2016 - Pereira et al. - Percepção de Alunos de Medicina com a Dramatização: uma Experiência Pedagógica

Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

PEREIRA, Adriana TeixeiraGALLIAN, Dante Marcello ClaramonteREGINATO, Valdir and  DE BENEDETTO, Maria A. Craice. Percepção de Alunos de Medicina com a Dramatização: uma Experiência Pedagógica. Rev. bras. educ. med. [online]. 2016, vol.40, n.3, pp.497-505. ISSN 0100-5502.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v40n3e00242015.

 

O objetivo deste estudo é compreender a percepção dos alunos do segundo ano de Medicina acerca das práticas pedagógicas relacionadas à relação médico-paciente empregadas pela disciplina de Psicologia Médica numa universidade pública em São Paulo nos anos 2013-2015. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada na análise de conteúdo temático-categorial de narrativas obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas. Quatro categorias emergiram das narrativas: a percepção dos alunos; as repercussões emocionais; as expectativas dos discentes; e propostas para aprimorar o modelo pedagógico adotado. O role-playing mostrou-se um instrumento de experiência de sensações algumas vezes prazerosas e outras nem tanto, mas que pôde colaborar na preparação dos estudantes para sua futura relação com os pacientes. Os alunos preferiram discutir casos reais e não fictícios, se possível com a participação de médicos formados.

 

Keywords : Métodos de Estudos da Matéria Médica; Humanização da Assistência; Comunicação em Saúde; Cuidados Médicos.

 


Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde - CEHFI
Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
Ministério da Educação

Rua Loefgreen 2032, Vila Clementino, São Paulo, SP.

Fones: 55-11-55764848 ramal 2533 ou 2532