Os anos 1870 e os exames de matemática na Escola Normal de São Paulo
Guardados em latas do Arquivo do Estado de São Paulo estão exames finais de Aritmética dos alunos que freqüentaram a Escola Normal de São Paulo, durante o tempo de sua segunda fundação em 1875. Num primeiro momento o que eles podem revelar? Quase nada, ao que parece. Os alunos discorrendo sobre “frações decimais”, por exemplo. Explicitando as vantagens da numeração decimal, dando exemplos delas e somente isso. Alguns manifestando erros nos exemplos numéricos, o que lhes vale a qualificação de “sofrível” na avaliação do examinador. Chegando mais e mais perto desses documentos eles parecem querer nos contar outras tantas coisas para além do que se lê de imediato.

Talvez seja possível “escutar”, através dos exames, o barulho da construção da grande metrópole paulistana, com a abertura das ferrovias, do uso do trabalho livre, do desenvolvimento da lavoura cafeeira. O nome de cada autor das provas revela as futuras lideranças educacionais, que irão levar a diversos cantos do Estado de São Paulo o projeto republicano de educação. Aqueles estudantes de aritmética irão constituir referências educacionais brasileiras a partir de finais do século XIX. Seus exames revelam, cotejados com livros de Aritmética de época, como se dava a preparação matemática do futuro professor e diretor do ensino primário: trata-se de ter de cor um discurso posto nos livros e apresentá-lo como uma dissertação no momento das provas. A lógica que preside esse aprendizado é a do livro, deixando de lado as aulas do professor, que talvez nunca saibamos como eram ministradas.

Os exames revelam as lições dos livros. Longe está a faina do cálculo, da exatidão, do adestramento nas contas. Coisas tão valorizadas nos discursos sobre o ensino de aritmética. Não há exercícios para resolver nas provas. Vale a dissertação organizada, do que o ponto sorteado no exame pede.

Em 1878, a Escola Normal tem decretado o seu segundo fechamento. Pelos idos de 1880 ela reabrirá novamente. Esses foram outros tempos. A vaga da inovação pedagógica mundial passará a estar presente nas salas de aula.

OS EXAMES DOS ALUNOS DA ESCOLA NORMAL DE SÃO PAULO, 1875-1877*
* Estes exames encontram-se no Arquivo do Estado de São Paulo (AESP), Seção Manuscritos Escola Normal, CO 5129.
Teoria geral das frações decimais

1875


Exames realizados pela 1ª turma de alunos matriculados na Escola Normal, reaberta em 1875.

Multiplicação e divisão de números inteiros

1876


Exames realizados pela 2ª turma de alunos matriculados na Escola Normal, reaberta em 1875.

P13 P14 P15 P16
Frações preliminares redução das frações ao mesmo denominador

1876


Exames realizados pela 2ª turma de alunos matriculados na Escola Normal, reaberta em 1875.

Adição e subtração de frações

1876


Exames realizados pela 1ª turma de alunas matriculadas na Escola Normal, reaberta em 1875.

P28 P29 P30 P31 P32 P33
Multiplicação e divisão das frações

1877


Exames realizados pela 1ª turma de alunas da Escola Normal, reaberta em 1875.

P40 P41 P42 P43