Conceitos

 

Anatomia Cardíaca funcional

                

            O coração consiste de dois átrios e dois ventrículos separados por um septo e duas valvas atrioventriculares.

           O átrio direito é separado do ventrículo direito pela valva tricúspide, enquanto que o átrio esquerdo é separado do ventrículo esquerdo pela valva mitral.

           O coração direito (átrio e ventrículo direito) comunica-se com coração esquerdo (átrio e ventrículo esquerdo) via sistema vascular pulmonar contendo as artéria pulmonar e suas ramificações, os capilares pulmonares e as veias pulmonares que terminam diretamente no átrio esquerdo.

           O coração esquerdo comunica-se com o coração direito através do sistema vascular sistêmico via aorta.

 

O ciclo cardíaco

 

            O ciclo cardíaco consiste de duas fases:

  - Relaxamento: Diástole

  - Contração: Sístole

 

          Durante a fase de contração o sangue é ejetado dos ventrículos e na fase de relaxamento o sangue enche os ventrículos.

      Diástole

          É o período de relaxamento do coração, onde as válvulas tricúspide e mitral se abrem e o sangue enche os ventrículos. No eletrocardiograma (ECG), esta fase ocorre depois da onda T.
          No final da diástole as pressões entre os átrios e ventrículos correspondentes se igualam. Neste momento, a pressão no átrio esquerdo (AE) é medida pela pressão de oclusão da artéria pulmonar (POAP) e esta é igual à pressão no ventrículo esquerdo (VE).

 POAP = AE = VE        (FINAL DA DIÁSTOLE)

           Por esta razão, a pressão média do átrio direito (AD) serve como medida indireta do ventrículo direito (VD) no final da diástole.

 AD = VD          (FINAL DA DIÁSTOLE)

           A pressão de oclusão de artéria pulmonar (POAP) e a pressão diastólica final na artéria pulmonar (PDFAP) serve como medida indireta da pressão diastólica final de VE (PDFVE).

 POAP = PDFAP = PDFVE

   

      Sístole

            Durante a contração, período conhecido como sístole, as válvulas pulmonar e aórtica são abertas e o sangue é ejetado rapidamente do ventrículo esquerdo para a aorta e, do ventrículo direito para a artéria pulmonar.
           No período de ejeção, com as válvulas aórtica e pulmonar abertas, a pressão entre o ventrículo e a artéria correspondente são iguais. A pressão sistólica da artéria pulmonar (AP) é semelhante a pressão sistólica de VD.

 AP = VD   (SÍSTOLE)
 
           As curvas de pressão da aorta e ventrículo esquerdo mostram semelhanças na pressão sistólica.