Projeto FotoCulturaParaTodos

"Levar a luz da fotografia e da cultura para quem precisa! "

Resumo: Cursos de fotografia, meditação, narrativas e outras formas artístico-cultural, para crianças e jovens em tratamentos de saúde, em situação socioeconômica que não permita fazer cursos como este e idosos. Projeto de caráter voluntário, sem fins lucrativos. Como premissa fundamental acreditamos que a fotografia, enquanto arte, técnica e profissão, pode trazer diversos elementos de qualidade de vida para quem a pratica.

ESCOLA DE FOTOGRAFIA FotoculturaParaTodos

CURSOS:

• Curso BÁSICO 2019 - fevereiro-março-abril- aulas de fotografia para crianças e jovens, gratuito, aos sábados, 9-12h no Campus São Paulo da UNIFESp, Vila Clementino (R. Pedro de Toledo)
    INSCRIÇÃO PARA ALUNOS:  https://goo.gl/forms/TCVG56BYJSC4xd5E3

• Cursos no GRAACC - apenas para pacientes
Coordenação do projeto: Yuri Bittar
Diretor do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi-UNIFESP): Prof. Dr. Dante Marcello Claramonte Gallian
Este projeto é desenvolvido desde 2014 e desde 2018 é um projeto de extensão da UNIFESP.
É ideia é simples, acreditamos que a fotografia, mais que arte ou técnica, é um estilo de vida, capaz de iluminar e alegrar nosso cotidiano, mostrar a beleza do mundo, permitir extravasar sentimentos, virar profissão, ou apenas ser algo legal no dia a dia. Neste projeto damos aulas de fotografia para crianças e jovens que se tratam de câncer no GRAACC. Esse é um trabalho voluntário, com o único objetivo de melhorar a vida deles um pouquinho.
Assim esperamos que a fotografia seja capaz de se tornar parte do dia a dia deles, seja como simples hobby, ou até mesmo como profissão. As aulas são sob medida, individuais ou em pequenos grupos, e o conteúdo depende da demanda de cada aluno, podendo ser uma aula única ou durar meses. Se for preciso doamos uma câmera para o aluno e buscaremos resolver cada dificuldade que aparecer, com a ajuda dos amigos. Precisaremos de ajuda, claro, fale com a gente!

Regras (ao se inscrever aceita-se estas regras):

1. Este será um curso livre (não profissionalizante) com o objetivo de apesentar a fotografia para os alunos, oferecer dicas de criatividade e criar bons momentos;

2. Este curso é GRATUITO E ABERTO PARA:

- Jovens (de 8 a 21 anos) que normalmente não poderiam pagar por um curso de fotografia (de famílias de baixa renda);

- Jovens (de 8 a 21 anos) filhos ou dependentes de servidores/funcionários da UNIFESP-EPM;

- Estudantes de graduação da UNIFESP;

- Idosos acima de 65 anos.

3. Casos fora dessa idade podem ser considerados, converse com a gente.

4. Como famílias de baixa renda entende-se (por critérios oficiais do governo federal) A) Que ganham até meio salário mínimo por pessoa; ou B) Que ganham até 3 salários mínimos de renda mensal ​tota​l. Caso seja necessário iremos solicitar documentação comprovatória;

5. Este é um projeto voluntário, não temos como ajudar com transporte;

6. No caso dos alunos menores, especialmente abaixo de 14 anos, os pais precisam vir junto e aguardar durante a aula;

7. Temos câmeras semi-profissionais para as aulas, não é preciso ter câmera;

8. Para os alunos que se destacarem tentaremos conseguir câmeras para doação, mas isso depende de recebermos câmeras.

***ATENÇÃO*** Se souberem de algum jovem interessado mas com dificuldade de preencher este formulário, fale com a gente pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Aulas no GRAACC (dentro do hospital do GRAACC, apenas para pacientes)

Terças de manhã 10h-12h

Quintas de manhã 10h-12h

Sábados de manhã 10h-12h

Nesse caso a inscrição é diretamente com os professores.

Nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/fotoculturaparatodos?fref=ts

>>>> QUER SER VOLUNTÁRIO?

Formulário para interessados:

Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde - CEHFI
Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
Ministério da Educação

Rua Loefgreen 2032, Vila Clementino, São Paulo, SP.

Fones: 55-11-55764848 ramal 2533 ou 2532