Bibliografia do LabHum

A bibliografia abaixo foi criada a partir do projeto inicial da tese Um Laboratório para a Humanização em Saúde e deste site, posteriormente acrescentamos outras obras indicadas para o LabHum, e relevantes para outros projetos sobre humanização em saúde através das humanidades:
  • ALBOM, Mitch. A ultima grande lição - O Sentido da Vida. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 1998.
  • AMADO, Janaína, FERREIRA, Marieta de Moraes. Usos e abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1996.
  • AYRES, José Ricardo de Carvalho Mesquita. Hermenêutica e humanização das práticas de saúde. Ciênc. saúde coletiva,  Rio de Janeiro,  v. 10,  n. 3, set.  2005 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232005000300013&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em  14  out.  2011.
  • AYRES, José Ricardo de Carvalho Mesquita. O cuidado, os modos de ser (do) humano e as práticas de saúde. Saude soc.,  São Paulo,  v. 13,  n. 3, Dec.  2004. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902004000300003&lng=en&nrm=iso>. acesso em  14  out.  2011.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902004000300003.
  • BARROS, R. B.; PASSOS, E. Humanização na saúde: um novo modismo?. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, São Paulo, v. 9, n. n.17, p. 389-394, 2005. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/icse/v9n17/v9n17a14.pdf>. Acesso em 24 abr.2011.
  • BARTHES, RolandA câmara clara: nota sobre a fotografia, Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1984
  • BATISTA, N. A. (Org.) ; Batista, S. H.S.S (Org.) ; Abdalla, I. G. (Org.). Ensino em Saúde: visitando conceitos e práticas. 1ª ed. São Paulo: Arte & Ciência, 2005.
  • BOGDAN, RCE e BIKLEN, SK. Investigação Qualitativa em educação – uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
  • BOM MEIHY, José Carlos Sebe. Manual de história oral. 5ª ed., São Paulo, Loyola, 2005.
  • BOM MEIHY, José Carlos Sebe. Augusto e Lea - um caso de (des) amor em tempos modernos. São Paulo, Contexto, 2006.
  • BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação da área de Saúde, in: PARECER Nº: CNE/CES 1.133/200 - PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 3/10/2001 - Disponível em <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2001/pces1133_01.pdf>. Acesso em 28 abr. 2011.
  • BRASIL. Ministério da Saúde. Humaniza SUS: Política Nacional de Humanização. Brasília, Ministério da Saúde, 2003.
  • CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos. In: _________________________. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. p.9-16.
  • COELHO, Teixeira. “A Cultura como Experiência”, in RIBEIRO, Renato Janine (org.) Humanidades; um novo curso na USP. São Paulo, Edusp, 2001.
  • COMPAGNON, Antoine. Literatura para que? Editora UFMG. Belo Horizonte, 2006.
  • DELUMEAU, Jean. A Civilização do Renascimento. Lisboa, Estampa, 1984, Vol. II.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia – saberes necessários à prática educativa. 36ª Ed, São Paulo: Editora Paz e Terra, 2009.
  • GALLIAN , Dante Marcello Claramonte. O papel das humanidades na medicina. Psiquiatria na Prática Médica - Centro de Estudos - Departamento de Psiquiatria - UNIFESP, 2001, Volume 34, número 4. Disponível em <http://www.unifesp.br/dpsiq/polbr/ppm/editorial07.htm>. Acesso em 13 jan. 2009.
  • GALLIAN, Dante Marcello Claramonte. O que é o Laboratório de Humanidades: sua história, seu “funcionamento” e sua finalidade. Blog do LabHum. 2009. Disponível em <http://labhum.blogspot.com/2009/10/o-que-e-o-laboratorio-de-humanidades.html>. Acesso em 05 set. 2011.
  • GALLIAN, Dante Marcello Claramonte (org.). 75X75 EPM/Unifesp: uma história, 75 vidas. São Paulo, Editora da Unifesp, 2008.
  • GALLIAN, Dante Marcello Claramonte et al. As Patologias da Modernidade e os Remédios das Humanidades: investigação e experimentação , Resumo de Projeto de Pesquisa Regular FAPESP, 2010. Disponível em <http://www.bv.fapesp.br/pt/projetos-regulares/27591/patologias-modernidade-remedios-humanidades-investigacao/>. Acesso em 06 set. 2011.
  • GARIN, Eugenio. Idade Média e Renascimento. Lisboa, Editorial Estampa, 1989.
  • GEERTZ, Clifford. Obras e vidas: o antropólogo como autor. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2002
  • HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos. O breve século XX. São Paulo, Cia das Letras, 2005.
  • HOLANDA, Fabíola; MEIHY, José Carlos Sebe. História Oral: como fazer, como pensar. Contexto, São Paulo, 2007.
  • JACOBI, Pedro Roberto. Estado e educação: o desafio de ampliar a cidadania. Educar em Revista no.31, Curitiba, 2008
  • LACAZ, Francisco Antônio de Castro. Qualidade de vida no trabalho e saúde/doença. Revista Ciência & Saúde Coletiva. 2000. Disponível em <http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232000000100012>. Acesso em 19 ago. 2011.
  • LARROSA Bondia, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista. Brasileira de Educação. Campinas: Autores Associados, nº 19. p. 20-28. Jan./Abr. 2002.
  • LÓPEZ-QUINTÁS, Alfonso. Como obter uma Formação Integral. Revista hottopos, 1996. Disponível em <http://www.hottopos.com/seminario/sem2/quintaspt.htm>. Acesso em 05 set. 2011.
  • LÓPEZ-QUINTÁS, Alfonso. El análises literario y su papel formativo, in Convenit International N. 1, 2000, disponível em <http://www.hottopos.com/convenit/lq1.htm>. Acesso em 24 abr. 2011.
  • LÓPEZ-QUINTÁS, Alfonso. A Experiência Estética, Fonte Inesgotável de Formação Humana. S/D. Disponível em
  • <http://www.hottopos.com/videtur19/quintassilvia.htm>. Acesso em 13 jan. 2009.
  • MARAÑÓN, Gregorio, La Edad Crítica, Madrid, 1925.
  • ---------------------------, Vocación y Ética. Madrid, 1946.
  • MARTINS. Maria Cezira Fantini Nogueira. Humanização na Saúde. Portal Humaniza SUS. Disponível em < http://www.portalhumaniza.org.br/ph/texto.asp?id=57>. Acesso em 13 out. 2010.
  • MEYER, Dagmar E. Estermann et al . "Você aprende. A gente ensina?": interrogando relações entre educação e saúde desde a perspectiva da vulnerabilidade. Cad. Saúde Pública,  Rio de Janeiro,  v. 22,  n. 6, 2006 Jun. Disponível em<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2006000600022&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 05 out. 2010.
  • MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem significativa crítica. 2005. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/~moreira/apsigcritport.pdf>. Acesso em 11 ago. 2010.
  • ORTEGA y GASSET, José. A desumanização da arte. Trad.: Ricardo Araújo. São Paulo: Cortez, 1999
  • ORTEGA Y GASSET, José. A Missão da Universidade. Rio de Janeiro, Eduerj, 1999.
  • PASCHE, Dário Frederico. Humanizar a formação para humanizar o SUS. in: Brasil, Cadernos HumanizaSUS - Volume 1 Formação e intervenção. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Brasília, 2010. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_humanizaSUS.pdf>. Acesso em 27 abr. 2011.
  • PASSMORE, J. A Perfectibilidade do homem. Rio de Janeiro, Topbooks, 2004.
  • PESCE, Lucila. PEÑA, Maria de los Dolores; ALLEGRETTI, Sonia. Mapas conceituais, wiki, blogs e aprendizagem colaborativa: fundamentos e aplicações. Anais do VI Simpósio Ibero-americano de Educação, Cibernética e Informática. Orlando, 10 a 13 de julho de 2009. Disponível em: <http://www.iiis.org/CDs2008/CD2009CSC/SIECI2009/PapersPdf/X908TI.pdf>. Acesso em 24 abr. 2011.
  • PIEPER, Josef, A Abertura para o Todo: a Chance da Universidade. Ensaio. São Paulo, Apel, 1989.
  • RIBEIRO, Renato Janine. Humanidades; um novo curso na USP. São Paulo, Edusp, 2001.
  • RUIZ-MORENO, Lídia. Trabalho em grupo: experiências inovadoras na área da educação em saúde. in: BATISTA, N. A. (Org.) ; Batista, S. H.S.S (Org.) ; Abdalla, I. G. (Org.). Ensino em Saúde: visitando conceitos e práticas. 1. ed. São Paulo: Arte & Ciência, 2005.
  • RUIZ RETEGUI, Antonio, Pulchrum. Reflexiones sobre la Belleza desde la Antropologia cristiana. 2ª ed., Madrid, Rialp, 1999.
  • SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências - 6ª edição. Editora Cortez, São Paulo, 2009.
  • SERODIO, Aluisio Marçal de Barros; ALMEIDA, José Antônio Maia de. Situações de conflitos éticos relevantes para a discussão com estudantes de Medicina: uma visão docente. Rev. bras. educ. med.,  Rio de Janeiro,  v. 33,  n. 1, Mar.  2009. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000100008&lng=en&nrm=iso>. Acesso em  14  out.  2011.
  • TEIXEIRA COELHO. “A Cultura como Experiência”, in RIBEIRO, Renato Janine (org.) Humanidades; um novo curso na USP. São Paulo, Edusp, 2001.
  • VALLADARES, Licia. Os dez mandamentos da observação participante. Rev. bras. Ci. Soc.,  São Paulo,  v. 22,  n. 63, Feb.  2007 .   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092007000100012&lng=en&nrm=iso>. Acesso em  14  Out.  2011.
  • VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo, Martins Fontes, 1984.

 


Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde - CEHFI
Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
Ministério da Educação

Rua Loefgreen 2032, Vila Clementino, São Paulo, SP.

Fones: 55-11-55764848 ramal 2533 ou 2532