Disciplina Humanidades e Saúde

AVISO:

A disciplina Humanidades e Saúde será oferecida somente no 1º semestre de 2014.

Acompanhe a divulgação de datas de aulas e período de inscrições aqui neste site.

Ementa e Objetivos desta disciplina:

O tema da humanização tem se apresentado, cada vez mais, como uma das questões mais candentes no âmbito das Ciências da Saúde. Dentro deste contexto, qual o papel que as humanidades podem e devem exercer na perspectiva da formação humanística e da humanização do profissional da saúde? O Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Dep. de Medicina Preventiva da EPM , vem se preocupando com esta temática há alguns anos. Mais recentemente, três grandes linhas de pesquisa, congregando projetos financiados e envolvendo pesquisadores de diversos níveis (IC, Mestrado e Doutorado), acabaram por se configurar: Humanidades e Humanização em Saúde, História Oral e Narrativas em Saúde e Espiritualidade e Saúde.

O objetivo deste curso é, portanto, o de apresentar e introduzir o aluno da pós-graduação na área da saúde nestas temáticas, procurando fornecer contribuições em termos de reflexão humanística (história, filosofia, antropologia, espiritualidade) e em termos de abordagens metodológicas (pesquisa qualitativa, história oral, narrativas em saúde).

Mais detalhes

Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde - CEHFI
Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
Ministério da Educação

Rua Loefgreen 2032, Vila Clementino, São Paulo, SP.

Fones: 55-11-55764848 ramal 2533 ou 2532