INFECTOLOGIA
Rua Loefgreen, 1998   - Vila Clementino
CEP. 04040-003 - São Paulo - SP- Brasil
Tel: (55-11) 5084-0085 / 5571-2944

Chefe: Profa.Dra. Maria Isabel de Moraes Pinto
Vice-Chefe: Profa. Dra. Daisy Maria Machado


HISTÓRICO PÓS - GRADUAÇÃO
CORPO DOCENTE ASSISTÊNCIA
EQUIPE LABORATÓRIO DE PESQUISAS
GRADUAÇÃO SETORES
RESIDÊNCIA MÉDICA PESQUISAS
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO CONGRESSOS, CURSOS E REUNIÕES

 

 

 

 

 

HISTÓRICO

 

 

O Setor de Infectologia Pediátrica da Escola Paulista de Medicina existe desde os anos 70 quando funcionava em associação com o Hospital Emílio Ribas. A partir de 1980, com a criação da Enfermaria de Infectologia Pediátrica, no 9º Andar do Hospital São Paulo, foram dados os primeiros passos para a implantação da Disciplina de Infectologia Pediátrica, DIPe, o que aconteceu em 02/10/1985 (Reunião da Congregação da EPM).

Hoje a DIPe tem as seguintes atividades/áreas físicas:

  • Enfermaria e Sala da Chefia no 9º Andar do Hospital São Paulo
  • Ambulatório Geral de Infectologia no Prédio dos Ambulatórios
  • CEADIPe-Ambulatório de AIDS Pediátrico - Rua Pedro de Toledo nº 924
  • Chefia da Disciplina e Secretaria da Chefia no 9º Andar do Hospital São Paulo
  • Setor de Imunizações, Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais e Secretaria da Disciplina à Rua Loefgreen nº 1.998
  • Laboratório de Pesquisas da DIPe (em fase de instalação)
    Ed. Acadêmico "Prof. Dr. Horácio Knesse de Mello"
    Rua Pedro de Toledo nº 781  -  9º Andar.

A DIPe possui 06 Docentes , 01 Médica Contratada,  05 Médicos Comissionados e 01 Médica Pesquisadora (FAPESP). Anualmente rodiziam  32 Residentes (16 de 1º Ano e 16 de 2º Ano) como parte do Programa do Departamento de Pediatria, e 01 Residente de 3º Ano específico da Disciplina. A DIPe ministra Curso de Graduação para o 4º, 5º e 6º anos médicos. Temos também um Curso de Especialização em Infectologia Pediátrica, com duração de 01 ano para 04 Médicos Pós-Residência.

A DIPe é responsável por 02 Cursos (um por ano) de Pós-Graduação:

- Infectologia Pediátrica e Imunizações.

Atualmente conta com 13 Alunos de Pós-Graduação, sendo 10 de Mestrado e 03 de Doutorado.

 


 

GRADUAÇÃO

4º Ano Médico -

1. 03 Aulas Teóricas (4 vezes ao ano)

2. 02 Períodos de 04 Semanas de Aulas Práticas.

 

5º Ano Médico -

Aulas Teóricas durante todo o curso

 

6º Ano Médico -

Dois Docentes atuam durante todo o Ano Letivo no Hospital de

Vila Maria dando aulas teórico-práticas, e em dois períodos

de 04 semanas cada, atuam como Preceptores dos Alunos.

 

 


 

RESIDÊNCIA MÉDICA

 

Anualmente, passam pela DIPe-Disciplina de Infectologia Pediátrica, em Sistema de Rodízio,

32 Residentes ( 16 R1 e 16 R2 ) como parte do Programa do Departamento de Pediatria,

e mais, 01 R3 específico e agregado à Disciplina.

 

 

 

 

 

 


 

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

 

A Disciplina de Infectologia Pediátrica oferece, anualmente, Curso de Especialização em Infectologia Pediátrica para egressos de Residência Médica em Pediatria, devidamente autorizado pela Pró-Reitoria de Extensão da UNIFESP/EPM.

São oferecidas anualmente 04 vagas. A carga horária está assim dividida: 655 horas práticas, 325 horas teóricas, perfazendo um total de 980 horas .

Seu conteúdo programático consiste em:

 

 


 

PÓS-GRADUAÇÃO

 

Na Área de Pós-Graduação a Disciplina de Infectologia Pediátrica oferece 02 Cursos: IMUNIZAÇÕES e INFECTOLOGIA, que se repetem, respectivamente, a cada 02 anos.


 

ASSISTÊNCIA

 

A Disciplina de Infectologia Pediátrica mantém 13 Leitos de Internação, 01 Ambulatório Geral, 01 Ambulatório Específico de "AIDS" e 01 Centro de Imunizações.

Em todos esses locais estão envolvidos, além dos Docentes, Residentes, Pós-Graduandos e Especializandos.

Os Ambulatórios funcionam todos os dias da semana no período da manhã, com exceção da 4ª feira que é reservada para Reunião Geral da Disciplina e a Parte Teórica do Curso de Especialização. O Ambulatório de AIDS Pediátrico está iniciando período de atendimento à tarde.

O Ambulatório de Infectologia Pediátrica Geral funciona junto aos outros ambulatórios do Departamento de Pediatria - 1º Andar do Prédio dos Ambulatórios, às 3as. e 6as. feiras pela manhã à partir de 08:00 h. Recebe pacientes encaminhados da Rede Pública de Saúde, Pronto Socorro e Triagem do Hospital São Paulo, das outras Disciplina do Departamento e pacientes egressos da Enfermaria para término de tratamento e/ou seguimento. Constituem as patologias mais freqüentes em acompanhamento: Infecções Congênitas, Osteoartrites, Meningites, Adenomegalias e Febre de Origem Indeterminada.

O Ambulatório de AIDS Pediátrico - CEADIPe originou-se do Ambulatório Geral, com o crescimento da demanda conta agora com espaço físico próprio - Rua Pedro de Toledo nº 924 e atendimento diário. Os pacientes são encaminhados da mesma forma que no Ambulatório Geral, constituem-se de crianças nascidas de mãe com sorologia HIV positivas e crianças com doença SIDA. É realizado seguimento clínico, orientação para imunizações, terapêutica antiretroviral e medicação endovenosa em regime ambulatorial quando necessário.

 


 

SETORES

 

 

Atualmente a DIPe-Disciplina de Infectologia Pediátrica possui os seguintes Setores:

 

 

 


 

PESQUISAS

 

Atualmente na área de Pesquisa a Disciplina de Infectologia Pediátrica se acha empenhada em trabalhos referentes a IMUNIZAÇÕES, com área de atuação no Hospital São Paulo e no EMBU, envolvendo Docentes e Pós-Graduandos.

Estão em andamento Trabalhos na Área de Infecção Hospitalar e Infecção Pneumocócica, também com envolvimento de Docentes, Pós-Graduandos e Estagiários.

O Ambulatório de AIDS Pediátrico possui diversos Projetos em andamento.

Funcionando desde 1998, o Laboratório de Pesquisas da Disciplina de Infectologia Pediátrica   dá suporte laboratorial às pesquisas desenvolvidas na Disciplina.

 

 

 

 

 

 

 


 

CONGRESSOS, JORNADAS, CURSOS E REUNIÕES

 

JORNADAS

 

CURSOS

 

REUNIÕES