Edições Anteriores

Informações


Número 34
Junho/98

Centro Brasileiro de Informações
sobre Drogas Psicotrópicas


E-mail


EPIDEMIOLOGIA

7. Os anfetamínicos entre os estudantes brasileiros. Dados do IV Levantamento sobre o Uso de Drogas entre Estudantes de 1º e 2º graus em 10 Capitais Brasileiras – 1997

 Os anfetamínicos (inibidores do apetite à base de drogas como anfepramona, fenproporex e mazindol) aparecem entre as quatro drogas mais utilizadas pelos estudantes nos quatro levantamentos realizados pelo CEBRID (87, 89, 93 e 97), quando excluídos da análise o tabaco e o álcool.

Neste IV Levantamento (1997) os medicamentos com substâncias do tipo anfetamina mais citados foram Inibex®; e Moderex®.

Assim como acontece para os ansiolíticos, os medicamentos anfetamínicos são nitidamente mais utilizados entre os estudantes do sexo feminino, quando comparados ao masculino, tendência que tem se mantido ao longo dos anos. Um explicação que poderia ser aventada para esse fenômeno é a exigência que a sociedade faz com o corpo das mulheres, com o padrão da magreza intensa, tal qual os corpos esquálidos das modelos. Tanto é verdade que os casos de anorexia nervosa têm crescido, os quais geralmente se iniciam após um regime mal conduzido na adolescência.

Neste IV Levantamento pode-se notar que tendência do uso na vida de anfetamínicos cresceu em quatro capitais (Belém, Curitiba, Fortaleza e Recife).

A análise da tendência do uso freqüente (uso de seis vezes ou mais no mês) mostrou aumento em quatro capitais (Belém, Fortaleza, Porto Alegre e Recife). O uso pesado (vinte vezes ou mais no mês) também apresentou tendência a crescimento em três capitais (Fortaleza, Porto Alegre e Recife). Vale lembrar mais uma vez que esse uso pesado mais pode levar à dependência.


Principal

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA
Informações:
CEBRID - Última atualização:
 

Próximo