2013 - Experimentando Goethe: O romance Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister como desencadeador de reflexão e humanização [...] Marlon Ribeiro da Silva

Experimentando Goethe: O romance Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister como desencadeador de reflexão e humanização num cenário de formação humanística na área da saúde

MARLON RIBEIRO DA SILVA

Dissertação apresentada à Universidade Federal de São Paulo para obtenção do título de Mestre em Ciências.
Orientador: Prof. Dr. Dante Marcelo Claramonte Gallian
São Paulo 2013

 

RESUMO

Objetivo: Nessa pesquisa investigamos de que maneira a leitura e discussão do romance Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister de Johann Wolfgang Von Goethe, no Laboratório de Humanidades do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, foi desencadeador de uma experiência de formação e humanização no âmbito da educação de profissionais da área da saúde. Métodos: Para compreensão e análise dessa experiência, partimos de abordagens de cunho metodológico qualitativo, a saber: a “Observação Participante” de acordo com o antropólogo Clifford Geertz, a fim de perceber o impacto da leitura do romance e a “História Oral de Vida”, em que procuramos perceber a experiência pessoal de determinados participantes, e como tal atividade pôde ser compreendida, de forma profunda, como desencadeadora de formação e humanização. Resultados: Os resultados apontaram a metodologia do Laboratório de Humanidades como principal responsável pelo potencial de experiência estética da literatura, por proporcionar motivação da leitura e experiência compartilhada da literatura, a qual é inspirada pela relação da mesma com a vida real. Esta experiência resultou em ampliação dos afetos, reflexão teórica sobre os conceitos de “formação” e “humanização”, além de mudanças no agir profissional dos participantes. Conclusão: Com base numa reflexão teórica advinda da filosofia estética do filósofo e dramaturgo alemão Friedrich Schiller e do filósofo Immanuel Kant, entendemos que os resultados verificados apontam que, o Laboratório de Humanidades proporciona ao participante uma “educação estética”, resultado da “educação do gosto”, que é viabilizada pela “experiência desinteressada da arte”. Desta forma, a metodologia do LabHum, compreendida com base nos conceitos citados, possibilita a formação humanística e a humanização do profissional de saúde.

Palavras-chave: Humanização do profissional

Abstract

Objective: This study investigates how reading and discussing the novel “Wilhelm Meister's apprenticeship” written by Johann Wolfgang von Goethe was a trigger and humane training experience in the education of health professionals. The reading and discussion were made in the Laboratory of the Humanities Center of History and Philosophy of Health Sciences School of Medicine, Federal University of São Paulo. Methodology: In order to understand and analyze this experience, we use qualitative methodological approaches, namely the "Participant Observation", according to the anthropologist Clifford Geertz, in order to realize the impact of reading the novel and "Oral History of Life", which we seek to understand the personal experience of individual participants, and how such activity might be understood as a trigger for training and humanization. Results: The results indicate the methodology of the Humanities Laboratory as the main responsible for the potential aesthetic experience of literature, providing motivation for the shared experience of reading and literature, which is inspired by the similar relationship with real life. This experience resulted in expansion of the affections, theoretical reflection on the concepts of "training" and "humanization", as well as changes in professional practice of the participants. Conclusion: Based on a theoretical reflection coming from the aesthetic philosophy of the philosopher and dramatist Friedrich Schiller and the German philosopher Immanuel Kant, we believe that the results obtained indicate that the Humanities Laboratory provides the participant an experience of "aesthetic education", which is a result of "education taste through “disinterested experience of art".Thus, the methodology of LabHum allows the humanistic training and humanizing health care professional.

Keywords: Humanization of health

Citação:

Silva, Marlon Ribeiro. Experimentando Goethe:O romance “Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister” como desencadeador de reflexão e humanização numa cenário de formação humanística na área da saúde. São Paulo, 2013.

Conheça o trabalho:

Baixe o texto completo em PDF / Dowload the full text in PDF

 


Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde - CEHFI
Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
Ministério da Educação

Rua Loefgreen 2032, Vila Clementino, São Paulo, SP.

Fones: 55-11-55764848 ramal 2533 ou 2532