UNIFESP - EPM  

Edições Anteriores

Informações


Boletim CEBRID

Número 39
Dezembro 1999

Centro Brasileiro de Informações
sobre Drogas Psicotrópicas


E-mail

PUBLICAÇÕES E VENTOS CIENTÍFICOS

    7. 46o Encontro do CEWG: Epidemiologic Trends in Drug Abuse, USA. 38 páginas.

O CEWG (Community Epidemiology Work Group) é uma rede de trabalho de epidemiologistase pesquisadores dos Estados Unidos que se reúnem a cada semestre para rever e analisar os padrões emergentes de abuso de substâncias. Os membros desse grupo de trabalho discutem dados sobre indicadores de abuso, resultados de pesquisas, além de ou-trasinformações quantitativas sobre drogas, compiladas dos municípios, estados e federação, além da análise dos dados mundiais disponíveis através do IEWG (International Epidemiology Work Group). A última reunião aconteceu em junho deste ano, resultando numa publicação resumida sobre as principais conclusões.
Os achados apresentados no livreto são, em geral, comparações dos dados obtidos nos anos de 1997 e 1998. Os indicadores de abuso de cocaína e crack mostram um aumento de uso em 11 das 21 áreas pesquisadas, sendo que houve um importante aumento de uso entre os jovens, hispânicos e mulheres. Em algumas áreas onde é feita a testagem de uso de cocaína por ocasião da prisão, observou-se aumento de casos cocaína-positivo em mulheres hispânicas, por exemplo, em New York (de 55,1% em 1997 para 67,8% em 1998).
As internações hospitalares por dependência de heroína aumentaram em aproximadamente metade das cidades pesquisadas, permanecendo estável nas demais. Dobraram em Miami e em New Orleans, sendo que as mulheres e adolescentes foram as populações que mais aumentaram o uso de heroína. Outra constatação relevante é o aumento do uso abusivo de benzodiazepínicos, sendo que o Clonazepam (usado clinicamente como anticon-vulsivante) aumentou 277% de 1990 a 1997.
No mesmo encontro, estimou-se que os números de usuários no mundo são:

  • 8 milhões de pessoas abusam de opiáceos / heroína;
  • 13 milhões de pessoas abusam de cocaína;
  • 30 milhões abusam de drogas anfetamínicas;
  • 141 milhões de pessoas consomem maconha anualmente.


Principal

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA
Informações:
CEBRID - Última atualização:
 

Próximo