HEMATOLOGIA

Rua Coronel Lisboa, 826 - Vila Clementino
CEP 04020-000 - São Paulo - SP - Brasil
Tel./Fax:(55-11) - 5576-4848 - voip 2785
/1108

Chefe do Setor: Profa. Dra. Josefina A. P. Braga


O Setor de Hematologia do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina iniciou suas atividades em outubro de 1993. Tendo como responsável a Prof. Dra Josefina Aparecida Pellegrini Braga.

 

GRADUAÇÃO / RESIDÊNCIA MÉDICA

O Setor participa atualmente do curso de graduação em Medicina a nível do 4o ano e da Residência Médica, dispondo de uma vaga (mediante concurso) para especialização do residente do 30 ano em pediatria.

 

ESPECIALIZAÇÃO

Anualmente oferece Curso de Especilização Latu - Sensu, com duração de 2 anos , em período parcial, dispondo de 2 vagas para pediatras, mediante seleção prévia.

 

PÓS-GRADUAÇÃO

O Setor participa da Pós-Graduação orientando aulas em diferentes Cursos. A pós -graduação é oferecida para alunos selecionados após o término do Curso.

 

ASSISTÊNCIA

É oferecida assistência ambulatorial, no serviço de emergência e a pacientes internados. As principais áreas de atuação são: Aplasia de Medula Óssea, Anemias Hemolíticas, Anemia Ferropriva , Anemia Megaloblástica, Leucopenias e Neutropenias, Púrpuras , Distúrbios da Coagulação.

 

LABORATÓRIO

São realizados os seguintes procedimentos: coleta de mielograma e biópsia de medula óssea. Realização de leitura de mielograma.

Exames de investigação para diagnóstico das anemias.

 

ÁREAS DE PESQUISA

As áreas preferenciais de pesquisa estão no momento relacionadas aos seguintes assuntos: Distúrbios do Crescimento nas Hemoglobinopatias , Púrpuras e Síndromes Pancitopênicas

 

.