Grupo de Estudos de História Oral em Saúde (GEHOS)

GEHOS 1º sem. 2013

Projetos de História Oral: da elaboração a construção das narrativas em saúde : 5º Ciclo de Encontros do GRUPO DE ESTUDOS DE HISTÓRIA ORAL E NARRATIVAS EM SAÚDE

Nível: Pós-Graduação

Público Alvo: Alunos de todos os programas da Unifesp.

Professor Responsável: Dante Marcello Claramonte Gallian (Diretor do CeHFi)

Professora Convidada: Fabíola Holanda  Barbosa Fernandez  (Doutora em História Social/USP/Docente do Departamento de História da Universidade Federal de Rondônia em cooperação técnica no CEHFI/EPM/UNIFESP - Coordenadora do    GEHOS/UNIFESP                                                                                                                                                               Promoção: Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi)

Período: de 06 de março a 26 de junho de 2013
Horário: 4ªs feiras – 10:30h às 12:30h
Local: Será indicado posteriormente
Carga Horária Didática: 32 hs
Carga Horária Atividades: 43 hs
Créditos: 5

Inscrições: por e-mail para: Prof. Fabíola Holanda (responsável pela disciplina): Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , até o dia 04/03/2013.

Pré-requisito: ter cursado(a) e ter sido aprovado (a) no 2º semestre de 2012 a disciplina Humanidades e Saúde.

Objetivo Geral: Discutir, estimular e orientar a elaboração e condução de projetos que envolvam a metodologia da história oral e narrativas em saúde.

Metodologia: leitura e discussão de projetos em andamento e construção de um projeto coletivo de história oral

Avaliação:

Ao aluno de pós-graduação será exigido um relatório escrito sobre a experiência do Grupo de Estudos e comentários a respeito dos livros lidos. O certificado de presença e conceito será emitido pelo CeHFi, podendo ser apresentado à Pró-reitoria de pós-graduação para reconhecimento e atribuição de créditos.

Leituras: a programação de leitura, bem como o cronograma das atividades e aulas serão apresentados no primeiro encontro do grupo, no dia 06/03/2013 às 10hs.

Leituras Prévias:

GALLIAN, D.M.C. 75x75 EPM/UNIFESP, uma História, 75 vidas. São Paulo: EDUNIFESP, 2008.

MEYHI, J.C.S. Bom. Augusto & Lea: um caso de (des)amor em tempos modernos. São Paulo: Contexto, 2006.

_______________; HOLANDA, Fabíola. História Oral: Como Fazer, Como Pensar. São paulo: Contexto. 2007.

Mais sobre História Oral e Narrativas em Saúde

Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde - CEHFI
Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
Ministério da Educação

Rua Loefgreen 2032, Vila Clementino, São Paulo, SP.

Fones: 55-11-55764848 ramal 2533 ou 2532