|
Os anos 1870 e os exames de matemática na Escola Normal de São Paulo |
Guardados em latas do Arquivo do Estado de São Paulo estão exames finais de Aritmética dos alunos que freqüentaram a Escola Normal de São Paulo, durante o tempo de sua segunda fundação em 1875. Num primeiro momento o que eles podem revelar? Quase nada, ao que parece. Os alunos discorrendo sobre “frações decimais”, por exemplo. Explicitando as vantagens da numeração decimal, dando exemplos delas e somente isso. Alguns manifestando erros nos exemplos numéricos, o que lhes vale a qualificação de “sofrível” na avaliação do examinador. Chegando mais e mais perto desses documentos eles parecem querer nos contar outras tantas coisas para além do que se lê de imediato.
Talvez seja possível “escutar”, através dos exames, o barulho da construção da grande metrópole paulistana, com a abertura das ferrovias, do uso do trabalho livre, do desenvolvimento da lavoura cafeeira. O nome de cada autor das provas revela as futuras lideranças educacionais, que irão levar a diversos cantos do Estado de São Paulo o projeto republicano de educação. Aqueles estudantes de aritmética irão constituir referências educacionais brasileiras a partir de finais do século XIX. Seus exames revelam, cotejados com livros de Aritmética de época, como se dava a preparação matemática do futuro professor e diretor do ensino primário: trata-se de ter de cor um discurso posto nos livros e apresentá-lo como uma dissertação no momento das provas. A lógica que preside esse aprendizado é a do livro, deixando de lado as aulas do professor, que talvez nunca saibamos como eram ministradas.
Os exames revelam as lições dos livros. Longe está a faina do cálculo, da exatidão, do adestramento nas contas. Coisas tão valorizadas nos discursos sobre o ensino de aritmética. Não há exercícios para resolver nas provas. Vale a dissertação organizada, do que o ponto sorteado no exame pede.
Em 1878, a Escola Normal tem decretado o seu segundo fechamento. Pelos idos de 1880 ela reabrirá novamente. Esses foram outros tempos. A vaga da inovação pedagógica mundial passará a estar presente nas salas de aula. |
OS EXAMES DOS ALUNOS DA ESCOLA NORMAL DE SÃO PAULO, 1875-1877* |
* Estes exames encontram-se no Arquivo do Estado de São Paulo (AESP), Seção Manuscritos Escola Normal, CO 5129. |
Teoria geral das frações decimais
1875
Exames realizados pela 1ª turma de alunos matriculados na Escola Normal, reaberta em 1875.
|
Multiplicação e divisão de números inteiros
1876
Exames realizados pela 2ª turma de alunos matriculados na Escola Normal, reaberta em 1875.
|
Frações preliminares redução das frações ao mesmo denominador
1876
Exames realizados pela 2ª turma de alunos matriculados na Escola Normal, reaberta em 1875.
|
Adição e subtração de frações
1876
Exames realizados pela 1ª turma de alunas matriculadas na Escola Normal, reaberta em 1875.
|
Multiplicação e divisão das frações
1877
Exames realizados pela 1ª turma de alunas da Escola Normal, reaberta em 1875.
|
|