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METODOLOGIAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS:
1853, 1930-1967 |
Veículos de propagação de idéias e práticas, os manuais de pedagogia e metodologia ditam o conteúdo a ser aprendido e a melhor forma de transmissão das concepções inovadoras em educação. Por tratarem de um conjunto de normas, diretrizes, recursos e técnicas consideradas necessárias para assegurar aos docentes uma atuação educativa eficaz, encontram-se subordinados a um contexto educativo e à realidade sócio-econômica de uma determinada época, de modo que, o estudo dessas obras pode revelar vestígios das transformações ocorridas nas práticas escolares e possibilitar a compreensão dos processos de renovação teórica educacional.
Presentes nos manuais de pedagogia e metodologia e destinados ao uso dos professores, os métodos de ensino constituem-se na descrição de estratégias, procedimentos e orientações como auxiliares na organização das atividades de ensino e estabelecem a ligação entre os objetivos educacionais e a prática escolar. Sofrem, pois, constantes modificações, ao sabor das concepções pedagógicas reinantes em certo período.
A preocupação com métodos de ensino que possibilitem minimizar as dificuldades encontradas no ensino e aprendizagem da Matemática nas escolas de primeiras letras é tema recorrente para autores de obras didáticas e de metodologia de ensino. Constata-se que livros de metodologia são testemunhos das transformações ocorridas nas práticas escolares, podendo revelar o conjunto de regras e práticas pelas quais a matemática da escola primária formaliza seu processo de escolarização nessa área do conhecimento.
Nas obras de metodologia do final do século XIX e início do século XX, estão presentes a prática de memorização, apoiada em repetições orais, ilustrações, gestos, canto, dentre outros meios. Com a propagação da campanha da escola primária obrigatória e gratuita, ganha força o método intuitivo ou lições de coisas, considerado pelos educadores como o mais adequado. Ele partia do pressuposto de que se deveria começar pela educação dos sentidos.
Com o passar do tempo, os educadores defenderam uma metodologia inspirada na experiência e na observação psicológica, próprias da concepção escolanovista. Em contraposição, educadores católicos, preocupados com o possível avanço de uma concepção pedagógica agnóstica, criticam tal postura. Mais adiante, na década de 1960, toma corpo uma nova concepção de pedagogia, voltada para a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo, atenta aos aspectos de formação científica e técnica. A produção teórica de Jean Piaget é referência naquela época e oferece importante contribuição para a educação, em especial, propiciando grande impulso para a renovação do ensino da matemática que, segundo alguns educadores, deveria partir de noções da Teoria dos Conjuntos, de modo a preparar o aluno para a tomada de consciência das estruturas lógicas.
Os manuais pedagógicos são assim documentos de um tempo, de seu tempo de circulação e apropriação, portadores de indícios de apropriações de diferentes concepções pedagógicas para o ensino da matemática. |
A MATEMÁTICA NOS LIVROS DE METODOLOGIA DAS SÉRIES INICIAIS
(1853, 1930 – 1967)
OBRAS
COMENTÁRIOS |
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CASTILHO, Antonio Feliciano de. Método Castilho para o ensino rápido e aprazível: do ler impresso, manuscrito e numeração e do escrever. 2. ed. Lisboa: Imprensa Nacional, 1853.
Obra destinada aos professores e mães de família, interessados em instruir as crianças. Acervo do Centro de Referência em Educação Mário Covas. |
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VASCONCELOS, Antonio Sena Faria de. Como se ensina aritmética: didáctica. Biblioteca da Cultura Pedagógica. Vol. 1. Lisboa: Clássica Editora, 1933.
Acervo do Instituto de Estudos Educacionais Professor Sud Mennucci. (Centro do Professorado Paulista). |
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BACKHEUSER, Everardo. A aritmética na “Escola Nova”: a nova didática da aritmética. Rio de Janeiro: Livraria Católica, 1933.
Acervo do Instituto de Estudos Educacionais Professor Sud Mennucci. (Centro do Professorado Paulista). |
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VASCONCELOS, Antonio Sena Faria de. Como se ensina a raciocinar em aritmética: psicologia aplicada e didáctica. Biblioteca da Cultura Pedagógica. Vol. 6. Secções 3ª, 8ª. Lisboa: Clássica Editora, 1934.
Acervo do Instituto de Estudos Educacionais Professor Sud Mennucci. (Centro do Professorado Paulista). |
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THORNDIKE, Edward Lee. A nova metodologia da aritmética. Porto Alegre: Livraria Globo, 1936.
Acervo do Centro de Documentação do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT). |
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BACKHEUSER, Everardo. Como se ensina a aritmética: fundamentos psicopedagógicos. Biblioteca Vida e Educação. Vol. 9. Porto Alegre: Livraria Globo, 1946.
Acervo do Centro de Documentação do GHEMAT. |
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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE. Obras completas de Rui Barbosa: Reforma do ensino primário e várias instituições complementares da instrução pública. Vol X, 1883, Tomos II e III, 1946 – 1947.
Acervo do Instituto de Estudos Educacionais Professor Sud Mennucci. (Centro do Professorado Paulista). |
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RESENDE, Jarbas. O ensino primário através da metodologia: programa completo. 2. ed. Leopoldina: Gráfica Guimarães Editora, 1950.
Acervo do Instituto de Estudos Educacionais Professor Sud Mennucci. (Centro do Professorado Paulista). |
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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE. Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos. Matemática no Curso Primário: sugestões para organização e desenvolvimento de programas (estudo preliminar). Publicação nº 71, 1952.
Acervo do Instituto de Estudos Educacionais Professor Sud Mennucci. (Centro do Professorado Paulista). |
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ALBUQUERQUE, Irene de. Metodologia da matemática. 2. ed. Rio de Janeiro: Conquista, 1954.
(De acordo com o programa do Curso de Formação do Professor Primário). Orientação detalhada e sugestões práticas acerca de todos os pontos do programa do curso primário. Para uso de professores primários, orientadores de Ensino e alunos das Escolas Normais.
Acervo do Instituto de Estudos Educacionais Professor Sud Mennucci. (Centro do Professorado Paulista). |
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LOURENÇO FILHO, Manuel Bergström. A pedagogia de Rui Barbosa. Biblioteca de Educação. Nº 34, 2. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1954.
Acervo do Instituto de Estudos Educacionais Professor Sud Mennucci. (Centro do Professorado Paulista). |
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ANDRADE FILHO, Bento de. Pedagogia: estudo filosófico-científico da educação. Coleção de Ensino Normal. São Paulo: Saraiva, 1957.
Contendo, de forma racional e completa, os programas oficiais do Ensino Normal do Estado.
Acervo do Instituto de Estudos Educacionais Professor Sud Mennucci. (Centro do Professorado Paulista). |
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AMARAL, Persides Pires do. Ensine com êxito: questões práticas de aritmética e geometria. 3. ed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1960.
Obra dedicada ao 2º ano Primário (de acordo com o programa oficial).
Acervo do Instituto de Estudos Educacionais Professor Sud Mennucci. (Centro do Professorado Paulista). |
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PEREIRA, Waldecyr C. de Araújo. Matemática dinâmica com números em cores. Recife, 1961.
Para professores dos cursos: primário, secundário, comercial e industrial. Impresso nas oficinas gráficas da empresa Jornal do Commércio S.A., cuja impressão foi terminada em janeiro de 1962.
Acervo do Instituto de Estudos Educacionais Professor Sud Mennucci. (Centro do Professorado Paulista). |
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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Matemática na escola primária. Biblioteca da Professora Brasileira. Programa de Emergência. MEC, 1962.
Edição promovida pelo Ministério da Educação e Cultura, com recursos do seu Programa de Emergência, para distribuição gratuita às professoras brasileiras.
Acervo do Instituto de Estudos Educacionais Professor Sud Mennucci. (Centro do Professorado Paulista). |
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D’ÁVILA, Antônio. Praticas Escolares. Vol. 1. 10. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 1965.
De acordo com o programa de prática do ensino do curso normal e com a orientação do ensino primário. Edição revista, atualizada e com as últimas iniciativas do Departamento de Educação.
Acervo do Centro de Documentação do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT). |
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SENAC. Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Didática da Matemática. Departamento Nacional, 1965.
Acervo do Instituto de Estudos Educacionais Professor Sud Mennucci. (Centro do Professorado Paulista). |
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MÁRQUEZ, Ángel Diego. Didática das matemáticas elementares: o ensino das matemáticas pelo método dos números em cor ou método Cuisenaire. Rio de Janeiro: Editora Letras e Artes Ltda., 1967.
Acervo do Centro de Documentação do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT). |
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SANTOS, Theobaldo Miranda. Metodologia do ensino primário. Curso de Psicologia e Pedagogia. Vol. 10. 3. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 19?.
Acervo do Centro de Documentação do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT). |
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