Você está aqui: Página Inicial
Acessar


Esqueceu sua senha?
 

Modelo Quântico

de Amit Goswani (modificado por Bignardi)

O estilo de vida da sociedade ocidental contemporânea tem feito aumentar a prevalência de doenças crônicas, acarretando perdas progressivas na capacidade funcional acompanhadas de redução na qualidade de vida e no bem estar, repercutindo em expressivo aumento na sinistralidade nas categorias de população corporativa e idosa.

Para mudar este panorama é necessário que novas medidas de promoção de saúde sejam implementadas. A abordagem convencional onde ações são dirigidas apenas às atividades física e hábitos nutricionais nem sempre alcançam sucesso e carecem de um olhar mais sistêmico que leve em conta as origens do comportamento que dificulta a aderência ao novo estilo de vida.

Para isto, um olhar translacional sobre os vários fatores contributivos na saúde, torna-se indispensável para o sucesso no monitoramento das doenças crônicas e na promoção de saúde e bem estar visando incremento na qualidade de vida.

A atitude acadêmica transdisciplinar se apresenta como uma âncora teórica adequada para desenvolver a compreensão do ser humano, sua avaliação multidimensional e intervenções dirigidas às várias dimensões constitutivas do ser humano, seguindo o conceito da causação descendente, que compreende que as manifestações materiais decorrem de planos informacionais mais sutis que, por meio de uma progressiva densificação, colapsam como fenômenos materiais.

O modelo multidimensional de ser humano, proposto pelo Físico quântico Amit Goswami, da Universidade de Oregon, facilita bastante a visualização deste processo (veja abaixo).

Este processo se apresenta especialmente útil no manejo da saúde como se verificou no ensaio clínico realizado com a população idosa da região de São Matheus em São Paulo.

Para um melhor entendimento, sugerímos a leitura do artigo disponível neste site:

Atitude transdisiciplinar aplicada a saúde e sustentabilidade.

  

modelo

Ações do documento
« Dezembro 2017 »
Dezembro
SeTeQuQuSeSaDo
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
 

SETOR DE TRANSDISCIPLINARIDADE APLICADA À SAÚDE
e-mail: trans@unifesp.br
© 2011 Desenvolvido por: Setor de Desenvolvimento WEB - SDWeb