O CeHFi

O Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) é um órgão complementar do Campus São Paulo criado em 1999 e que está associado academicamente à Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

A missão do CeHFi é promover atividades de pesquisa, ensino e extensão no campo das humanidades em interface com a área da saúde, focando temas como história, memória, filosofia, formação humanística e humanização em saúde.

No âmbito da pesquisa, o CeHFi desenvolveu e desenvolve projetos em torno de uma grande linha de pesquisa intitulada Humanidades, Narrativas e Humanização em Saúde, com financiamento de agências nacionais (FAPESP, CNPq, CAPES) e internacionais (King’s College). Mesmo não possuindo programa próprio de pós-graduação, os pesquisadores do CeHFi atuam como professores orientadores nos programas de pós-graduação de Saúde Coletiva do Dep. de Medicina Preventiva da EPM/UNIFESP e de Ensino em Ciências da Saúde do CEDESS/UNIFESP, orientando trabalhos de iniciação científica, mestrado e doutorado, vinculados às linhas e aos projetos de pesquisa financiados.

No âmbito do ensino, o CeHFi é responsável por disciplinas obrigatórias e eletivas nos cursos de graduação de Ciências Biológicas Modalidade Médica, Enfermagem e Medicina do Campus São Paulo da UNIFESP. Disciplinas de pós-graduação, com destaque para o Laboratório de Humanidades, são oferecidas não apenas para os programas parceiros do CeHFi, como para todos os programas do campus São Paulo da UNIFESP

No âmbito da extensão, o CeHFi é responsável pelo Museu Histórico da Escola Paulista de Medicina (atualmente em reforma), pelo Arquivo Histórico da EPM/UNIFESP e pela Biblioteca de História da Medicina e Humanidades Médicas da EPM/UNIFESP.

 

 


Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde - CEHFI
Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
Ministério da Educação

Rua Loefgreen 2032, Vila Clementino, São Paulo, SP.

Fones: 55-11-55764848 ramal 2533 / 55-11-5084-8582