ENDOCRINOLOGIA
Rua Coronel Lisboa, 826 - Vila Clementino
CEP 04020-000 - São Paulo - SP - Brasil
Tel./Fax:(55-11) - 5576-4848 - voip 2785
/1108

Chefe do Setor: Profa. Dra. Angela Maria Spínola e Castro


O Setor de Endocrinologia do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina iniciou suas atividades em julho de 1984. Tendo como responsável a Prof. Dra Angela Maria Spínola e Castro.

 

GRADUAÇÃO / RESIDÊNCIA MÉDICA

O Setor participa atualmente do curso de graduação em Medicina a nível do 4o ano e da Residência Médica, dispondo de uma vaga (mediante concurso) para especialização do residente do 30 ano em pediatria.

 

ESPECIALIZAÇÃO

Anualmente oferece Curso de Especilização Latu - Sensu, com duração de 2 anos , em período parcial, dispondo de 3 vagas para pediatras, mediante seleção prévia.

 

PÓS-GRADUAÇÃO

O Setor participa da Pós-Graduação orientando aulas em diferentes Cursos. A pós -graduação é oferecida para alunos selecionados após o término do Curso.

 

ASSISTÊNCIA

É oferecida assistência ambulatorial, no serviço de emergência e a pacientes internados. As principais áreas de atuação são: Crescimento, Puberdade, Anomalias da Diferenciação Sexual, Tireóide, Diabetes, Anomalias do Cálcio e Fósforo, Obesidade, Síndrome de Turner, Endocrinopatias dos pacientes Oncológicos, Efeitos endócrinos dos tratamentos do câncer infantil.

 

LABORATÓRIO

São realizados testes hormonais funcionais, citologia hormonal e procedimento de coleta de biópsia de tiróide.

 

ÁREAS DE PESQUISA

As áreas preferenciais de pesquisa estão no momento relacionadas aos seguintes assuntos: Puberdade, Deficit de Crescimento, Síndrome de Turner, Diabetes, Tiroidite de Hashimoto, Anomalias da Diferenciação Sexual.