SAEP - Etapas - Intervenção de Enfermagem

Consiste na colocação do planejamento de enfermagem em prática. As prescrições de enfermagem são ações realizadas nesta fase da SAE e documentadas pelo enfermeiro, visando a monitorar o estado de saúde, a fim de minimizar riscos, resolver ou controlar um problema, auxiliar nas atividades da vida diária e promover a saúde.

Para a realização desta fase é necessário certificar-se acerca das razões que justificam as intervenções e se estão atuais, identificar o nível de conhecimento e as habilidades para executar a intervenção determinando a pessoa melhor qualificada para realizar a atividade, prover os recursos necessários deixando o ambiente favorável e certificar-se se o cliente sabe o que se fará com ele e quais resultados se espera.

Também é necessário observar a realização propriamente dita das intervenções que segundo Alfaro-Lefevre (2009) realizar os cuidados supõe: efetuar diretamente uma atividade para o paciente/família, ajudar ao paciente/família a efetuar uma atividade por si mesmo, supervisionar o paciente/família enquanto realiza a atividade, ensinar ao paciente/família a cuidar de sua saúde e controlar o paciente/família para que não desenvolva complicações relacionadas à sua situação.(1)

E não se esquecer da documentação que é o registro completo e exato dos acontecimentos ocorridos durante esta fase. Este registro pode ser realizado através de anotações de enfermagem e/ou evolução de enfermagem.

A Resolução 272/2004 diz que a evolução de enfermagem é o registro feito pelo Enfermeiro após a avaliação do estado geral do paciente. Desse registro constam os problemas novos identificados, um resumo sucinto dos resultados dos cuidados prescritos e os problemas a serem abordados nas 24 horas subseqüentes.