História

As atividades de ensino na Fonoaudiologia iniciaram-se em 1968, sob organização do Prof. Dr. Pedro Luiz Mangabeira Albernaz, com dois anos de duração e, desde então vem sendo ampliado e aprimorado constantemente. Ao longo destes anos, foi fundada a Disciplina de Fonoaudiologia em 1981, pelo Prof. Dr. Raymundo Manno Vieira como integrante do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia e, posteriormente, denominada de Disciplina dos Distúrbios da Comunicação, em 1985.

O grande desenvolvimento desta Disciplina na Escola Paulista de Medicina , em consonância com os avanços observados em outros centros de pesquisa e formação nacionais e internacionais mostrou a necessidade de re-organizar os conhecimentos sobre os Distúrbios da Comunicação Humana em, pelo menos, duas grandes áreas de concentração, surgindo então em 1988, a Disciplina dos Distúrbios da Audição, como integrantes do Departamento de Otorrinolaringologia e Distúrbios da Comunicação Humana.

Desde então as Disciplinas de Distúrbios da Comunicação Humana e de Distúrbios da Audição atuaram em estreita e imprescindível relação na formação do profissional da Fonoaudiologia, bem como no seu aperfeiçoamento, especialização e pós-graduação, na assistência à população e na implementação e desenvolvimento de pesquisa, em constante colaboração com as demais Disciplinas do Departamento de Otorrinolaringologia e Distúrbios da Comunicação Humana e em outras parcerias interdepartamentais .

Com um reconhecimento do amplo trabalho desenvolvido até então, em 2003, o Conselho Universitário da Universidade Federal de São Paulo reconheceu e autorizou a criação do Departamento de Fonoaudiologia , constituído pelas Disciplinas dos Distúrbios da Audição e os Distúrbios da Comunicação Humana, cujos objetivos são a assistência, ensino, pesquisa e extensão, em consonância com a missão desta instituição. O Departamento de Fonoaudiologia vem atuando, por meio de seus professores, no Curso de Graduação em Fonoaudiologia - com duração de 4 anos e a formação, em média de 33 alunos/ano (2004/ 30ª turma) e nos Cursos de Pós Graduação em dois níveis: os Cursos de Aperfeiçoamento e Especialização em Distúrbios da Comunicação Humana: Campo Fonoaudiológico - lato sensu e nos Programas de Pós-graduação em nível de Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana: Campo Fonoaudiológico.

Até o momento, graduou 29 turmas de Fonoaudiólogos e conferiu títulos a 66 aperfeiçoandos, 240 especializandos, pos-graduou (mestrados e doutorados) 218 alunos.