Espiritualidade e Saúde (Disciplina Eletiva)

Disciplina Eletiva na Graduação para estudantes de medicina e enfermagem.

PROGRAMAÇÃO GRADUAÇÃO 2012

Objetivo: Ao finalizar o curso o estudante deverá perceber a importância da Espiritualidade como fator de influência no acompanhamento do paciente no processo saúde-doença e sua participação como instrumento de humanização no atendimento.

Objetivos específicos:
1. Oferecer uma reflexão sobre a participação da espiritualidade na vida do paciente.
2. Desenvolver a percepção do estudante para esta nova dimensão da pessoa e suas influências na evolução da doença.
3. Capacitar o estudante a abordar e trabalhar as angústias espirituais do paciente.
4. Levar o estudante a uma reflexão sobre a seu crença pessoal e a interação com os paciente nas questões de espiritualidade.

Programação:
1.Conceitos de Espiritualidade e Religiosidade e a natureza da Crença. Por quê estudar Espiritualidade na assistência ao paciente.
2.Refletindo sobre a existência de Deus e o entendimento dos homens à luz das principais religiões.
3.A dor e o sofrimento numa visão transcendental do ser humano. A espiritualidade no processo saúde-doença.
4.O mistério da fé. A evidência de efeitos verificados sem explicação científica.
5.Por quê? Quando? Como incluir Espiritualidade no processo terapêutico (casos clínicos)
6.A experiência na prática hospitalar e assistência domiciliar (casos clínicos)
7.A formação espiritual do profissional: uma necessidade ou somente uma opção pessoal?
A espiritualidade como instrumento de um atendimento humanizado.
8.Avaliando a pesquisa em espiritualidade sob a ótica da ciência e da tecnologia.

Bibliografia Recomendada
Collins, Francis S.; A linguagem de Deus, um cientista apresenta evidências de que Ele existe; Editora Gente, 2007.

Crawford , Robert; O que é Religião?,  Editora Vozes; Petrópolis, 2005

Dostoievski, Fiodor; “O sonho de um homem ridículo” in Duas Narrativas Fantásticas; Editora 34; 3ª reimpressão, 2007

Frankl, Viktor E.; Um sentido para a vida, Psicoterapia e Humanismo; Idéias & Letras, São Paulo 2005

Koenig, Harold G.; Espiritualidade no cuidado com o paciente, Por quê, como quando e o quê , FE Editora Jornalística Ltda, São Paulo,2005.

Pessini, Leo; Barchifontaine, Christian de P. (organizadores); Buscar Sentido e Plenitude de Vida: Bioética, Saúde e Espiritualidade; Paulinas e Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2008.

Savioli, Roque M.; Fronteiras da Ciência e da Fé; Editora Gaia Ltda, São Paulo, 2006

Siegel, Bernie S.; Amor, Medicina e Milagres; Editora Best séller, Rio de Janeiro , 28ª edição, 2005

Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde - CEHFI
Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
Ministério da Educação

Rua Loefgreen 2032, Vila Clementino, São Paulo, SP.

Fones: 55-11-55764848 ramal 2533 / 55-11-5084-8582