HISTÓRICO

O CEME foi criado em 1988 por iniciativa da comunidade cientifica da Escola Paulista de Medicina – EPM, durante a gestão do Diretor Prof. Dr. Nader Wafae. O projeto foi parte do plano diretor e teve envolvimento interdepartamental.

A execução iniciou-se com uma reunião entre docentes de vários departamentos, presidida pelo Prof. Dr. Luiz R. Trabulsi da Disciplina de Microbiologia, onde se decidiu, em comum acordo com a Diretoria, que seriam nomeados a chefia e coordenadoria do CEME, escolhidos entre os pesquisadores da Escola Paulista de Medicina com experiência e reconhecimento entre os pares na comunidade cientifica.

Foi nomeada como diretora a Profa. Dra. Edna Freymüller Haapalainen, então lotada no Departamento de Micro-Imuno-Parasitologia, com formação em histologia e grande experiência em microscopia eletrônica. Para a coordenação, foi designada uma comissão formada pela Profa. Dra. Edna, o Prof. Dr. Ricardo Luiz Smith do Departamento de Morfologia, o Prof. Dr. Renato Arruda Mortara do Departamento de Micro-Imuno-Parasitologia e o Prof. Dr. Eduardo Katchburian do Departamento de Morfologia.

A opção pelo microscópio eletrônico de transmissão Jeol 1200 EXII, foi realizada após consultas técnicas, o qual foi adquirido pela Escola Paulista de Medicina com verbas de material permanente, no valor US$ 260,000.00. Para a instalação do CEME foi escolhido o andar térreo do Edifício de Ciências Biomédicas, por apresentar as especificações técnicas necessárias.

Em 1989, foi aprovado um projeto integrado de pesquisa pela FAPESP para equipar o CEME com a infra-estrutura necessária, e, em dezembro de 1989, após uma reunião extraordinária do Capítulo Paulista da Sociedade Brasileira de Microscopia Eletrônica, o CEME foi inaugurado.

Durante o ano de 1990, a EPM investiu na estrutura laboratorial e os responsáveis pelo CEME receberam treinamento especializado, oferecido pela JEOL.

Em 1991, foi adquirido um microscópio eletrônico de varredura marca JEOL JSM 5300 e infra- estrutura especializada. O custo, US$ 150,000.00 , foi financiado pela FAPESP e EPM por meio de projeto integrado de pesquisa.

Em 1994, suas instalações físicas foram ampliadas com o apoio financeiro da FAPESP concedido por Programa de Infra-estrutura.

Em 1988, com a transformação da Escola Paulista de Medicina em Universidade Federal de São Paulo e a elaboração do novo estatuto da UNIFESP, por decisão do Conselho Universitário, o CEME passou a ser um Órgão Complementar vinculado à Reitoria. Em 1994 o Conselho Universitário aprovou a vinculação do CEME à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.

Os resultados alcançados até o momento em suas atividades são compensadores em termos de investigação cientifica básica e aplicada, bem como na área de diagnósticos, resultando em uma produção científica relevante, com repercussão nos sistemas de graduação, pós-graduação e assistência da Instituição, além da formação de recursos humanos especializados.

Em 2011 o CEME adquiriu um novo Microscópio Eletrônico de Varredura por emissão de campo (Field Emission Gun) FEI Quanta FEG 250 com verba CAPES Pró-Equipamentos. Este instrumento permite a observação de amostras biológicas com um mínimo de preparação em condições de baixo vácuo.

Em 2012 a Dra. Edna aposentou-se e o Dr. Renato A. Mortara assumiu interinamente a Direção do CEME, por indicação do Comitê Gestor (formado pelos Profs. Drs. Beatriz Castilho, Luís Eduardo Coelho Andrade e Luiz Antonio Moura) e subsequente aprovação da Congregação da Escola Paulista de Medicina.

Em fevereiro de 2014, a Dra. Rita Sinigaglia Coimbra assumiu o cargo de Docente do CEME após sua aprovação no concurso ocorrido em novembro de 2013. Em março de 2014 a Dra Rita foi nomeada coordenadora do CEME após a aprovação da sua indicação como coordenadora pela Congregação da Escola Paulista de Medicina.

A atual coordenadora vem promovendo a reestruturação e modernização da infraestrutura do CEME para atender um número maior de usuários, oferecer novas técnicas de estudo e investir na formação de microscopistas. Além disso, o regimento do CEME foi adequado em conformidade com as mudanças no regimento da UNIFESP e suas unidades (campi, unidades de ensino, etc).

© 2006-2014 Unifesp

 

contato:ceme@unifesp.br