ALERGIA, IMUNOLOGIA CLÍNICA E REUMATOLOGIA
Rua Otonis, 725- Vila Clementino
CEP 04025-002-São Paulo - S.P - Brasil
Te.: (11) 5576-4848 - Voip 3069/3066
e-mail:
alergiaimunologiareumatologia@unifesp.br

Chefe: Profa.Dra. Maria Teresa de Sande e Lemos Ramos Ascensão Terreri
Vice-Chefe: Prof. Dr. Gustavo Falbo Wandalsen

 


HISTÓRICO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO 
CORPO DOCENTE  PÓS - GRADUAÇÃO
EQUIPE MULTIPROFISSIONAL ASSISTÊNCIA
EQUIPE SETORES   (visite o novo site do Setor de Reumatologia)
 GRADUAÇÃO  PESQUISAS 
RESIDÊNCIA MÉDICA CONVÊNIOS

 

HISTÓRICO

 

No final da década de 70 foi criado o Setor de Alergia, Imunologia Clínica e Reumatologia, com o objetivo de dar assistência à criança com imunodeficiências, doenças alérgicas e reumáticas.

Desde a sua criação, o Setor de Alergia, Imunologia Clínica e Reumatologia recebia pediatras de várias localidades do Estado de São Paulo e do país para realizarem estágio de especialização na área. Tal fato, aliado à produção científica e a grande atividade assistencial justificou a transformação do Setor em Disciplina de Alergia, Imunologia Clínica e Reumatologia, em 1985.

Em 1988, foi criado o Setor de Imunogenética/Laboratório de Imunologia Clínica, responsável por testes de histocompatibilidade para transplantes e por pesquisas na área de Imunogética.

O alto nível de trabalhos realizados em nossa Disciplina é revelado pelo número de trabalhos premiados em Congressos Nacionais e por Sociedades como a Associação Paulista de Medicina, a Academia de Medicina de São Paulo, a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Sociedade Brasileira de Alergia e Imunopatologia.

Atualmente a Disciplina de Alergia, Imunologia Clínica e Reumatologia é referência nacional para especialização na área pediátrica. Esse fato pode ser justificado pelo número de profissionais que vieram realizar treinamento conosco. Nos seus 18 anos de existência, cerca de 140 pediatras fizeram treinamento em nossa Disciplina, a maioria deles em Alergia e Imunologia Clínica. Destes, 70 se submeteram à prova de Título de Especialista em Alergia e Imunologia Clínica conferido pela Sociedade Brasileira de Alergia e Imunopatologia, com 64 aprovações. Nove especialistas foram aprovados no exame para Título de Habilitação em Reumatologia Pediátrica, realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria e pela Sociedade Brasileira de Reumatologia. A estruturação do estágio na Disciplina motivou o seu reconhecimento junto ao MEC e a concessão de duas bolsas para Residentes de terceiro ano, nas áreas de Alergia e Reumatologia. Outro ponto a destacar foi a contribuição da Disciplina na formação de docentes já engajados na carreira docente.

O intercâmbio com o Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, sobretudo com o Laboratório de Imunologia de Mucosas e com a Divisão de Alergia e Imunologia Pediátrica da Universidade do Estado da Louisiana, tem sido muito profícuo e permitido a elaboração de estudos clínicos de grande envergadura científica. A produção científica permitiu que conseguíssemos vários auxílios junto a órgãos oficiais como FAPESP e CNPq.

 


GRADUAÇÃO

 

Desde a sua criação, a Disciplina tem contribuído na formação dos alunos da graduação, com os seguintes temas:

3º ano

1. Propedêutica em Reumatologia Pediátrica

2. Artrites Crônicas na Infância e Adolescência

3. Artrites Agudas

4. Colagenoses

5. Febre Reumática

 

4º ano

1. Alergia na Infância

2. Asma na Infância

3. Imunodeficiências

Residentes

1. Colagenoses

2. Dor em Membros

3. Febre Reumática

4. Artrites Agudas

5. Artrite Reumatóide Juvenil


 

RESIDÊNCIA MÉDICA

 

 

 

 

 


CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

O Setor de Alergia e Imunologia Clínica da Disciplina de Alergia, Imunologia Clínica e Reumatologia do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina vem oferecendo o Curso de Especialização em Alergia e Imunologia Clínica desde 1982, entretanto de modo não regulamentado.

Nestes 14 anos de funcionamento foram treinados aproximadamente 80 pediatras oriundos de várias regiões do país.

O Setor de Alergia e Imunologia Clínica da Disciplina de Alergia, Imunologia Clínica e Reumatologia considera que a Especialização em Alergia e Imunologia Clínica além de colaborar para a elevação dos padrões de assistência à criança e aos seus familiares, é também uma forma de melhorar, a curto prazo, o ensino da especialidade em nosso país.

O aluno do Curso de Especialização em Alergia e Imunologia clínica será treinado no atendimento da criança com suspeita diagnóstica de doença alérgica ou imunodeficiência no Setor de Alergia e Imunologia Clínica (Ambulatórios e Unidades de Internação) e Pronto Socorro de Pediatria. Constitui também parte do seu treinamento o atendimento de crianças com queixas dermatológicas junto ao Departamento de Dermatologia e otorrinolaringológicas junto ao Setor de Otorrinolaringologia Pediátrica do Departamento de Otorrinolaringologia. Serão também realizadas interconsultas em outros setores do Hospital São Paulo, campo de realização do Curso de Especialização.

O treinamento compreenderá atendimento ambulatorial de crianças com doenças alérgicas e/ou imunodeficiências primárias com períodos de assistência hospitalar quando internados.

Os alunos serão acompanhados individualmente, havendo um responsável pela supervisão do treinamento em cada área de concentração.

O setor de Reumatologia, após 14 anos de dedicação à formação de pediatras no atendimento de crianças e adolescentes com doenças reumáticas, teve há um ano o seu curso de Especialização reconhecido e aprovado. Após 2 anos de formação o aluno recebe o título de Especialista em Reumatologia Pediátrica reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura.

O treinamento do aluno de Especialização em Reumatologia, durante o primeiro ano, baseia-se fundamentalmente no atendimento ambulatorial, em pronto-socorro e enfermaria, de pacientes com suspeita ou diagnóstico de doença do colágeno e no acompanhamento dos pacientes submetidos à quimioterapia e pulsoterapia em nível ambulatorial. No segundo ano, além do atendimento clínico, o aluno passará por estágios na Fisioterapia, Laboratório de Reumatologia e Capilaroscopia. Os estagiários e residentes são incentivados a participar de atividades científicas.


PÓS-GRADUÇÃO

 

A Disciplina de Alergia, Imunologia Clínica e Reumatologia conta com corpo docente de 4 professores orientadores em nível de Medicina (Pediatria) e Ciências Aplicadas à Pediatria (Imunogenética).

Na área médica, desde o início do Curso de Pós-Graduação, em Pediatria, em 1987, temos ministrado a Disciplina de Alergia e Imunologia Clínica. A partir de 1995 iniciamos a Disciplina de Reumatologia Pediátrica. Essas mesmas Disciplinas, após o estabelecimento de convênio com o Curso de Pós-Graduação em Pediatria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte passaram a integrá-lo.

Na área de Ciências Aplicadas à Pediatria são ministrados os curso de:

 

 


ASSISTÊNCIA

 

 

Atendimento de aproximadamente 250 pacientes semanais nos 6 períodos de ambulatório, interconsulta em P.S., e acompanhamento de pacientes internados.

No setor de Imunogenética são realizados exames de histocompatibilidade para transplantes.

 

 

 

 

 

 

 


PESQUISAS

 

 

Alergia, Imunologia Clínica

 

1. Otite Média Recorrente - Avaliação Multidisciplinar

2. Bebê Chiador - Diagnóstico etiológico, tratamento e evolução clínica

3. Bebê Chiador - Broncoprovocação com metacolina

4. Oximetria de pulso na avaliação da broncoprovocação com metacolina e

por exercício em crianças com asma brônquica e em "Bebês Chiadores".

5. Provocação Nasal com concentrações crescentes de LPS, em crianças com

rinite atópica e controles normais.

6.Imunoterapia com alérgenos de ácaros no tratamento de crianças atópicas

asmáticas.

7. Padronização do teste de provocação nasal específica com

Dermatophagoides pteronyssinus e Blomia tropicalis, em crianças com rinite

alérgica perene com ou sem asma brônquica leve.

8. Estudo da resposta imune ao Pneumococos em população brasileira.

9. Estudo das imunodeficiências primárias.

 

Reumatologia Pediátrica

 

Principais linhas de pesquisa:

1. Febre Reumática.

2. Colagenoses.

3. Osteoporose na infância.

4. Inflamação.

5. Qualidade de vida.

6. Dor aguda e crônica.

7. Vasculites.

8. Capilaroscopia

9. Laboratório em Reumatologia Pediátrica

 

Trabalhos de pesquisa desenvolvidos em colaboração com as Disciplinas de: Otorrinolaringologia, Cardiologia, Neurologia e Setor de Endocrinologia Pediátrica.


CONVÊNIOS