SAEP - Etapas - Diagnóstico de Enfermagem

Esta segunda fase consiste em analisar a coleta de dados e todas as informações sobre o paciente, para a identificação de seus problemas e necessidades para na etapa seguinte planejar a assistência de enfermagem.

Após a 1ª fase da SAE, o enfermeiro organiza, analisa, sintetiza e resume os dados coletados e determina a necessidade do paciente para o cuidado de enfermagem.

Observa-se então que, a partir das informações específicas levantadas na coleta de dados, o passo seguinte é formular um diagnóstico individualizado para o cliente ou comunidade, utilizando-se o formato, a etiologia, os sinais, os sintomas e as evidências do problema para uma representação precisa da situação daquele cliente ou comunidade.

Cabe ressaltar que esta etapa representa um desafio para o enfermeiro, pois requer que este profissional tenha conhecimento técnico-científico atualizado, bem como pensamento crítico ao interpretar os dados coletados na anamnese e no exame físico para que possa assumir a responsabilidade pelo cuidado que será proposto através da prescrição de enfermagem.

Estes diagnósticos de enfermagem devem ser identificados e listados em ordem de prioridades, com base no grau de ameaças ao nível de bem-estar do cliente, proporcionando, assim, um foco central para as etapas subseqüentes. O enfermeiro deve ter capacidade de análise, de julgamento, de síntese e de percepção, ao interpretar dados clínicos.(47)

Para a Classificação Internacional das Práticas de Enfermagem - CIPE, um diagnóstico de enfermagem pode ser definido como nome dado por um enfermeiro a uma decisão de um fenômeno que é o foco que tem relevância para a prática de enfermagem.

Portanto, a partir dos dados encontrados na primeira fase da SAEP podemos formular alguns diagnósticos de enfermagem segundo a CIPE – versão 1:

    - Movimento independente das pernas e braços;
    - Movimento dependente das pernas ;
    - Nenhum movimento das pernas;
    - Ventilação espontânea em nível esperado;
    - Dispnéia atual;
    - Sinal de pressão arterial em nível diminuído;
    - Sinal de pressão arterial em nível aumentado;
    - Sinal de pressão arterial em nível aumentado;
    - Estado de alerta;
    - Consciência em nível diminuído;
    - Perfusão tissular normal ;
    - Perfusão tissular em nível diminuído;
    - Angústia em nível aumentado ;
    - Acesso intravenoso atual em braço direito;
    - Acesso intravenoso atual em braço direito;
    - Eliminação urinária em nível diminuído pelo cateter urinário;
    - Dor atual na ferida cirúrgica;
    - Dor de nível aumentado em perna direita;
    - Úlcera de pressão iniciado em calcanhar direito;
    - Risco para infecção em ferida cirúrgica;
    - Tremor atual ;
    - Risco para hipoglicemia ;
    - Risco para hiperglicemia;
    - Auto-higiene comprometida ;
    - Hipotermia atual;
    - Hipertermia atual;
    - Hipertensão atual;
    - Risco para hemorragia por via vaginal.