividade e ansiedade.

Antes da situação estressante os níveis eram iguais para homens e mulheres. Mas após o teste ambos, homens e mulheres do grupo placebo, mostraram um nítido aumento nos níveis de ansiedade e agressividade. Este aumento foi mesmo mais elevado no grupo de homens que tomou nicotina previamente; todavia, nas mulheres a nicotina bloqueou totalmente o aumento da agressividade e ansiedade induzidos pela nicotina.

Os pesquisadores ainda esclarecem: “estes resultados podem explicar porque mulheres jovens continuam fumando mais do que homens jovens”, possivelmente porque: “nicotina parece ter um efeito anti-stress muito maior nas mulheres quando comparado aos homens”. E ainda dizem que estes resultados devem ser levados em conta na elaboração de programas preventivos em relação ao tabaco.


Principal

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA
Informações:
CEBRID - Última atualização:
 

Próximo